Resenha 'Radiante' - Alyson Noel

11/10/2011

Sinopse

Com o grande sucesso da série Os imortais a autora Alyson Noël se dedica à história de Riley Bloom, a pequena irmã de Ever Bloom, personagem principal da série “Os imortais” que adquiriu mais de 250.00 exemplares no Brasil.
Logo após o acidente de carro que matou seus pais e seu cão Buttercup, Riley Bloom começou a se comunicar com sua irmã mais velha Ever Bloom, mas com o tempo Riley viu que não poderia ficar pra sempre com sua irmã em um mundo que não te pertencia mais. Ela atravessou a ponte da vida após a morte para viver em um lugar chamado Aqui, onde o tempo é sempre Agora, neste lugar ela reencontra os pais e Buttercup, cão da família. Riley já estava se acostumando com a morte boa e tranquila, até que ela foi chamada para o Conselho e lá ela descobriu o segredo, que a pós-vida não quer dizer que simplesmente será uma eternidade de lazer e assim Riley tem algumas tarefas a realizar. Ela é designada para ser uma Apanhadora de Almas e Bodhi que é uma menino diferente dos outros é seu guia nessas tarefas.

Em homenagem ao dia das crianças que vem chegando ai, um livro sobre uma menina... numa situação um tanto quanto especial...

Quem acompanha a série Os Imortais já está familiarizado com a irmã de Ever, Riley Bloom. Todos já sabem também que será uma série spin-off de Os Imortais e será publicado pela Intrínseca aqui no Brasil. 

Sabendo disso, já se tem uma noção de como a história se desenrola na narrativa da Alyson. Não! Errado! Ela tem uma modificação drástica, como se para falar da 'vida' pós a morte com personagens jovens, tivesse que privar seus leitores da antiga maneira 'imortais' de ser de sua escrita.

Pra mim, o livro ficou infantilizado, com uma linguagem pobre, o que pode estragar uma relação de confiança entre leitores e autora, já que estamos acostumados ao jeito com que ela narrava as histórias. Não sei, se por tratar de uma pré-adolescente (se que é que ainda existe essa categoria ainda hoje em dia...) contando a história em primeira pessoa, mas me pareceu que a personagem 'desamadureceu' (acho que essa palavra nem existe...) de uma série para outra.

Não acredito que, mesmo uma criança ou adolescente, com a possibilidade de enxergar o que fez durante a vida, em um plano superior, vá emburrecer. Creio que a experiencia de ser uma mensageira, uma caçadora, uma 'fantasma', faça que ela amadureça mais, pois acredito que quando você se torna espírito, perde essa noção de contagem de anos.

Pontos positivos: usa a série Imortais somente no inicio e depois segue livre sua própria história (só narra algumas coisinhas para deixar informado alguem que por acaso não tenha acompanhado Os Imortais, assim não fica perdido); Personagens novos e bem estruturados (O tutor de Riley, Bodhi e a 'mãe chorona são os melhores); 

Pontos negativos: Narrativa (tirando a parte final da 'mãe chorona' que é lindo demais); Buttercup!!! (quem ler/leu vai entender o porque...)

Sei que as vezes sou um pouco dura com algumas histórias, mas acreditem, falo de todo coração: todo livro vale a pena. Não me arrependo de ler livros que por ventura venha a não gostar, isso faz com que meu 'paladar literário' aprimore-se. 

Radiante entra na minha estante como um livro que talvez jamais venha a ler novamente, mas com certeza vou acompanhar a série, saber o desenrolar dessa história, que é muito bonita e cheia de significados especiais. 

Se alguém teve o trabalho de escrever uma história, outras mil pessoas de editar, diagramar, configurar, imprimir, vender, é por que merece que alguém leia, mesmo que não goste. Assim ajo no teatro e cinema também, por que não faria isso com os livros?


Agradeço sempre a atenção de todos em nosso blog e indico sim a leitura desse livro. Afinal, é mais uma idéia de como será nosso pós morte e informação nunca é demais... rs

Abraços galera


Que tal conferir também...

4 comentários

  1. Adorei a resenha!!! Parabéns Sou super fã da Alyson.
    Então eu leio tudo o que tiver o nome dela, até bula de remédio rsrs
    Mas seu resenha é linda e é mesmo importante as informaçoes de pós morte, afinal nunca se sabe o que tem la né rsrsr
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. gostei da resenha, afinal as resenhas da Gy sao aquelas que eu mais gosto ja que ela sempre fala a verdade, voce nao enrrola, vai direto ao assunto o que me facilita decidir minha proxima leitura.
    ainda nao li radiante e acho que nao quero ler, talvez um dia (quem sabe) eu leio, eu ate acho a autora Alyson Noël muito legal e fofa depois que tudo que e ouvi dela, mas acho que seus livros precisam melhorar um pouco para que eu leia.
    bjs
    xau

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sinceridade... Sei como são os livros da Alysson... Ela tem esse estilo de escrever, nem todos gostam... Mas gostei dos pontos positivos que vc ressaltou e com certeza irei ler o emu... Mas só deposi de ler todos da série Imortal.

    ResponderExcluir
  4. Bom, tenho os dois primeiros livros da série Os Imortais e o Infinito (comprei pra Alyson autografar qdo veio ao Brasil rsrsrs), porém, ainda não li... então, no caso de Radiante, só vou ler se gostar da escrita da Alyson e da estória em si da série Os Imortais.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras