O Peculiar – Stefan Bachmann

24/06/2014

O-PeculiarNão seja notado e não será enforcado. É sob esta lei que os Peculiares, crianças nascidas da união entre mortais e fadas, vivem. Após a invasão do mundo pelos seres mágicos, as fadas foram aceitas, mas os mestiços não têm lugar. E os irmãos Barthy e Hettie vivem com medo. Tudo piora quando Peculiares são encontrados boiando no Tâmisa. Mas os irmãos estão seguros nos cortiços das fadas em Bath, não? Provavelmente... Se não fosse pela misteriosa dama que aparece no Beco do Velho Corvo.

Quando fiz a divulgação do livro por aqui eu fiquei bem empolgada com ele. Tinha visto uma imagem no Facebook da Galera e achei ela muito fofa então foi escolha garantida. Mas nem tudo foram flores para mim durante a leitura.

Em uma mistura de romance gótico, mistério, magia e steampunk O Peculiar trás um mundo diferente onde as fadas são aceitas, porém os mestiços (Medonhos ou Peculiares) tem que viver escondidos ou serão mortos. É assim que conhecemos Bartholomew e Hettie.

O livro é bem descritivo e cheio de detalhes. Acontece que o maior foco está no mundo e não tanto nos personagens e isso acabou fazendo com que eu me perdesse em alguns momentos. Quer dizer, ao mesmo tempo que tem muita informação sobre o mundo senti falta de criar uma conexão com os personagens. Eu não consegui me conectar com Barth, Hettie e nem com o Sr. Jelliby – mas deixa eu contar para vocês que esse é o terceiro livro com elementos de “steampunk” que leio e acho que esse estilo não é para mim...

E o chato de não se conectar com a história ou com um personagem é que você passa a analisar tudo, a questionar tudo e a fazer perguntas que acabam sem respostas. Um exemplo? As crianças mistas do relacionamento entre fadas e humanos são rejeitadas – se forem encontradas são enforcadas, essa é a regra. Mas e os casais mistos? Não é mencionado que eles são evitados e se os peculiares são rejeitados por que os pais não cuidam melhor deles?

Um pouco depois da metade, eu estava curiosa para saber para onde tudo ia e não dá para negar que o clima de aventura e mistério me conquistou um pouco. Eu sou curiosa e queria saber mais... E o final? Deixa o leitor querendo saber o que vai acontecer no próximo livro e como as coisas vão se resolver.

O Peculiar acabou não sendo exatamente o meu tipo de livro, mas pesquisando um pouco pela internet vi que ele agradou bastante algumas pessoas, então não se desanimem com as minhas palavras. Bachmann escreveu um livro bem diferente e merece todo o crédito por ter arriscado – e isso já faz a leitura valer a pena.Lica

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

6 comentários

  1. Olá, Lica! Já li algumas resenhas sobre esse livro e alguns gostaram, outros não. Particularmente, não sou fã de narrativas muto descritivas, mas, como é o primeiro volume, acho que o autor preferiu focar mais nessa parte de apresentação do universo que ele criou, pra depois aprofundar-se mais nos outros fatores nos próximos volumes. O negócio é aguardar a continuação e torcer pra que haja um aprofundamento maior na personagens e comece a responder essas questões em aberto.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. O que chamou atenção nesse livro foi a capa, achei maravilhosa, mas vi que era um lançamento da galera júnior e fiquei um pouco receosa de ser infantil demais. Agora depois de ler sua resenha, até fiquei um pouco interessada, mas se eu for ler mesmo, vai demorar ainda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ah, agora fiquei triste, eu tinha visto o lançamento dele aqui, e tinha fiado bem curiosa, primeiro pela capa que achei linda, e segundo a sinopse tinha me chamado atenção, mas agora depois da sua resenha que é a primeira que leio do livro, eu desanimei um pouco, quem sabe eu não encontro outras e tiro uma outra conclusão.

    ResponderExcluir
  4. Estou vendo bastante gente falar desse livro, mas não tenho vontade de ler ele. Justamente por ter elementos steampunk, acho que também não é pra mim.
    Então com certeza não vou ler esse livro, ainda mais por saber que só depois da metade você começou a ficar curiosa...
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha visto esse livro e nunca li nada desse estilo. Para falar a verdade, nem sabia que existia um estilo steampunk (me julguem). Vou procurar saber mais sobre esse estilo e outras resenhas desse livro, talvez eu me empolgue. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. A capa e sinopse me chamaram a atenção, gosto do estilo, ele é o próximo da minha lista de leitura, acho que vou gostar sim!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras