Lentes Mágicas #23: Nova profissão

03/11/2011

Boa tarde.

Hoje trago para vocês uma curiosidade. Depois de fazer muitos filmes interpretando um homem da lei, Nicolas Cage resolveu deixar a profissão de policial, tenente, coronel... para investir na carreira de mago, feiticeiro, bruxo, ou qualquer outra coisa que mexa com magia; Na longa filmografia de Cage, podemos notar filmes com esta 'tendencia': 

1987 - Moonstruck (br/pt: Feitiço da Lua)
1989 - Vampire's Kiss (br: O Beijo do Vampiro)
1998 - City of Angels (br/pt: Cidade dos Anjos)
2006 - The Wicker Man (pt: O Escolhido / br: O Sacrifício)
2007 - Next (br: O Vidente)
2007 - Ghost Rider (br: Motoqueiro Fantasma)
2010 - The Sorcerer's Apprentice (br: O Aprendiz de Feiticeiro)
2011 - Drive Angry (br: Fúria sobre Rodas)
2011 - Season of the Witch (br: Caça as Bruxas)                   Fonte: Wikipédia

Na verdade, eu nem havia reparado nisso anteriormente se não fosse a minha escolha de filme para assistir neste feriado. Lá vou eu, linda e feliz, e vejo mais um filme sobre bruxas. Ok, vamos assistir? Peguei ele na mão e levei pra casa. Quando estou em casa que cai a ficha: 'mais um filme do Cage sobre magia? Vamos ver então.

Sou super fã do Cage, mas não vou aliviar não. 

Gente, que viajem! O nome 'Caça às Bruxas' já começa enganando. Logo abaixo você lê: 'Nem todos podem ser salvos'. Pensei: puxa vida, deve ser bom! Ai você lê a sinopse (onde se tem a duvida se o título deveria ser mesmo aquele) e começa a se decepcionar. Já perde um pouco a expectativa.   


Caça às Bruxas

(Titulo Original: Season of the Witch)



Gênero: Aventura, Drama, Fantasia e Suspense
Duração: 113 min.
Origem: Estados Unidos
Estreia: 28 de Janeiro de 2011
Direção: Dominic Sena
Roteiro: Bragi F. Schut
Distribuidora: Imagem Filmes
Censura: 14 anos
Ano: 2010



Sinopse: Behmen (Nicolas Cage) lutou por vários anos nas Cruzadas, perdeu batalhas, amigos e também a fé. Ao desistir de ajudar a Igreja em sua luta pelo poder, ele só encontra devastação, fome e a peste negra. Ao lado de seu fiel escudeiro Felton (Ron Perlman), ele torna-se inimigo dos governantes, mas acaba recebendo uma missão que pode liquidar seus débitos: levar uma jovem, suspeita de ser uma bruxa, para um monastério distante. Mas o caminho será bastante tortuoso e mesmo antes de chegar ao destino, eles descobrirão que estão diante de forças sobrenaturais e que o mal está além de toda e qualquer compreensão. (Veja o trailler)

Começa o filme.

Já vi filmes e li muitos livros sobre o tema bruxas, cruzadas, inquisição. Nunca vi os 3 elementos misturados em único filme sem nenhum escrúpulo! Sinceramente. Eu não de fazer spoiler, mas hoje não tem como me segurar. Não sou de me vingar de ninguém, mais ninguém coloca o meu Cage em um filme tão ridículo e sai impune!

Eles mordem e assopram. Dão o tapa e escondem a mão. Mostram a igreja como vilã, fazem os personagens seguirem um novo caminho e depois dão razão à igreja e personificam o mal; 

Tudo começa com uma moça num calabouço, ela fica má e faz coisas terríveis, ai em vez de fazer um julgamento (com o livro de Salomão, de onde surgiu também o Malleus Malleficarum) eles começam a fazer um exorcismo. 

Ah, não podemos esquecer a visão super 'positiva' do poder feminino e toda lenda sobre bruxaria. Lançadoras de maldiçoes contra a humanidade e todas as doenças mortais, eram enforcadas, afogadas, queimadas e tudo mais. É incrível que ninguém faz um filme sobre a quantidade de corpos putrefatos, proliferando doenças com ratos e insetos. Que os homens poderosos temiam só sobrar mulheres depois da guerras e começaram a matar mulheres pelo simples fato de serem mulheres. Bom, se eu ficar debatendo sobre um filme que fale o que realmente acontecia naquela época não daria muito certo, não é mesmo. O que mais vemos são filmes que mostram moças apedrejadas por serem bonitas, diferentes, prendadas... 

Muitas cenas de luta, para sinalizar as cruzadas, e o que mais dava nervoso era o padre que ia junto com o batalhão: falava, falava, falava... ooo agonia! 

As falas que me chamaram atenção: 

"Eu jurei servir a deus, não aos homens que matam em nome dele."

"- Alistem-se e seus pecados serão absolvidos. 
- Isso inclui adultério?
- 2 anos de trabalho
- Roubo?
- 3 anos de trabalho
- Então podem me alistar e marquem pelo menos 10 anos."

Imaginem só que tipo de pessoas trabalhavam pra igreja na época das cruzadas. Saqueando, matando, queimando tudo em nome de deus...

Lobos, ventos estranhos, insetos, virar uma caveira, que derrete aço, que voa como morcego que se transforma em um demônio cinzento, com cara de dragão, meio gárgula que queria destruir um livro que era o instrumento de deus na terra para enfraquecer seus poderes! Ufa! Que mente fértil! ...Espere ai! Não era pra ser uma caça ás bruxas??? E só tem uma? E fala mais das cruzadas do que de outra coisa??? Qual a ligação??? E nem caçam nada? Ela já está presa desde o começo. E ela nem é bruxa, ela é uma pobre inocente moça que é possuída pelo demônio. Pelo que eu me lembre, para os cristãos bruxas fazem pactos com o demônio e não são pegas de surpresa...

Chega de detonar o filme.

Assista, tire suas conclusões.  

E que Cage continue me encantando em muitos filmes, que a maioria tenha boas histórias e que um dia eu possa atuar com ele. Lindão!

  

Beijos 



                                          

Que tal conferir também...

5 comentários

  1. Eu nem vou me atrever a falar do filme porque eu não assisti...
    Mas enquanto lia, juro que vi sua cara de indignação com o que fizeram... Tanto que você fala do filme inteiro e do Cage só uma vez no inicio e uma no fim... Parece que nem ele salva o filme...rs
    Ah, não justifica e nem fica correto de acordo com o que vc falou, mas no título original não tem nada de caça... Não que melhore as coisas porque "temporada" ou "período" ficam estranhos do mesmo jeito, não????
    Tá... Já falei demais....rs
    Lica

    ResponderExcluir
  2. OMG eu ainda não tinha reparado nisso O.o
    Mas, que ele fica ótimo nesses filmes, ah isso ele fica! ^^
    Bjs flor

    ResponderExcluir
  3. Eu não assisti o filme ... meu irmão foi ao cinema, quando estreiou, assistir e ficou decepcionado ... então nem me atrevi ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu tb não assisti o filme... E eplo seus comentários acho que não vou me atrever a assistir não... Gosto muito de Cage tb... E muitas vezes fico indignada quando colocam um puta ator para fazer uma merda de filme! Ralph Fiennes foi um, que amo de paixão e fez aquele tal Encontro de Amor que assisti essa semana! Nada demais, não combina com ele... Só foi bom não ver ele como vilão... Mas foi um disperdício de ator em um filme assim! Acho que deve ser esse o caso de Cage nesse filme!

    ResponderExcluir
  5. Eu assiti e gostei, para mim o filme foi bem legal, vc fica pensando o que é a garota de verdade e no final vc se supreende, gotei disto, teve partes que eu nao gostei, mas para mimmo filme foi bom!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras