Lentes Mágicas #20: Poderes Ocultos

13/10/2011

Olá leitores.
Com a proximidade do Dia das Bruxas os poderes do oculto, do imaginário e da fantasia enchem o ar de mistério. Não é segredo pra ninguém que eu adoro assuntos relacionados com magia e trago pra vocês, no filme de hoje, mais uma versão sobre o despertar da magia (já que ainda estou no clima do 'A Descoberta das Bruxas'...):

Título original: The Sorcerer's Apprentice
Título no Brasil: O Aprendiz de Feiticeiro
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Jon Turteltaub
Atores: Nicolas Cage, Jay Baruchel, Alfred Molina, Monica Bellucci.
Duração: 109 min
Gênero: Aventura/Fantasia


Sinopse: 
"Balthazar Blake (Nicolas Cage) é um feiticeiro que mora em Manhattan. Ele busca defender a cidade de seu arquinimigo, Maxim Horvarth (Alfred Molina), mas não é capaz de cumprir esta tarefa sozinho. Para tanto ele recruta Dave Stutler (Jay Baruchel), um rapaz comum mas com um potencial oculto, para ser seu aprendiz. Balthazar passa então a ministrar um rápido curso na arte e ciência da magia, de forma a torná-lo seu aliado na luta constante contra as forças de Horvarth."

Sinopse no DVD: 
"Balthazar Blake é um feiticeiro moderno que está defendendo Manhattan das forças malígnas. Quando um rapaz de aparência comum demonstra potenciais ocultos, Balthazar relutantemente faz dele seu aprendiz e o inicia rapidamente na arte e ciência da magia para que ele se torne o poderoso aprendiz de feiticeiro. Sinta toda a emoção extraordinária e veja ação ininterrupta e efeitos especiais espetaculares quando essa dupla improvável nos mostra que o mundo real é muito mais magico do que imaginamos!"

Não gosto muito das sinopses apresentadas para este filme, elas não ajudam aguçar o interesse em vê-lo, mas é o temos...rs
Dave é um menino comum, que vai a escola, começa a se despertar para o amor e é ótimo com ciências. Num passeio da escola, ele paquera com Rebbeca escrevendo um bilhete a ela. Eis que um vento misterioso leva o bilhete com a resposta dela e Dave sai desesperadamente atras do papel, que o leva a Balthazar em uma 'coincidência'. (Quem acompanha história sobre magia sabe que não existem coincidências...)Baltazar o apresenta a um pequeno dragão de metal que somente se tornaria um anel draconiano na presença do primeiro Merliniano (descendente de Merlin). Assim começa a história de Dave com a magia. 

Como toda boa história atual sobre magia, os que a detém não aceitam de primeira seu dom. Ele fica adormecido por mais 10 anos para então iniciar seus estudos e aceitar o poder que tem.

Claro que entre uma coisa e outra, existem outros fatores, mas não posso contar, senão vira spoiler... O importante é que no filme vemos alguns elementos já conhecidos sobre a feitiçaria: bruxos bons e maus, disputa pelo poder, traição, amores eternos.... A eterna luta do bem contra o mal...

Não gosto muito do fato da Morgana ser sempre mostrada como uma feiticeira ruim, ela foi neta de Merlin, porque sempre usam ela como vilã? Enfim, a história é de Lawrence, Mark e Matt, não posso me intrometer...
Outra coisa, Cage pode ser um bom ator, mas ele está muito 'Motoqueiro Fantasma'... Alfred Molina sempre dá vez há otimos vilões! Adoro o trabalho dele. O que falar de Jay? Franzino, magrelo, esquisito, deu um toque de verossimilhança ao desajeitado Dave.

A trilha sonora é magnifica. As cenas tem uma fluência muito boa, com boa edição. Acho que a mais engraçada e um pouco 'infantil' (falo no modo como usaram os efeitos) é a cena dos esfregões. Dave quer impressionar a Becky, mas o laboratório onde ele estuda está uma bagunça, ele resolve usar magia para limpar e acaba se dando muito mal... rs

Indico pra assistir com toda família, com muita pipoca. Minha filha riu muito junto comigo vendo esse filme! É uma comedia leve, cheia de surpresas e um toque de inteligência ao fazer a ligação da magia com a ciência.

Bom filme a todos e até quinta que vem.


Que tal conferir também...

6 comentários

  1. Já assisti e adorooooooooooooo esse filme!!! Acho que não tem nenhum filme do Nicholas Cage que eu não goste!!

    ResponderExcluir
  2. A cena dos esfregões me lembrou a Bela e a Fera não sei porque rs
    Acho que a unica coisa que me incomodou nesse filme foram as frases de comédia forçada e as caras e bocas do "aprendiz"... Me desanimou diminuindo toda a minha empolgação que tinha para ver o filme.
    Apesar de tudo, gostei do filme.
    Boa escolha Gi =)

    ResponderExcluir
  3. O Filme é bom, prende atenção mas to curioso pra ver em Inglês com legenda, ai as piadas pode fazer mais sentido.
    Já a Morgana, como na maioria das vezes, é a vilã da história, mas depende muito da bibliografia que se utiliza ela é vista desde vilã a heroina.
    Ótima escolha e que todos aproveitem bem o Halloween que se aproxima.

    Guilherme Zimmer (@ga_zimmer)

    ResponderExcluir
  4. To com esse filme aqui mas até hoje nada de assistir.
    Ah também odeio quando a Morgana é vilã ( tipo sempre né). Ela é super diva, passei a adorar ela depois de ler As Brumas de Avalon.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. ainda nao assiti, serio. mas to super afim,parece ser um livro legal para assitir com toda a familia (sua dica) vou ver se encontro ele, arranjo um balde de pipoca e se eu gostar (como eu sei que vou ja que é dica da Gy) eu leio sim rsrsr
    xau

    ResponderExcluir
  6. O mais engraçado ao assistir esse filme foi a cara do meu marido, nem preciso dizer que ele detestou, né??? Bom, pra ser sincera, eu tbm esperava mais do filme, talvez por causa do Nicolas Cage, que eu adoro como ator, mas que vem fazendo uns filminhos aí... digamos assim, de gosto duvidoso D: Pra quem já viu a atuação do Nicolas em outros filmes como 'A outra face', 'Códigos de Guerra' e tantos outros, acho que vai entender o que eu quis dizer.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras