Sobre o filme: Before Sunrise

16/09/2016




Título: Antes do Amanhecer (Before Sunrise)
Ano de produção: 1995
Dirigido por: Richard Linklater
Duração: 100 minutos
Gênero: drama, romance
Classificação: 14 - Não recomendado para menores de 14 anos






Olá, pessoal! 
Hoje eu vim com uma indicação super legal de um filme muito amorzinho que eu assisti recentemente. No post em que eu respondi a TAG Viciados em Filmes (você pode ler aqui), eu citei esse filme e disse que um post sobre ele sairia, pois então aqui está, fi-nal-men-te! Então, vamos saber mais da história da Celine e do Jesse?

As primeiras cenas do filme nos apresentam à Celine (Julie Delpy), uma mulher com os seus vinte e tantos anos e Jesse (Ethan Hawke), também com a mesma idade, ambos em um trem na Europa. Por acaso, Celine muda de lugar e acaba conhecendo Jesse. 


Eles começam a conversar e a trocar ideias sobre o que estão fazendo da vida. Jesse conta que está partindo em uma viagem sem rumo em busca de aventuras e Celine está voltando de uma viagem que fez a sua avó. Os dois conversam mais e mais sobre viagens, sobre si mesmos, sobre crenças, filosofias... Até que chega a hora em que Jesse tem que partir, mas ele tem uma ideia louca e convida Celine para sair e conhecer Viena até que chegue a hora de pegar seu avião. Ele conta a ela que o plano de apenas passear por Viena, conhecer os lugares tão famosos de que tanto falam, sentar em cafés e aproveitar a companhia um do outro até que chegue a hora de cada um seguir seu rumo. Celine acaba aceitando o convite. 

À medida em que eles vão conhecendo a cidade, eles também dialogam sobre assuntos sérios, existenciais e profundos. Eles visitam casas de festa, cemitérios, enfim, cada lugar diferente do outro. Cada um mergulhando na história um do outro. Cenas com diálogos que aparentam ser banais, mas que podem se desviar para assuntos mais pesados. Os diálogos são bem construídos e cotidianos, eles nos dão a impressão de que não é nada de extraordinário, conversas que até mesmo a pessoa que está assistindo poderia ter com outra pessoa ao longo de um engarrafamento dentro de um ônibus ou em uma rua movimentada ou em um café. Você se sente tão fisgado pelas conversas que se sente parte do filme, parte da história dos dois. 


Todo o tempo, enquanto eu assistia, notei que o laço entre eles ia se estreitando e me perguntava como ia ser o final, se eles se separariam ou não, como é que eles iriam se separar, sendo que os dois começaram como estranhos e acabaram como pessoas quase inseparáveis. Vou deixar isso pra vocês descobrirem. Por enquanto, só posso dizer que é um filme sensacional, principalmente pelo fato de ser tão simples, mas muito bem construído. Não somos atraídos apenas pela história dos dois personagens principais, mas pelo cenário inteiro, por todos os lugares em que eles passam, cada um mais lindo que o outro. Além de que Richard Linklater conseguiu dirigir as cenas a fim de nos inserir dentro daquela obra. Parece até que somos íntimos deles dois e viajamos com eles dois. Isso é maravilhoso! A leveza com que o filme foi feito, os diálogos simples, o amor envolvido em tudo, me fizeram amar esse filme. Ainda bem que ele é parte de uma trilogia. A trilogia se chama "Before" e os filmes vão acompanhar o amadurecimento de Jesse e Celine. O segundo filme se chama "Before Sunset" e o terceiro "Before Midnight". Nem preciso falar que já estou louquinha da vida pra assistir o resto da trilogia, não é mesmo? 

Espero que vocês tenham gostando do post de hoje, eu o fiz de forma breve para não contar tudo sobre o filme e despertar a curiosidade de vocês sobre ele. Espero que vocês tenham se sentido um pouquinho motivados a mergulhar nessa história maravilhosa. 

Obrigada por ler até aqui! 
E até o próximo post. <3

Meu sonho é ser companion (e ter um pug).

Que tal conferir também...

24 comentários

  1. O filme é ótimo, vale muito a pena assistir a trilogia completa retrata um amor real, com o qual todos podemos nos identificar. Além disso, a história do filme foi inspirada em um encontro do diretor Richard Linklater com uma garota, a intenção dele era fazer com que a moça identificasse a história e surgisse em alguma sessão, assim como a personagem Céline faz no segundo filme da trilogia, infelizmente o reencontro nunca aconteceu, pois Amy (a garota que teve um encontro com o diretor) faleceu antes do início das filmagens do primeiro filme.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido nem falar sobre esse filme, mas tenho certeza de que preciso assistí-lo. Ele parece ser muito divertido, fofo e reflexivo, o que me deixou muito animada. A sua opinião me deixou ainda mais instigada a conhecer. Adoro ver essas indicações, pois sempre conheço filmes maravilhosos. Quero muito conhecer esse romance.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a indicação! Confesso que já fui ver o trailer e o filme parece ótimo, simples e marcante. O que mais gostei disso tudo é o fato de ser uma trilogia, assim podemos acompanhar o amadurecimento do amor desse casal. Embora eu não goste de filme mais antigos, vou dar uma chance a este. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Amanda!
    Adorei o post e a indicação. Não conhecia o filme e nem a trilogia ao qual ele faz parte. Mas fiquei bem interessada, parece bem divertido e com uma bonita mensagem. Dica anotada! Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ai esse filme..... Suspiros altos e sorrisos bobos me acompanharam durante todo o filme. Não é todo mundo que conhece essa beleza, mas deveriam conhecer. E os outros tambem seguem a mesma linha e matam a minha vontade de ver esse casal (hora sim hora nao) novamente. Sou a louca dos romances, e confesso que rolou ate uma lagrimazinha no final do ultimo kkkkkkkkk

    Amei amei amei

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Ando sem tempo para ver filmes, mas adorei essa dica, ainda mais sendo comédia romântica hahha não sabia que era uma trilogia...

    ResponderExcluir
  7. Oie

    Eu não conhecia mas adorei a dica.
    Além de lindo parece trazer uma grande mensagem.
    Vou assistir com certeza. Obrigada por compartilhar.

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Amanda, tudo bem
    Realment eu não conhecia esse filme e fiquei perdidamente apaixonada diante de tanta lindeza e emoção que a historia possa trazer, super anotada a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Seu objetivo foi alcançado e fiquei bastante curiosa sobre o filme e o que aguarda o desfecho: se Celine e Jesse vão se separar ou não após criarem esse vínculo tão especial e envolvente.
    Também quero saber um pouco mais sobre esses diálogos e pretendo assistir assim que possível. Adorei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu ainda não assisti o filme, e já fiquei com aquela curiosidade para saber como será que terminou a história. Já até anotei o nome, pois preciso saber o que acontece com o casal. História bem interessante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Amanda!
    Não conhecia o filme e gostei muito da indicação.
    Vou tentar achar para assistir.
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Quando digo q sou um Alien todo mundo acha estranho. Tai outro filmes ou série de filmes que todo mundo ama... E que eu achei a coisa mais sem graça da vida... Kkkkk... Que bom q curtiu, pq pra mim não rolou

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  13. Olá, que ótima dica, ando precisando mesmo que filmes para assistir e esse parece ser um romance super leve e fofo que retrata o lado simples do amor, estou ansiosa para conhecer a trilogia e os gifs me deixaram curiosa, beijos

    ResponderExcluir
  14. Adorei a indicação Amanda!
    Que coincidência ler esse post hoje, pois estava procurando um filme para assistir final de semana, e adivinha qual vai ser?
    Adoro romance leve e simples, gostei muito da sua opinião sobre esse filme, e o que é mais legal é que faz parte de uma trilogia.
    Com certeza vou gostar muito desse filme, acompanhar as histórias dos dois personagens nesse cenário deslumbrante que é Viena. Pelo jeito é uma bela história, com uma leveza que encanta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Apesar de, eu adorar assistir filmes, eu não assisto tantos quanto eu gostaria :/
    Achei a premissa do filme muito boa, e no começo do seu review vi que é bem semelhante a história do livro Apenas um dia. Enfim, gosto bastante de filmes do gênero e já anotei a dica, assim que tiver um tempinho, corro para assistir :)

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie
    Tudo Bem?
    Então eu nunca vi esse filme fiquei bem curiosa sou a louca dos romances e comedias românticas acaba sendo os únicos filmes que vejo (eu sei loucura) mais eu adoro vou anotar a sua dica aqui.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o filme, mas já estou doida para assistir. Vou dar uma olhada se encontro na Netflix. Talvez aproveite o fim de semana para assisti-lo. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Oie
    não sei se conhecia o filme mas com certeza fiquei curiosa, eu amo esse gênero e adorei as imagens e a sua resenha, dica mais que anotada

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adoro filmes água com açucar assim, quando assistir os outros dois, faça um post falando sobre os três juntos.Vou procurar pra assistir.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Amanda...
    Amo esse tipo de filme!! Os melhores filmes para mim são esses água com açucar kk
    Não conhecia esse filme, mas já anotei a sua dica!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Nossa, eu não conheci o filme, fiquei super interessada nele, parece ser muito gostoso de se assistir, irei procurar para ver.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  22. Oiii!!

    Eu não conhecia o filme acredita?
    Mas eu adorei a resenha!! Gosto dessa forma de enredo e fiquei animada com a resenha!
    Prefiro resenhas assim. Mas simples e completa.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Nunca tinha visto esse filme kkkkkkk o que é uma pena, porque parece ser bem legal... Vou procurar ele em algum lugar para assistir.

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro assistir filmes assim, são sempre tão fofos, ver o casal se apaixonando e tudo mais. Mais legal ainda é que é uma trilogia, e pelo visto já existem os três filmes, certo? Não vou precisar esperar pra ver os outros rsrsrs vou procurar assistir depois, gostei mesmo do enredo.

    Abraços :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras