Fale! - Laurie Halse Anderson

28/10/2014


Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.”Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

***

Desde os tempos em que eu trabalhava na livraria, eu me encantei pelo livro Fale! Além de a capa ser linda, todos me diziam que a história era bastante interessante. Lembrei-me de uma amiga do jardim de infância a qual tinha optado por não mais falar. E até hoje, ela só fala com a mãe e com a irmã. Os relacionamentos são difíceis quando não há diálogo, eu que o diga! Conversar com essa minha amiga era sempre um desafio, o qual incluía gestos e assentimentos com a cabeça por parte dela. Até hoje ninguém sabe o motivo de ela não falar.

Mas voltando aos tempos atuais, o tempo foi passando, eu saí da livraria e acabei sempre querendo ler esse livro, mas com a lista enorme, ele foi ficando de escanteio, assim como Melinda, a personagem principal do livro. Foi então que minha querida amiga Lica me presentou assim, num dia qualquer com essa leitura. 

O livro trata sobre a história de uma adolescente que está enfrentando aquela difícil fase da entrada no Ensino Médio, leia-se aqui, nos padrões estrangeiros. As amigas que ela tinha no passado se foram desde a atípica noite em que Melinda chamou a polícia em uma festa de arromba. Desde então, Melinda faz de tudo para parecer despercebida, inclusive pelos pais. Tudo na vida dela é um saco, como ela mesma define. A única coisa boa da escola são as aulas de artes do Prof. Freeman, o qual parece entender um pouco do que está preso na garganta dela. 

E assim, o livro é dividido em tempos escolares, de acordo com os boletins. A protagonista passa por muitas coisas durante toda a tarama, e confesso que fiquei me enrolando pra ler, por que não queria que o livro acabasse. mais uma hora, Melinda fala! E quando você descobre o que de fato aconteceu naquela fatídica noite, você se surpreende da força que essa garota tem ao não falar, ao deixar essa dor guardada somente para ela. 

Não vou falar muito sobre a história pra não dar Spoilers, mas assim pessoal, o livro é curtinho - pouco mais de 200 páginas - e a Editora Valentina foi muito feliz em todos os aspectos: a tradução é perfeita ( falo isso com propriedade, sou professora de Inglês há mais de 13 anos), respeitando todos os ícones da língua. A diagramação além de ser linda, mostra bem o estilo jovem de Melinda, situando o leitor no tempo e espaço. 

Separei na foto um quote que achei muito lindo, que me fez chorar (e olha que é bem difícil isso ocorrer!)

Vale lembrar ainda que esse livro ganhou diversos prêmios e já é sucesso há mais de uma década. Ainda no final do livro, você encontra uma entrevista com a autora, a qual trata como foi o processo de escrita. É sem dúvidas um romance adolescente que transcende o limite da idade. Creio que a leitura seja indicada a partir dos 13 anos e que qualquer um que goste de uma boa história, com personagens profundos e filosofias impactantes, irá gostar muito de Fale! Sem dúvidas, está no meu top dos melhores livros de 2014!

Ainda lembro que o livro tem filme lançado, a protagonista é a mesma de Crepúsculo, Kristen Stewart, a qual foi perfeita para o papel, ao menos, eu acho. Se quiser assistir ao trailer, basta clicar aqui 

E por hoje é isso meu povo lindo. Um abraço e até a próxima!


Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

13 comentários

  1. Olá, Fabi.

    Não conhecia o livro e nem sabia que existia a adaptação, com certeza irei assistir a esse filme, o livro vai ser mais difícil de conseguir no momento, mas quem sabe depois não compro. Estou pra ler Mar da Tranquilidade, a protagonista também opta por não falar.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, e não sei se iria gostar de ler, eu sou uma pessoa muito impaciente, gosto quando as histórias se desenvolver logo, gosto de saber os motivos dos mistérios que permeiam os livros, não sei se aguentaria uma personagem principal que não fala, a não ser que eu esteja interpretando errado o livro.

    ResponderExcluir
  3. Todas as resenhas que li em relação a esse livro foram positivas. O que posso dizer é que, mesmo não sendo o tipo de história que gosto de ler, me interessei, pois aborda alguns temas bastante reais e cruéis. A Valentina mandou bem ao nos trazer um livro como esse. Espero ter a oportunidade de ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Surpreendente a maneira de como esse livro me cativou... Melinda é uma jovem com problemas de adulto.... uma adolescente com pensamento de adultos...... gente, sério.... é incrível o livro, em todos os seus aspectos. Super recomendo!

    ResponderExcluir
  5. A protagonista Melinda, parece ser bem isolada ao longo da história. Mas ela parece ser meia malvada também. O fato de ela procurar algo para esvaziar um pouco de seus problemas é bom, e já ouvi sobre o livro, bastante elogios, como mexem com as pessoas, e que o próprio leitor, diz ter mudado sua forma de ver algumas coisas.
    Beijos Fabi, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com pena da Melinda!!! Deve ser uma barra estar em uma escola que não se tem nenhum amigo, mas penso que os motivos que ela teve para chamar a policia na tal festa, acredito ser muito chocantes!! Estou curiosa para saber a continuação!! Mais um livro para minha lista, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. Eu não cheguei a ler o livro ainda, mas tenho ele aqui na minha estante, uma hora me animo e acabo lendo rs.
    O filme eu vi rs, e gostei bastante.
    Ele é uma historia forte e a protagonista é muito forte...eu adorei,
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu amei este livro, uma história triste, mas que a autora soube trabalhar de forma a não soar como um dramalhão, e sim como um sinal de alerta para pais e filhos. O filme é excelente, assim como o livro.

    ResponderExcluir
  9. Parece uma literatura que me encanta facilmente.
    Deve ser um drama bem intrigante entre ela e essas pessoas
    que ela dedurou.Se tem filme, vou procurar e também quero ler
    valeu pela dica

    ResponderExcluir
  10. Conhecia o livro de capa, mas nunca tinha lido nada a respeito do mesmo. Certamente fiquei interessado, até porque dou aula para alunos em idades dessa transição, então sei como é difícil.
    Dica mais que anotada.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  11. Nao conhecia o livro, mas ja amei. Fui ver o trailer do filme tambem, nao gosto muito da protagonista mas me pareceu perfeito, fiquei até com pena dela.
    Eu imagino o que Melinda deve ter guardado para si :(

    ResponderExcluir
  12. Fiquei interessada. Está na lista de próximas compras!

    ResponderExcluir
  13. Leiam sim... vocês vão adorar... e pra quem trabalha com essa idade, super recomendo para passarem aos seus alunos, filhs, sobrinhos, enfim... um livro perfeito!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras