Quando Eu Era Joe (Joe - Livro Um) - Keren David

20/06/2014

Sinopse: "Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. 
Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos."

Vou começar fazendo a vocês a pergunta que o livros traz: como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Essa pergunta é bastante importante quando estamos para ler um livro sobre programa de proteção a testemunha. Não conheço ninguém perto de mim que tenha passado por isso. Ler sobre Ty é entrar num mundo novo, desconhecido. E como eu poderia julgar, escrever sobre algo que eu não conheço? Minha saída foi seguir na leitura com os minhas experiências sobre mentiras, sobre vida dupla, sobre morte e medo, sobre o que é certo e errado dentro de um padrão socialmente aceitável e sobre como seria ter a possibilidade de mudar de identidade. 

A vida de Ty já começa mal. Pelo menos no que nos é apresentado no livro. A notícia de ter que se tornar outra pessoa para não sofrer as consequências de querer fazer o que é certo, depor no caso dele, deveria ser fácil. Uma chance de mudar tudo além do nome. Foi o que ele fez. Mas então vem o destino e bagunça tudo de novo e ele se perde entre dois mundos. O que posso dizer, o medo faz escolhas onde o risco é menor e nem sempre a escolha é a correta...

Neste livro você não vai perder o fôlego. É um exagero colocar isso na parte da sinopse. É a vida de alguém que está em risco e mesmo que ficcional isso nunca é uma coisa boa, concordam? Está certo que eu adoro filmes de terror e nestes quanto mais mortes melhor, mas no caso deste livro eu tive compaixão pela trajetória de Ty. Talvez a minha parte mãe tenha falado mais alto, colocado algum bom senso comum na minha avaliação, mas o fato é que eu me coloquei no lugar da mãe dele. Figura forte que se sente impotente diante dos acontecimentos com seu filho. É insano pensar que alguém suportaria certas coisas como as que eles enfrentam sem enlouquecer e meter uma bala na cabeça para matar os fantasmas que provavelmente moram lá depois da cena cruel que ele testemunhou.

Se você é fã de drama e suspense, sim, eu classifico ele como suspense, então pode adicionar à sua meta de leitura. Já para os que preferem algo mais doce e terno, fiquem longe deste livro ou tomem um gole grande de coragem...

Abraços a todos e até logo!

Ah, não esqueçam de aquecer nossos corações com um comentário!

Que tal conferir também...

6 comentários

  1. Eu ouvi tanta gente falando desse livro, mas não sabia do que se tratava. Não sei se vou gostar desse livro, só de imaginar tudo o que o Ty passa, já me deixa mal. E eu sou uma dessas pessoas que preferem algo doce e teno então vou ficar longe desse livro :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que quando vi esse livro na época de seu lançamento, não me interessei muito. Depois de ler algumas resenhas, acabei me simpatizando um pouco com ele. Já tinha ouvido falar nesse programa de proteção à testemunha, mas nunca cheguei a ler nada que o abordasse. A vida desse garoto e de sua mãe deve ser bem complicada mesmo. Afinal, não se muda apenas o nome e o endereço, mas toda a sua vida. Enfim, se tiver oportunidade algum dia, o lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Esse é um livro muito falado em resenhas, parece ser muito bom. Sempre tive interesse em ler ele, espero um dia ter a oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Desde o lançamento desse livro que eu fiquei curiosa pra ler, mudar de identidade assim não é algo que você vê em qualquer canto, e por isso minha curiosidade, imagino a cabeça desse personagem que tinha uma vida horrível e de repente se ver numa vida boa, e você se ver envolvido nela mas que você sabe que não é a sua, fiquei muito curiosa!

    ResponderExcluir
  5. Adoro suspense, então tenho certeza de que iria adorar esse livro. De início ele não me chamou a atenção, mas a sua resenha me deixou curiosa sobre ele. Vai para a minha lista. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já ouvi várias pessoas elogiando esse livro, e estou doida pra ler ele.
    Eu adoro livros de drama, e com certeza vou amar esse por ter suspense também! Só espero ler ele logo!
    Bjss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras