Tudo que você e eu poderíamos ter sido se não fôssemos você e eu – Albert Espinosa

11/10/2014

tudo que você e eu poderiamos ter sido se nao fossemos voce e eu2Eu não li a sinopse antes de iniciar a leitura e explico isso durante a resenha. Decidi não colocar ela aqui pelo mesmo motivo, mas se minha resenha te deixar com muita vontade de ler a sinopse antes de ler o livro, tem aqui no skoob. Mas sério, acho que vai ser bem mais interessante não ler ela não :)

Quem me conhece um pouco mais de perto sabe da minha mania com livros de títulos grandes. Eles tem um magnetismo tão grande para mim que são poucos os casos que consigo resistir a curiosidade de ler e foi isso que aconteceu comigo quando soube do lançamento de Tudo que você e eu poderíamos ter sido se não fôssemos você e eu do Albert Espinosa.

“Mas eu não lhe disse que ela era a pessoa a quem eu mais havia amado, e por isso a perdi. Existem muitas coisas que, se ditas em voz alta, revelariam segredos de uma intensidade que talvez não pudéssemos assumir.” (pág. 19)

Confesso que li logo depois do lançamento – ele chegou na livraria e no mesmo dia veio para casa comigo, mas precisei pensar um pouco mais no que li e no que contar por aqui. Esse é o primeiro livro que leio do Espinosa e ao final tive duas grandes certezas... Primeiro que quero ler mais livros do autor e conhecer melhor seu trabalho. Segundo que esse é o tipo de livro que uma releitura terá toda uma nova interpretação.

“(...) Era como se me faltasse alguma coisa. É horrível e pavoroso sentir falta de algo que jamais possuímos.” (pág. 41)

Para quem não gosta de spoilers, não se preocupem, não vou contar muito da história por aqui – até porque isso tiraria toda a graça da leitura. O livro foi tão novo para mim e tão interessante de ler que gostaria de indicar ele do mesmo jeito que ele chegou nas minhas mãos... Eu só sabia o título. Não li sinopse antes de terminar o livro e por isso não coloquei ela ali em cima... Comecei a ler o livro achando que seria um romance com toque de drama – ou drama com toque de romance – tudo isso só de pensar no título...

“Ela falava que a felicidade que sentimos no quarto devia ser levada para o escritório, para um dia triste de inverno, enquanto passeamos pela rua ou esperamos o ônibus.” (pág. 63)

Mas para quem quer um pouquinho mais de contexto... O que eu posso dizer é que o livro não foi nada do que eu imaginei. Tudo que você e eu poderíamos ter sido se não fôssemos você e eu me fez achar que era uma coisa no início... Ai eu lia um capítulo mais e tudo parecia caminhar para outra coisa... E aí, lendo mais um pouco ele muda e vira outra coisa...

“Eu sabia que não deveria fazer aquilo, mas ele também não deveria ter avisado a imprensa, nem o Davi devia ter aceitado nos ajudar. Estávamos todos burlando normas morais porque sabíamos que situações desesperadas requerem atos desesperados.” (pág. 92)

Eu não consigo definir exatamente o que o livro é pois acho que ele aborda muitos temas e isso foi o melhor na leitura. Espinosa escreve com uma criatividade surpreendente que envolve o leitor e o faz pensar em muitas coisas ao mesmo tempo. Talvez o melhor jeito de explicar é citando uma crítica que tem na contra-capa do livro:

“Onírico e surreal, surpreendente, criativo e tocante, este livro maravilhoso fala sobre vida, sexo, morte, amor, arte, sonhos e, acima de tudo, sobre a liberdade.” – Panorama

É isso... Uma visão sobre a vida e em como ela pode estar conectada com outra vida de formas que a gente nem imaginaria Uma visão sobre o amor em vários sentidos. Um livro que fala de arte, de sonhos e de desejos e de como tudo pode mudar em um piscar de olhos e ter todo um novo sentido, todo um novo sentimento.

tudo que você e eu poderiamos ter sido se nao fossemos voce e eu “Nunca se sabe o que se vai encontrar por trás de uma porta. Talvez nisso consista a vida: em girar maçanetas.” (pág. 109)

Um livro que me surpreendeu já na primeira página e que não deixou de continuar me surpreendendo, até mesmo na última linha. Tudo que você e eu poderíamos ter sido se não fôssemos você e eu entrou na minha lista de leituras por causa do título e seu conteúdo me fez ficar mais do que feliz em poder dizer que eu li esse livro.Lica

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

12 comentários

  1. Acho que não é meu tipo de leitura. ... mas como a vida é curta, acho que vou pular essa... beijos

    ResponderExcluir
  2. Interessante gostar de títulos grandes....olha confesso que não sou fã de ler livros não....
    Não tenho paciência rs.....

    Beijos
    * Blog da Pâm #SobreDietas

    ResponderExcluir
  3. Olha eu nem reparo se o título é grande ou pequeno, basta me chamar a atenção. Mas esse livro, depois da sua resenha, me deixou intrigada. Entrou para minha wishlist e pretendo comprá-lo em breve. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lica.
    Novata por aqui. o//
    Eu achei super interessante você citar que tem uma queda por livros com nomes grandes, eu te digo que já perco um pouco o interesse. Eu compro a maioria de meus livros pela capa, se ela me agrada eu quero aquele livro. Tudo que você e eu poderíamos ter sido se não fôssemos você e eu, um título bem sugestivo esse e depois de ler a sua resenha eu fiquei muito curiosa quanto ao seu conteúdo. Irei ler a sinopse. Prontinho. Agora eu realmente quero ler esse livro, que dom mais incrível que Marcos tem.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline,

    Achei o livro um tanto confuso, acho que porque vc nao quis abrir muito.
    Mas entendi que o enredo principal é como nossa vida está ligada a outras vidas e as vezes nem percebemos.

    ResponderExcluir
  6. Eu tive que ir no Skoob para entender do que se trata o livro, eu também amo livros com titulos maiores, porque trazem algo da historia que chama atenção de cara, tanto os livros que pretendo escrever, tem titulos maiores. E pelo que li na sinopse, sinceramente não é o tipo de romance que gosto.

    ResponderExcluir
  7. Enorme o nome do livro mesmo, rsrsrs, mas parece ser bem legal a leitura. Gosto muito de livros que nos faz refletir sobre a vida e seus rumos, por isso me chamou a atenção!! Gostei bastante deste!!!

    ResponderExcluir
  8. Também adoro livros com nomes grandes, não é só você.
    Adorei esse seu "não colocar a sinopse" e nem fazer um resumo muito grande sobre a obra; fiquei louco para ler o livro e olha que eu nem sei direito do que ele se trata. Mas se te surpreendeu e você gostou, acho que há boas chances de acontecer o mesmo comigo.
    Adorei a dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de livro enormes rs e nunca liguei muito para o titulo, achei legal rs.
    O livro não chega a chamar muita minha atenção, mas livros que nos fazem refletir sempre são bem vindos, quem sabe uma hora eu me aventure na leitura, mesmo sendo um romance..que adoro, não parece do jeito que gosto rs, mas quem sabe,
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou vidrada em capas, e muitas vezes adquiro livros por ficar encantada pelas mesmas, sem ler sinopse também, na verdade eu raramente leio as sinopses, confio muitas vezes em indicações, nas capas e no autor, gosto da surpresa, de descobrir a história aos poucos, não conhecia este livro aqui e pela sua resenha acho que deve ser bem interessante, adoraria ler. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  11. Me senti confusa lendo a resenha, não sei se é meu estilo de leitura :/

    ResponderExcluir
  12. Esse foi um verdadeiro "tiro no escuro", hein?!?! E que bem que acertou bem na mira. Confesso que o título não me chamou muito a atenção, pois, como vocè disse, leva a impressão de ser um romance/drama. Que bom que ele é muito mais do que isso. Agora vejo-o com outros olhos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras