Trama - Michael Jensen & David Powers King

28/09/2016

O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria. 
Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa. Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa. 
Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre.
Links para Compra: Saraiva - Submarino - Cultura

Trama entrou meio que ao acaso na minha lista de leituras. Eu li a sinopse e até fiquei interessada, mas na hora de escolher o livro do mês, preferi deixar esse de lado e ir no garantido - ou seja no que é o meu tipo de leitura. Então, quando surgiu o evento em homenagem ao Dia da Toalha e a Natália sugeriu que alguns outros livros fossem falados juntos no evento, voltei a dar atenção para Trama. E o melhor de tudo? Eu adorei.
"A Grande Tapeçaria é o registro do nosso mundo, as ações da nossa realidade comprimidas pelos pentes do tear do tempo."
Não é difícil entender a ideia dos autores para o que norteia o livro. Ela lembra um pouco a história das Parcas (ou Moiras), a parte onde a história do mundo e da humanidade é construída em fios, ou seja, ela é tecida em uma trama - mas não temos deusas que controlam cada história. O que temos são os responsáveis pelas costuras. Eu confesso que essa coisa de 'alguém' conseguir puxar o fio do mundo e mudar a realidade (ou uma parte dela) e com isso mudar a história já ganhou muitos pontos comigo e quanto mais eu conhecia a ideia do mundo criado pelos autores mais e mais eu me encantava com a leitura.
"O que você e eu chamamos de realidade não passa de linhas intermináveis que compõem o tecido do nosso mundo."
Nels sonha em ser um cavalheiro do reino. Acontece que sua mãe nunca permitiu e ele sempre foi um filho mais do que obediente. Ele não entende o motivo de ela não querer que ele chegue perto da cavalaria ou do pessoal do rei, mas respeita. Até que um dia acontece de ela sair - bem no período do festival - e ele aproveita a oportunidade. Quer dizer, tudo teria dado certo se não fosse um pequeno detalhe... Nels acaba sendo assassinado por uma figura misteriosa.

Acontece que ele não parte para outra vida. Ele acaba ficando preso nesse mundo - como um fantasma - e parece que ninguém pode vê-lo. Isso pelo menos até ele reencontrar com a princesa Tyra e ela ser a única pessoa a finalmente escutar e ver a figura de Nels.
"Nós frequentemente encontramos o que buscamos quando não estamos mais procurando."
É claro que o relacionamento entre os dois não é fácil. A princesa é uma garota um tanto mimada e a última coisa que ela quer é dar ouvidos a um cara que não faz parte dos seus sonhos. E tem também o que aconteceu entre eles no festival e a teimosia da princesa. Mas, conforme o tempo vai passando - e a princesa vai descobrindo junto com Nels algumas coisas, eles percebem que tem um grande inimigo em comum - e que esse inimigo pode se transformar em qualquer pessoa, sem falar que pode destruir o reino.
"Se você se move depressa demais sua luz se apaga. O que você vai aprender se passar correndo pela vida?"
Partindo em busca de resolver o mistério, entramos em um mundo cheio de magia, espectros sombrios e a busca por uma valiosa relíquia que é a única coisa capaz de consertar o 'rasgo' na Grande Tapeçaria. E, mesmo parecendo ter coisas demais, a narrativa é envolvente e cativante a cada página, fazendo com que eu quisesse saber mais e não largar o livro sem chegar ao seu final.
"Onde há vida há realidades infinitas, e mundos com todas as possibilidades. Seu mundo não é o único."
Trama é um livro juvenil e muito gostoso de ler. Me deixou a impressão de que é aquele livro exato para quem quer iniciar no mundo da fantasia. Ele tem uma boa história, mas ao mesmo tempo não é tão intrincado como a maioria dos livros do estilo. Ao menos foi o que pareceu para mim, que já tentei ler outras coisas do estilo e não fui adiante. Trama é um livro leve, com personagens que vão se tornando mais e mais adoráveis e que me deixou empolgada para continuar arriscando no estilo.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

12 comentários

  1. Oi!
    Adorei sua resenha, você realmente escreve muito bem. Nunca li esse livro, mas já vi muitas resenhas positivas sobre ele. A historia parece ser encantadora e cheio de mistério. Além da capa ser muito linda. Gosto muito de livros de fantasia e com certeza vou dá uma chance a esse livro.
    Mais uma vez parabéns pela resenha e beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa quanto a esse livro. O título não é lá muito atraente e se mostra bem previsível, mas tive a sensação de o enredo ter a ver com destino, e adoraria ler algo do tipo e saber como autores desenvolvem esse tipo de assunto. Fiquei bem feliz de conhecer e devo dizer que sua resenha está ótima.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Leituras de fantasia normalmente me demandam mais tempo, por causa dos nomes e da minha cabeça que "teima" em imaginar tudo o que eu leio. Já tinha umas propagandas sobre o livro, mas não sabia quase nada sobre ele, só que era uma fantasia e só. Faz um bom tempo que eu não leio uma boa fantasia,ç, quem sabe essa sua resenha não esteja aqui pra me empurrar novamente para um mundo mágico? Adoreeeeei

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que se trata de um livro juvenil e de fácil compreensão, assim tenho como indicar pra moçada nesta faixa etária. Mas confesso que eu tb adoro um livro pra adolescentes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Confesso que ainda estou com um pé atras sobre esse livro, mas gostei bastante de tudo que você descreveu na resenha, e claro já estou mais do que curiosa para descobrir quem matou o Nels! Já vi outras resenhas sobre esse livro e só vejo comentários positivos, o que fez com que eu queira dar uma chance a esse livro. A capa e a premissa em si também estão bem interessante, adicionei a lista de leitura. Adorei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e o autor. Parabéns pela resenha, esta super convidativa e fiquei interessada no livro. A trama parece ser bem envolvente! A capa está muito bonita e essas ilustrações enriquecem mais a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Gosto muito de livros com o tema infanto-juvenil. Quero ler esse, pois a premissa me deixou bem curiosa. E por tudo que você comentou, na sua ótima resenha, fiquei certa de que vou gostar. Resenha perfeita. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Lica!
    Os livros infanto juvenis são ótimos porque sempre embarcamos em aventuras fantásticas e se tem sobrenatural, ainda melhor, fica mais suspenso e um tremendo mistério a ser desvendado.
    “A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.” (Che Guevara)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lica,
    Esse livro chamou a minha atenção pela capa, ela é incrível! Estava ansiosa aguardando uma resenha de Trama, finalmente consegui suprir um pouco da minha curiosidade. Adoro livros de fantasia, e mesmo que esse não seja tão elaborado como os demais livros do gênero, tenho a impressão que a narrativa é eletrizante o suficiente para permitir que seja lido sem interrupções. Quero muito iniciar a leitura dessa história que promete ser uma grande aventura, espero ser surpreendida com essa trama ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Essa é a primeira resenha que vejo do livro e eu gostei muito da premissa do livro, é diferente de tudo que estou acostumada, e estou curiosa para conferir a historia, gosto de leituras leves e fluidas, creio que o livro irá me agradar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  11. Eu amo fantasia, diria até que é meu gênero favorito. Então qualquer livro de fantasia que aparece, eu quero ler. Quando Trama foi lançado, quis ler só pela capa, que achei bem interessante. Depois quando vi a sinopse fiquei com um pé atrás, mas depois de ler sua resenha fiquei super curiosa, e pretendo ler com certeza.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  12. Como comentaram logo acima,só pela cama ele me chamou a atenção para ler. Depois que li sua resenha eu tive certeza que precisava desse livro para mim,para me devora-lo. Você escreve muito bem(como já disse antes),e as vezes me deixa com raiva,porque tipo são tantos livros para comprar e você ainda vem com essas resenhas perfeitas... Assim não dá! Enfim,parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras