Depois do Fim - Daniel Bovolento

25/09/2016

Como fica a minha vida depois de você? Como é que a gente faz para esquecer alguém? 
Os primeiros vestígios do fim, as despedidas, deixar alguém, ser deixado, o recomeço, a necessidade de se acostumar a viver sozinho de novo, os flashbacks, as ligações de madrugada, a falta que persiste, os novos encontros, os velhos encontros, a gente encontrando a gente, um mundo novo surgindo, a luz no fim do túnel. Em Depois do fim, Daniel Bovolento conta a trajetória de todo mundo que terminou alguma coisa e tem que aprender a lidar com as diferentes dores e superações de quem perdeu um amor. 
São 50 textos em que se misturam crônicas e desabafos sobre recomeço, aprendizado e a esperança de um novo final feliz. “Cada um de nós encontra uma maneira diferente de encarar o fim. Cada um de nós passa por fins diferentes, por mais que tenhamos tido histórias parecidas.”
"O mais estranho foi reparar em como tava todo mundo tocando a vida, todo mundo sem perceber que o meu mundo tava ruindo."
Não é de hoje que eu acompanho o Entre todas as Coisas. Não é de hoje que sou encantada pelos textos de lá - e muitos estão salvos entre os meus favoritos na internet. Acontece que somente com o lançamento de Depois do Fim é que eu juntei os fatos.. Juntei o fato de o blog ser do Daniel, e boa parte dos textos que tanto me encantam também ser dele.
"Tenho medo de me deixar à mercê de novo, tenho medo de naufrágios, eu não aprendi a nadar."
Daniel fala de sentimentos de uma maneira que eu acredito que são poucos os que conseguem. Enquanto lemos, conseguimos sentir as palavras como se elas fossem escritas especialmente para o leitor que passou por aquele momento. Mas não é só isso. Mesmo quando eu não tinha passado por alguma das situações citadas, eu via o quanto era simples sentir exatamente o mesmo que estava sendo descrito. O amor é uma loteria, e muitas vezes dói. Mas isso não é motivo para não continuar em frente ou para não tentar de novo.
"(...) ouço barulho na rua e morro de medo de ser alguma coisa saltando do armário, alguma coisa saltando de dentro de mim, coisas que eu tentei esconder esse tempo todo e que não foram soterradas quando a gente se demoliu, entende?"
Depois do Fim reúne 50 crônicas - e com isso pelo menos 50 canções que são citadas no início de cada uma. Muitas músicas eu conhecia e achei que faziam muito sentido com a combinação entre elas e o texto do Daniel. Outras eu fiquei feliz em encontrar no livro - e claro que foram para a minha playlist. Além disso, tem muitas outras referencias no livro - a outras músicas, à personagens e a filmes. Foi incrível fazer a leitura e durante o texto ver as referencias se encaixando tão belamente.
"Acabou que a gente sempre achou besteira essa coisa de solidão a dois que o Cazuza falava."
Eu não sou a maior fã de crônicas, mas esse ano tenho escolhido alguns livros do estilo e me surpreendendo positivamente com eles. O mais legal do livro é que mesmo que ele tenha sido montado em uma ordem de textos, ela não precisa ser seguida. Você pode ler do começo ao fim - como eu fiz na primeira leitura já que não consegui largar o livro antes de chegar ao fim. Mas também pode ir lendo devagar, aos poucos, uma por vez e em qualquer ordem. E todas elas fazem o leitor não só sentir, mas também pensar e refletir sobre como encarar qualquer tipo de fim.
"A gente tem disso de encomendar umas desculpas esfarrapadas pra disfarçar o pego vazio. Depois que você for, eu não vou morrer pela falta de você. Não vou desacertar a vida como se o parâmetro do que é bom estivesse ligado ao seu suor no meu lençol."
Muitas marcações depois e crônicas lidas mais de uma vez, essa é uma simples tentativa de indicar esse livro para todos os leitores do blog. Na verdade, Depois do Fim é aquele tipo de livro para todo mundo, pois todos já passamos pelo fim de alguma coisa. E o melhor, qualquer leitor vai encontrar pelo menos um texto que servirá para si mesmo como uma luva. Eu não consegui escolher apenas um favorito - o que é um jeito simples de dizer que amei o livro inteiro. Já era fã da escrita do Daniel e agora, me sinto ainda mais! Espero um dia encontrá-lo para agradecer o presente que foi a leitura desse livro. Super indico!!!

E é claro que teria uma surpresa para vocês. Não teria como não querer dar de presente um livro tão amorzinho como esse.
Então, todos que comentarem nessa resenha até dia 12/10 irão concorrer a um exemplar do livro (que foi gentilmente cedido pela Planeta para o nosso aniversário!!!)
MAS... Vale lembrar...
Só iremos considerar um comentário por participante e ele tem que ser condizentes com a resenha, nada de somente participando e coisas do tipo, ok?
O resultado sai aqui nessa postagem mesmo, em até 3 dias após o final da promoção.
BOA SORTE!!!!!

RESULTADO:

Pessoal, desculpem a demora, mas aqui estou com o resultado dessa promoção!!!!
No momento do sorteio, a postagem estava com 20 comentários (mas os dois últimos eram pergunta sobre o resultado). Assim, foram 18 comentários válidos para a promoção.
E o vencedor escolhido pelo Random foi:
Parabéns Micheli.
Aguardo seus dados para envio do prêmio no amoreselivros@gmail.com
Obrigada a todos pela participação e comentários lindos!!!!!

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

22 comentários

  1. Ih... Lembrei de uma amiga minha quando li essa resenha. Ela acabou de sair de um relacionamento e vou indicar essa leitura pra ela. Kkkkkkkkkk o fígado dela agradece. Desconhecia esse livro e o tema é bem curioso, instigante e na minha alçada de leitura. Adoro romance, sendo eles construidos ou destuidos, e esse pra despois do fim, deve ser diferente de tudo o que eu já li. Amei a resenha. Espero ganhar esse livro pra depois de ler, poder dar de presente para algum coraçao despedaçado. Kkkkkkkk beijos

    ResponderExcluir
  2. Também não sou muito fã de crônica, mas esse livro parece incrível. Adorei a temática e o jeito que é abordada, não me lembro de ter lido algum livro do tipo e isso me deixou ainda mais interessada na leitura. E como se não bastasse o texto ainda tem filme e música no meio, já amei! Eu lembro de ter lido alguma frases no face mesmo que eram do Daniel Bovolento e ter gostado, mas agora que sei que ele já escreveu livro estou ansiosa para ler. Tomara que eu ganhe para ter a oportunidade de conhecer mais o trabalho dele! Beijos e ótima resenha

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse tipo de livro, crônicas são ótimas para ler entre um livro e outro, perfeitas para serem lidas aos poucos. Este livro realmente deve ser maravilhoso, já que são textos que abordam temas bastantes difíceis que são os términos de relacionamentos e os sentimentos que surgem depois do fim. Não conhecia o autor ainda, mas adorei a resenha e com certeza ele entrou para minha lista de leitura, as 50 canções que são citadas, serão um super bônus, adoro associar leitura a músicas! Torcendo muito para ganhar este livro.
    Beijos e Boa Sorte para mim!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, o fim do relacionamento pode ser para alguns o fim do mundo,mas para outros pode ser um alivio, cada um encara de formas diferentes. O livro com essas crônicas são bem interessantes,pois mostra como o fim pode ser difícil.Quero ganhar esse super livro para ler essas crônicas lindas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lica,
    Mais uma indicação maravilhosa de um livro que não conhecia. Já fiquei interessada em ler apenas com a sinopse, que conquista logo na hora, mas depois de ler essa resenha fiquei ainda mais motivada em ler esse livro. Amo uma leitura que nos faz pensar e refletir, e encontrar alguma crônica que parece que foi escrita especialmente para você naquele momento é de encantar mesmo. Adoro livros com referências de músicas, e saber que elas se encaixam perfeitamente é fantástico. Minha mãe ama esse tipo de livro, vou aproveitar e presentear ela e é claro garantir um pra mim também ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Micheli, você foi a sorteada na promoção :)
      Aguardo seu contato no amoreselivros@gmail.com com os dados para envio do livro.
      Favor enviar e-mail até 21/10.
      Beijinhos,
      Lica

      Excluir
  6. Lica!
    Também gosto muito de crônicas e se são bem escritas com um tema tão abrangente quanto esse, me deixa ainda mais encantada.
    Pensar e refletir sobre nossas atitudes diárias é sempre importante e acredito que é isso que a leitura traz.
    “A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.” (Che Guevara)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu AMO crônicas, e ter um livro que fala somente disso da até um prazer a mais. Eu até me arrisquei a escrever uma há alguns meses, e acho que pela primeira vez eu consegui um bom resultado. Adorei conhecer um pouco mais sobre esse livro, tenho ouvido falar muito bem dele. Espero que eu tenha sorte e ganhe ele de presente, eu vou adorar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Meus parabéns pela ótima dica. Confesso que ainda não tinha conhecimento desse autor e nem desse livro, e apesar de crônicas não ser um gênero que leio muito, sua resenha me deixou bastante animada. O Livro parecer ser bastante encantador, cheio de sentimentos e de conselhos para encaramos alguma situação angustiante.
    Mais uma vez parabéns pela resenha e beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Ola, tudo bom?
    Confesso que nunca tinha me passado pela cabeça ler, não é o gênero com o qual estou acostumada, mas me deu muita vontade de ler, li algumas, e achei super legal você dizer que ele escreve sobre sentimentos de uma maneira que poucos conseguem, curiosa para conferir a obra.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    É um estilo de leitura diferente do que estou acostumada, mas com certeza muito interessante. Gostaria de ter a oportunidade de ler! Sua resenha está ótima, muito bem elaborada. E suas palavras me motivaram a conhecer mais da obra. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. A dor da perda de alguém seja ela para morte ou por algum infuirto das nossas decisões erradas, é sempre muito traumático... E nem todos conseguem superar com facilidade, uma leitura como desse livro que me parece fantástico, pois retrata a dor em momentos isolados parece perfeito principalmente para indicar ou mesmo presentear alguém que esteja passando ou passou e não consegue ver uma luz para prosseguir.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha. É a realidade que todos já passamos ou ainda vamos passar, a dor de perder alguém que fez parte de nossa vida por um tempo é extremante dolorosa e quando podemos ler algo que nos conforta ou que faça a gente pensar que foi exatamente aquilo que passamos é extremamente confortante. Estou louca pra ganhar esse livro e se não ganhar com certeza irei comprar, de alguma forma tenho certeza que irei me identificar em alguns casos.

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante da resenha, adoro ler livros de crônicas, os textos curtos tornam a leitura mais ágil, e eu prefiro ler tudo de uma vez mesmo, nada de ir devagar. Creio que o assunto abordado em cada crônica seja bem interessante e quero ler com certeza.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  14. Amo crônicas.
    E é incrível sua escrita os temas que ele aborda,como ele demostra de uma forma tão profunda

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não seria um livro que me chamaria a atenção, mas nesse atual momento da minha vida, preciso desesperadamente lê-lo! Adorei sua resenha, eu acho que o autor realizou um trabalho bem profundo e denso!

    ResponderExcluir
  16. Era um livro que falava de amor dessa forma que eu estava precisando, vou ler e já indicar para uma amiga.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro mas gostei muito do que li em sua resenha. Se puder, logicamente que irei ler.

    ResponderExcluir
  18. AMO livros que citam músicas, isso consegue me fazer ser ainda mais apaixonada por livros <3

    ResponderExcluir
  19. Boa noite! Já saiu o resultado do sorteio?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite! Já saiu o resultado do sorteio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josiane, tudo bem?
      Com tantas promoções, alguns resultados atrasaram...
      Mas o resultado já está na postagem e estou aguardando contato da vencedora :)
      Beijinhos,
      Lica

      Excluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras