A História de Don Juan–Alessandro Baricco

23/06/2014

100_3274Salvar a história pode ser interpretado como uma missão. O intuito é salvar do esquecimento contando novamente, agora, com a linguagem apropriada, as grandes histórias para as novas gerações. A transmissão da herança dos grandes clássicos da literatura mundial para os jovens leitores se tornou uma urgência, que foi assumida pelo projeto Save The Story, e o resultado é uma narrativa pessoal - de cada autor - de uma história comum e universal, ao lado dos desenhos de ilustradores experientes e talentosos. Ao final de cada exemplar, um texto contextualiza a importância das histórias e fala de seus autores originais. Contada várias vezes em várias adaptações e derivações através dos séculos, eis a história de Don Juan, um lendário rico e libertino que dedica a sua vida à sedução de mulheres. Sua vida, na qual se orgulha por poder seduzir mulheres de todos os tipos e idades, é pontuada por violência, jogos de azar e outros elementos que vão de encontro com a sua natureza hedonista.

Você conhece a história de Don Juan? Eu sei que a pergunta vai parecer estranha e até com aquele ar de retórica, até por que quem foi que nunca ouviu falar de Don Juan não é mesmo? Mas, você conhece a história dele? Eu não conhecia... Quer dizer, não do jeito que conheço agora...

100_3278

Quando alguém falava de Don Juan – eu conheço o personagem e tem várias histórias que fazem referencia ao seu estilo, mas pensar em Don Juan me fazia lembrar de Johnny Depp no filme do Coppola de 1995. Então, quando fiz a divulgação do livro por aqui, coloquei ele em minha lista de leituras.

100_3280

Conheci o projeto Save the Story na mesma divulgação e estou encantada com seus títulos – que se não estou enganada são 4 até agora: Os Noivos, Gulliver, O Nariz e Don Juan. Adorei a ideia de escritores contemporâneos trazerem de volta grandes clássicos da literatura mundial. E eles vem contados com uma linguagem atual e de com ilustrações novas, perfeito para qualquer tipo de leitor.

“Don Juan não é um idiota, é apenas um homem que ama as mulheres, e as ama tanto que lhe é impossível amar uma só.” (pág. 29)

Eu não vou contar detalhes da história pois essa foi a melhor parte da minha leitura... Descobrir alguns detalhes, ver que alguns eram iguais aos que eu pensava e que outros eram totalmente diferentes. Foi tão mágico ler esse livro que se eu pudesse o daria para todas as pessoas que eu conheço.

"- Patrão - perguntou -, o senhor não tem medo de nada?
Don Juan conhecia bem aquela pergunta.
- Só de me entediar - respondeu." (pág. 69)

É um livro que fala sobre moral, sobre certo e errado. Um livro que levanta questões sobre os nossos desejos e o modo como o realizamos. Acredito que a história de Don Juan se baseia totalmente em uma pergunta do epílogo... Uma que não tem a resposta no livro e em nenhum outro lugar além de nós mesmos, uma pergunta que talvez ninguém encontre a resposta.

100_3281

O melhor de tudo é a vontade que o livro deixa de conhecer as outras versões da história. No final, tem uma parte escrita pelo editor contando um pouquinho de como surgiu a história e mencionando algumas versões. Fiquei mais do que tentada a procurar a versão de Molière... Amo seus textos para o teatro e iria adorar ler mais esse trabalho dele. E a Galera fez um ótimo trabalho de diagramação, trazendo um livro lindo que é um verdadeiro presente.Lica

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

7 comentários

  1. Pela a capa não leria, mais ao ler sua resenha a curiosidade que já tinha só aumentou, vou ver se acho e leio em breve :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amei as ilustrações, fiquei bem interessada no livro. A resenha ta ótima, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço a história de Don Juan, mas adoraria conhecer. Esse personagem é sempre citado e eu não me importaria de descobrir um pouco mais sobre ele. O livro parece ser ótimo. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que só conhecia a fama do Don Juan, mas a história dele mesmo, não! Uma coisa que posso elogiar é o trabalho gráfico feito pela editora. A capa é bem legal e as ilustrações bem bonitas também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Eu não conheço essa história, mas fiquei bem interessada. E fiquei curiosa pra saber esse detalhes que você não quis contar kkk
    Só não sei se ia gostar de encontrar uma pergunta, que não tem resposta, e que eu nao vou achar a resposta =P
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi Pamela... Eu não quis contar a pergunta para não dar spoilers... Mas assim, como é uma pergunta sobre nossos desejos, vontades e em como a gente encara isso, não é o tipo de pergunta que tem uma resposta pois cada um vê de um jeito, entende?
    É parecido com aquela pergunta "quanto vale a vida"? e isso é o mais legal, pois faz a gente pensar :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  7. Belíssimas ilustrações, o livro parece ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras