Lentes Mágicas #21: Velha Guarda

21/10/2011

Olá pessoal.


Primeiramente quero me desculpar por não postar ontem. Minha internet estava estranha (muito lenta e caindo) e quando achei que poderia fazer o post, estava na hora de ir pro evento de "Filhos do Éden" e quando voltei a gripe já estava me derrubando...
Enfim, estou aqui, semi-morta (meu corpo já está em clima de Halloween...) apresentando um filme delirante da velha guarda da sétima arte!

O filme de hoje pode ser encontrado em sátiras pelo mundo todo. É uma obra de arte nos dias de hoje (menos para os que amam os efeitos especiais ultratecnológicos) um clássico, uma joia em preto e branco. Intenso, bem escrito e dirigido, apresento-lhes: "Psicose"!


Título original: Psycho

Título no Brasil: Psicose

Lançamento: 1960 (EUA)

Direção: Alfred Hitchcock

Atores: Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam.

Duração: 107 min

Gênero: Suspense


Sinopse: 
"A Secretária (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares para poder se casar. Durante a fuga, erra o caminho e chega em um velho motel, onde amavelmente atendida pelo dono (Anthony Perkins), mas escuta a voz da mãe do rapaz, dizendo, que não deseja a presença de uma estranha. Mas o que houve na verdade é algo tão bizarro, que ela não poderia imaginar que não viveria para ver o dia seguinte."



A inspiração de Alfred Hitchcock para este filme veio de um livro! Pois é, foi no livro Psycho de Robert Bloch, que ele encontrou por acaso, em uma de suas viagens, na loja de presentes de um aeroporto, que encontrou a base de sua genialidade para este suspense. O livro contava uma história de ficção baseada em uma série de assassinatos realmente ocorridos em Wisconsin, EUA. Nunca li este livro, mas adoraria. Adoro saber como acontece essa transição da leitura de um livro qualquer por uma mente brilhante até a criação de um filme (tirando os livros que são literalmente filmados, praticamente na integra). Adoro ver essa mágica da referencia. Claro que gosto quando encontro referencias felizes dos livros em filmes, porque, vou te contar, tem uns ai de cortar os pulsos...


Não é um dos melhores filmes do Hitchcock, mas vale a pena ver para poder ver a evolução do trabalho dele. Vou deixar por conta de todos desta vez. Deixo apenas algumas capas que encontrei:


Aluguem o filme (ou comprem, ou pegue de um amigo) mas não deixe de assistir. Vocês vão se surpreender com um filme simples, trama delicada e inteligência refinada.


Por hoje é isso pessoal. 


Eu e Alfred já fizemos o convite para assistir, agora é com vocês. Entrem no Motel Bates e descubra as respostas da sua curiosidade sobre este filme com seus próprios olhos!!!


Que tal conferir também...

5 comentários

  1. Adoro um suspense..
    E já que hoje é sexta feira, vou ter que assistir um filme..
    Vou ir ver na locadora, tomara que tenha, quero dormir bem tarde, quer dizer, psicoticamente tarde, hehe
    Beijos, até mais.
    Débora

    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente indicação! Sou fã de Alfred Hitchcock e tenho em casa toda a flmografia dele. Se não tenho original é porque ainda não foi lançado por aqui... Mas a maioria é original, alguns apenas baixei por não ter por aqui ainda. Dono de uma das cenas mais exploradas na mídia, a cena do chuveiro! Adoroooooooo! Meu preferido dele é Marnie... Para os que gostam de ler e acham que livro e cinema caminham juntos indico Hitchcock por Truffaut. O livro é uma entrevista de Hitch por Truffaut e fala de toda a filmografia do mestre do suspense, com muitas e muitas imagens! Amo!

    ResponderExcluir
  3. adorei,amo filmes com este genero. suspense é d+++, abranje muitas coisas, filmes assim sao de arrepiar.
    pronta aki para a pipoca e o filme. ombora lá ve rsrsrrs
    xau, adorei esta indicaçao, é a minha cara!

    ResponderExcluir
  4. Nunca consegui assistir esse filme por completo ... sério acaba comigo ... huahaauhua nunca me senti tão mal com tanto suspense igual a com esse filme ^^

    ResponderExcluir
  5. Até eu que A-D-O-R-O suspense/terror e encaro qualquer filme do gênero, confesso que os do Hitchcock me dão um friozinho na espinha. Clássicos como Psicose, Os pássaros... são tensos, viu? Acho até mesmo o rosto do Hitchcock meio sinistro, que dirá seus filmes! *O*

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras