O Efeito Rosie - Graeme Simsion

04/09/2016

O Projeto Rosie foi concluído, e Don e sua amada estão morando em Nova York. Ele é professor na Universidade de Columbia, e Rosie cursa o primeiro ano do programa de doutorado em medicina. Tudo vai muito bem até o dia em que ela anuncia: “Estamos grávidos.”
Diante do desafio ainda maior do que encontrar uma esposa, Don não vê alternativa a não ser iniciar o Projeto Bebê. Ao tentar definir os protocolos para se tornar pai, usando seu estilo de pesquisa peculiar e suas habilidades sociais – ainda baixíssimas –, Don, é claro, acaba se metendo em várias confusões e mal-entendidos. Agora ele corre o risco de ser processado, deportado, de perder a credibilidade profissional e, o pior, de perder Rosie para sempre. Prepare-se para rir, chorar e se emocionar novamente com o professor de genética mais carismático de todos os tempos.



Ano passado, quando compareci a Bienal do Livro no Rio, em um encontro do Grupo Record fiquei sabendo que Don ganharia mais um livro. Desde lá, imaginem minha empolgação e expectativas para passar mais algum tempo com um personagem tão interessante, engraçado e sem tato social nenhum e mesmo assim extremamente carismático...
"Tenho essa teoria de que todo mundo é tão estranho quanto eu quando está sozinho." (pág. 119)
Em O Projeto Rosie conhecemos Don Tillman, um professor de genética que chega ao ponto de sua vida em que ele acha correto para arrumar uma esposa. Como para ele tudo se baseia em regras, pesquisas e normas, nada mais normal do que usar suas habilidades para encontrar a companheira perfeita. É assim que nasce O Projeto Esposa - e durante a sua tentativa de aplicar o projeto que ele conhece Rosie.

Agora, um ano e dez meses depois, os dois estão casados e morando em Nova York. Tudo parece correr bem, embora muitas mudanças tenham ocorrido e Don ainda tenta se ajustar e entender todos os conceitos sociais que ainda continuam bem baixos. Morar com Rosie tem seus desafios e ele não pode mais ter programações e agendamentos para tudo - muito menos para o sexo. Mesmo assim, ele está se adaptando e resolvendo suas questões com seu jeito peculiar que conhecemos no primeiro livro.
"Fui detido e corro risco de encarceramento. Eu desconhecia a lei. Não estou fazendo nenhuma piada intencionalmente. (...) Sou o que se pode chamar de socialmente incompetente." (pág. 108)
Só que, mais uma vez, algo pega Don de surpresa - e ele não gosta de surpresas. Rosie tem uma novidade... Eles estão grávidos! De repente, parece que tudo começa a ruir ao seu redor e se mostrar um desafio maior do que ele se considera capaz de lidar. Então... qual seu pensamento para resolver a situação? Ponto para quem respondeu que ele cria O Projeto Bebe!
"A escolha certa era óbvia. Estava na hora de iniciar o Projeto Bebê." (pág. 91)
Embora Don seja um personagem que não tem o compreendimento correto das interações sociais, ele é um personagem que conquista o leitor. Acho que as confusões em que ele se mete sem intenção faz com que a gente se relacione com ele - e pense em como deve ser difícil para uma pessoa reagir a algo que é tão normal e natural para todo o resto do mundo. De alguma forma, acho que o mundo precisa um pouco mais da sinceridade que Don tem - ele realmente não quer ofender quando fala algumas verdades que normalmente não seriam ditas em voz alta.

Em contrapartida, temos os personagens secundários que ajudam a trazer ainda mais brilho para a história. Mesmo Gene com seus conselhos um tanto deturpados em alguns momentos, trás momentos engraçados e interessantes para a história. E Rosie... Eu adoro a Rosie e seu jeito todo independente e o modo como ela enxerga o Don. O relacionamento entre os dois é algo que eu não me canso de acompanhar e que me faz ter vontade de ler mais um livro com eles. Só queria que tivesse um pouco mais do ponto de vista da Rosie na história. Não digo um livro inteiro, nem mesmo os dois já publicados serem contados pelo ponto de vista dela, até porque o Don é um ótimo personagem. Mas penso que seria interessante um ou outro capítulo no ponto de vista da Rosie.
"-Eu amo você, Rosie. - Era verdade, mas, provavelmente, tinha soado fora de contexto.
- Foi a Sonia quem mandou  você me dizer isso?
- Correto. Eu deveria ter dito isso com mais frequência, mas não tinha ciência de que era preciso. Mas posso confirmar que o sentimento não desapareceu em nenhum momento." (pág. 375)
Mais uma vez, Graeme Simsion mostra que consegue colocar a dose certa de romance, humor e emoção em uma narrativa envolvente. É praticamente impossível não rir e se divertir com as encrencas e mal entendidos em que Don se mete por causa de sua falta de tato social. Mas também tem emoção e aquele aperto no peito de torcer por ele para que ele consiga se entender e não perca de vez tudo o que mais ama. O Efeito Rosie foi uma leitura incrível e apaixonante, que eu super recomendo!

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

26 comentários

  1. Oi. Eu fiquei com altas expectativas para ler o primeiro livro mas infelizmente o segundo não me conquistou. Parece que a Rosie se torna uma pessoa extremamente chata e isso acaba magoando Don, sendo que ela deveria apoiar ele. Não curto casal que tem essa discrepância em relação ao um tema bem complicado, fora isso, eu leria o O Projeto Rosie na maior vontade!
    Beijo, https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii, ainda não li o primeiro livro mas confesso que fiquei curiosa sobre a estoria. Entretanto, a sinopse desse livro não me convenceu a ler nem o primeiro. Essa vez passo a leitura, beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, esse livro eu já li e é exatamente como vc descreveu, não tem como cair na gargalhada em alguns momento de confusão. Foi uma leitura tão rápoda mal percebi que o livro já tinha chegado ao fim... Você arrasa nas resenhas ;)

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lica, como vai?
    Confesso que não sei se realizaria a leitura desse livro no momento, mas parece ser bastante engraçado todas essas buscas loucas, principalmente a do bebê huahuahuahuaha eu leria porque iria morrer rindo HUAHUAHUAHUAHA amei a resenha. Dica anotada.
    Beijinhos ❤

    ResponderExcluir
  5. Li uma outra resenha desse livro e não tive uma sensação muito boa em relação a Rosie (?), ela parece que não sabe lidar muito bem com o transtorno do marido e o obrigou a ter esse filho praticamente. Espero estar errada. No entanto, esse livro seria perfeito pra mim, adoro quando abordam temas sobre transtornos psicológicos (sou meio suspeita, já que esta está sendo a minha formação). Gostei muito da sua resenha também.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda...
      O Don não se considera um doente, no primeiro livro ele mesmo diz que não tem Asperger apesar de todas as suas características apontarem para isso. Então, a Rose o trata como se fosse apenas o jeito dele e algumas vezes isso parece fazer com que ela não o entende mas os dois juntos dão certo! E quanto ao bebê... bom, não foi algo obrigado mas chegou perto - e isso dá muitas voltas e reviravoltas na história. Vale a leitura!
      Beijinhos,
      Lica

      Excluir
  6. Oi, Lica!
    O primeiro livro fez muito sucesso entre os leitores, e até tive certa curiosidade em fazer a leitura, mas ela passou com o tempo. Agora com o lançamento do segundo volto a ficar curiosa, mas principalmente intrigada em saber como o personagem conseguiu se encrencar tanto para correr o risco de ser processado, deportado e perder sua amada, assim tudo de uma vez, nossa, rsrs. Deve mesmo ser uma leitura muito divertida e emotiva, e talvez por isso eu repense em ler ambos os livros. Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  7. Lica!
    Não li o livro anterior e esse também não, mas li muitas resenhas e gostei.
    É difícil manter um relacionamento com alguém que não tem trato social, imagino o que Rose passou e passa com Don e espero que a chegada de um filho, melhore ainda mais o relacionamento deles.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Não fazia ideia que tinha um livro dois, mas adorei a novidade, estou ansiosa para ler...

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro personagens como Don, todo cheio de regras e cronogramas, deixam a história muito divertida. Nem sabia da existência desses livros, mas me parecem uma boa leitura. Se arranjar uma esposa com todos esses detalhes já foi difícil imagina a criança hahahaha. Mal posso esperar para ler e entender um pouco mais.

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas cheguei a dar uma folheada nas primeiras páginas, e gostei. Não sei por que ainda não o tenho *-* Parece ser um livro muito divertido e romântico, bem do jeito que eu gosto. Espero ter a oportunidade de lê-lo logo, e, também espero gostar, né...kkk'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Eu adoraria ler O Projeto Rosie, achava a capa antiga mais bonitinha, mas agora que foi lançado esse segundo livro com uma capa diferente, se eu fosse comprar compraria os dois com as capas novas. Enfim, eu já tinha visto algumas resenhas de O Efeito Rosie, e as pessoas diziam que o livro não chegava nem perto de ser tão bom quanto o primeiro. Mas mesmo assim acho que vale a leitura dos dois, você me deixou com mais vontade de ler.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei os dois livros, mas se tivesse que escolher, o primeiro me encantou mais... Então ele seria melhor do que esse - mas não ao ponto de que esse não vale, sabe? Os dois são muito legais de ler e valem muito a pena!!!!
      Beijinhos,
      Lica

      Excluir
  12. Eu ainda não li o primeiro livro, mas minha colaboradora resenhou e falou que é uma leitura ótima e divertida. Eu gostei quando soube que ia ter um segundo livro, agora posso ler os dois de uma vez. Gostei das novas capas que a editora fez. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. OOi!
    Não conhecia nenhum dos dois livros, acredita? kkkk
    Não sei o que se passa no primeiro livro, mas confesso que já me interessei só pela autora saber dosar bem o humor e romance.
    Vou procurar mais sobre o primeiro.

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei super interessada em começar a ler O Projeto Rosie hoje mesmo. A personalidade de Don me lembra tanto o Sheldon de The Big Bang Theory, acredito que essa leitura vai ser muito agradável para mim. Adorei a sua sinopse, fiquei bastante convencida por ela :D

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana...
      O Don lembra o Sheldon sim, até comentei isso na resenha do primeiro livro - que tem até um link para o ator que a Rosie comenta que ele é parecido fisicamente... eu amei os dois livros :)
      Se quiser, a resenha do primeiro é essa aqui: http://www.amoreselivros.com.br/2013/12/o-projeto-rosie-graeme-simsion.html
      Beijinhos,
      Lica

      Excluir
  15. Olá, tudo bem? Conheci esse livro e o primeiro no Mochilão da Record que teve aqui porém até agora não li :x Sua resenha me instigou e essa capa é bem atrativa. Você tem resenha do primeiro?
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carool, tudo bem?
      Tem resenha do primeiro livro por aqui sim.... o link é:
      http://www.amoreselivros.com.br/2013/12/o-projeto-rosie-graeme-simsion.html
      Beijinhos,
      Lica

      Excluir
  16. Oi Lica, eu já tinha visto o primeiro livro 'O Projeto Rosie' mas ainda não tive a oportunidade de ler. Nossa se eu olhasse só para essa capa eu nunca iria imaginar que ele era continuação dele!
    Já li varias resenhas e ainda não me interesei por ele! Mas depois da sua resenha acho que vou dar uma oportunidade para ele, gosto quando a leitura faz a gente sorrir! rsrsrs
    linda resenha!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Lica!
    Eu não li o primeiro livro ainda mas já ouvi muito falar sobre ele e agora fiquei com vontade de ler. O Don me parece um personagem diferente de tudo que eu já vi... Meio nerdão né? Acho que eu ia adora-lo! Esse jeitão todo combina com situações desajeitadas rs
    Talvez um livro extra curtinho ou um conto na visão da Rosie já seja bom né?
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Lembro que li "O Projeto Rosie" e gostei muito, não sabia que teria um segundo livro e gente que máximo, Don vai ser pai, já imagino as situações e seu jeito de lidar com as coisas, deve ser uma leitura muito engraçada e apaixonante, já que Don tem um charme com esse seu jeito rs' já quero conferir!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Já li algumas resenhas a respeito desses livros, mas não me chama muito a atenção. Talvez um dia venha a ler, por curiosidade. De qualquer forma, sua resenha está ótima muito motivadora a leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Lica,
    Amo o Dom, me apaixonei por esse personagem em O Projeto Rosie, esse livro é o meu queridinho da estante. O Dom além de ser hilário do jeitinho pragmático dele, ele é cativante e com uma personalidade única. Quando vi a divulgação de O Efeito Rosie já fiquei interessada em ler para ver o que mais esse personagem consegue aprontar haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ola,
    Eu ainda não li ao primeiro livro O projeto Rosie, mas tenho muita vontade de ler, esse segundo livro parece ser bom também, e divertido, pois gostaria muito de ver como Don esta lidando com a noticia do bebê rsrsr.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  22. Ola, já li O projeto Rosie,acho que há um ano, só fui descobrir que tinha continuação a pouco tempo, mas ja tenho vontade de vê como os personagens mudam

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras