Resenha 'A Descoberta das Bruxas' - Deborah Harkness

04/10/2011

Mal acredito que terminei pela segunda vez, em 10 dias, de ler deste livro.
Eu havia acabado de ler 'Heresia', peguei este e me deparei com algumas semelhanças entre os dois (além da capa azul, que parece estar na moda...): Oxford, um livro perdido, várias citações de grandes escritores, ciência, história e magia! Gamei, claro!

A primeira vez que peguei para ler foi por curiosidade. Temas como bruxas me atraem mais do que vampiros e é claro que fui ler o livro pela capa. Eu tive uma grande surpresa já nos primeiros capítulos: tinha vampiros na história também. (Sou daquelas que não saem a caça de informações sobre a história para ver se gosto ou não de um livro para decidir se vou lê-lo. Inocentemente sou conduzida para estória pelas palavras que leio no livro. Diretamente.) Pensei 'Ah não! Vampiros?' mas fui em frente. Posso afirmar com todas as letras que eu A.M.E.I este livro e me esqueci das referencias modernas para os vampiros!


Sinopse
A respeitada pesquisadora Diana Bishop passou a vida tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, ela se torna órfã aos sete anos e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, determinada a se parecer o máximo possível com os humanos. Quando descobre acidentalmente um misterioso manuscrito escondido há séculos, Diana traz à tona um mundo sobrenatural aterrador, com uma horda de demônios, vampiros e bruxas. A partir daí, a aventura de Diana por 1.500 anos de histórias está apenas começando...



Há tempo eu não encontrava uma história tão boa escrita para o público adulto que eu realmente gostasse! Fiquei fascinada. Resolvi ler a segunda vez para ver se havia deixado de imaginar alguma coisa importante na minha novela pessoal pela leitura noturna e resolvi ler tudinho mesmo. Até as capas que antecedem a história e meus olhos enxergaram um nome bem familiar para mim: Márcia Frazão! A bruxa mais influente do pais assinando a tradução. (Lembro-me bem de cada história envolvida de magia em seus livros sobre a Vitalina... uma delícia de vó!) Vamos voltar ao que nos interessa.

Em seu livro, segundo Deborah Harkness, em nosso mundo existem 4 espécies. O segredo é saber a origem e a evolução de cada uma. É em torno deste tema que se desenrola a descoberta das bruxas, literalmente.
A descoberta de muitos segredos, a descoberta de um grande amor, a descoberta das mentiras, a descoberta de si mesma por uma mulher especial, Diana. 
Claro que tem um pouco do 'mesmo do mesmo'. Diana é uma mulher bem sucedida, com uma carreira sólida como historiadora. Ela é bruxa mas nega sua origem e se nega a usar magia. Matthew é um homem sedutor, sombrio e seu caminho cruza com o de Diana 'acidentalmente'. Ele é vampiro e sobrevive no mundo dos sangue-quentes como pode.

Pra variar, a premissa do Romeu e Julieta está presente mais uma vez. Um romance impossível entre duas pessoas 'incompatíveis', rixas de 'clãs', milhões de problemas. O diferencial desta versão de Romeu e Julieta? Ela convence de que há esperança, nos enche de desejos e quer ardentemente que este casal consiga. Foi uma história de amor que me convenceu. Pode ser por causa das referencias literárias presentes no livro ( a autora mesmo diz que é um livro sobre livros), pela redação, pelos personagens, ou porque supriu um pouco meu amor pelos livros Harry Potter... Na verdade, dependo como for o segundo livro, vou trocar de amor fácil! Já tenho o site oficial da autora no meus favoritos... se quiser dá uma espiada lá, fique a vontade.

Não preciso dizer que ele foi muito bem escrito (tem alguns errinhos de tradução, mas nada grave), geniosamente amarrado, inteligente, um livro que prende a atenção e nos faz querer ler de novo assim que terminamos de ler (pelo menos no meu caso foi assim). Claro que é a visão romântica de sempre sobre o amor que transpõe qualquer barreira, mas todos os arredores deste amor me 'encantaram' e deixei a fantasia me levar pra onde a história propunha. 
Tem alguns pontos fracos, há muita descrição das roupas que Diana veste, mas depois da segunda vez que li achei importante saber. Provavelmente ela terá uma evolução durante os livros e precisaremos destas referencias no futuro.

No site da autora tem uma enquete sobre quem poderia ser o Matthew e quem poderia ser Diana. Eu escolhi os meus. São exatamente como imaginei eles conforme a narrativa: 

Claro que cada um deve ter uma opinião sobre isso, se quiserem, mandem suas sugestões. Mas só vou aceitar de quem leu o livro ein? Porque só pode falar desse assunto quem tem conhecimento de causa...rs Me empolguei com a história de indicar atores (Gi e sua veia de Lentes Mágicas...) e acrescento no time feminino: Debra Messing como Sarah,  Liv Tyler como Blanca, Jane Fonda como Emily, Catherine Zeta-Jones ou Rachel Weiz como Ysabeau, Ali Larter como Mirian, Ema Thompson como Marthe e Maggie Gyllenhaal como Satu. E no time masculino: Shia Labeouf como Marcus, Tom Hanks como Domenico,  Jack Nicholson como Knox, George Clooney ou Jean Reno como Gebert e finalmente Hugh Laurie como Hamish. Seria meu elenco escolhido para os filmes. (vai sonhando Gi, vai sonhando...rs)

Separei duas passagens que eu amei do livro:

 "Os olhos de Clairmont se voltaram para minha clavícula e desceram pelo meu braço desnudo até atingir a ponta dos meus dedos. Mesmo enfiada no meu traje habitual de remo, me senti estranhamente nua."


Eu colocaria mil coisas nesta resenha, mas não quero antecipar nada desta história pra quem tem o interesse de ler Exatamente por que a descoberta de cada coisa dentro do enredo é o que apaixona. Assim como ninguém tirou a expectativa da minha leitura eu não tenho o direito de tirar a de vocês.  A unica coisa que vou fazer é deixar um jornal que a Rocco postou para o deleite de todos. 

Vou ter que esperar para ver o segundo, o terceiro o quarto... quantos ela quiser fazer ela pode fazer que eu vou ler... mas por hoje é só pessoal!

Até o próximo post!



Que tal conferir também...

9 comentários

  1. Nossa...Sou apaixonada por Romances Sobrenaturais!

    Mais ainda não Li esse...

    Minha Nossa! Isso é um crime...Pois atraves de sua Resenha me pareceu que ele foi escrito para o meu Deleito....kkkk

    A estória parece perfeita!

    Eu Quero !

    Bjs

    Gíih Santos
    Livros Lovers

    ResponderExcluir
  2. Para, para tudoooooooooooooo!!!!! Entrou já pra minha lista e essa semana mesmo eu pego na Cultura!!! Adorei! Bruxas? Vampiros?? Opa!!! É pra já!! E que vampiro... hehehehe

    ResponderExcluir
  3. so uma palavra! amei
    vou procurar imediatamente este livro, preciso ler imediatamente, a capa tem uma coisa meio mistica que chama atençao.
    adorei
    este livro é a minha cara, a historia foi escrita para mim ²
    rsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  4. nossa! que livro é esse? adorei a resenha! já anotei o nome!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quem ainda nao leu ta perdendo tempo a historia e apaixonate,intrigante,de tirar o folego.Amei to esperando o proximo

    ResponderExcluir
  6. adorei o livro...alguém sabe se já saiu o segundo livro???

    ResponderExcluir
  7. Gente... estou caçando... mas alguém sabe do lançamento do segundo livro?? até para a Rocco escrevi mas nada....

    ResponderExcluir
  8. Segundo informações que vi na internet, o segundo livro saiu em julho desse ano nos EUA mas ainda não tem previsão de lançamento por aqui. O terceiro livro está previsto para ano que vem lá fora =)

    ResponderExcluir
  9. Que máximo essa mistura de criaturas sobrenaturais em Oxford! É tão difícil uma história fantástica em um lugar conhecido ou que não seja uma nova terra, um lugar fictício.
    Parece mesmo que a autora é bem criativa. Acredito que também iria amar essa leitura. Não sabia que era o primeiro de um trilogia, por isso há que encontrar todos... encontrei o primeiro para baixar (http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Descoberta-das-Bruxas), onde posso ir pelos outros? brigada!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras