As Letras do Amor - Paula Ottoni

27/12/2016

Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.

Entre tantos livros que tenho na lista de leituras, As Letras do Amor entrou pela sua bela capa. Sim, eu amei a capa! Só ela já me conquistou, mas isso somado a possibilidade de conhecer mais uma autora nacional me fez querer ainda mais ler o livro.

Aí eu li a sinopse e me desanimei um pouquinho. É que eu não estou mais tão na vibe de triângulos amorosos - e a sinopse me fez pensar na trilogia Rock Star já que a Kiera também larga tudo para ir morar com o namorado em uma outra cidade e começa a se interessar pelo amigo com quem eles dividem a casa (só que aparentemente sem um Kellan para eu me apaixonar).
Então, depois das primeiras impressões, embarquei na leitura.

As Letras do Amor é um livro nacional que conta a história de Bianca, uma garota que aparentemente tem tudo o que quer mas que não está contente com nada disso. Seus pais estão se separando e seus irmãos menores são muito barulhentos. Ela resolveu largar a faculdade pois não gostava do curso que escolheu - e, agora, decidiu que irá para a Itália com seu namorado. A ideia é passar seis meses lá, ajudando ele em seu negócio e também aproveitando para aprender italiano, conhecer novos ares e poder ter a certeza do que fazer pelo resto da vida.

Infelizmente, a Bianca não me conquistou logo de cara. Ela é uma garota de 19 anos muito mimada, que tem a vida fácil mas que mesmo assim não vê a sorte que tem ao seu lado. Uma garota que larga a faculdade e tem o apoio dos pais que aguardam que ela faça um novo vestibular não me convence que não tem pais legais - e reclamar de um divórcio? Aos 19 anos? Por favor, né?

Miguel também não é um cara adorável e isso meio que desanima. Quer dizer, se a protagonista vai para outro país com um namorado que não conquista o leitor, é claro que você vai torcer para ela encontrar outro cara e ser mais feliz e é aí que entra o Enzo. Lembra que eu comentei que não ando na onda de triângulos, né? É que para mim, eles são muito mais interessantes quando o leitor fica na dúvida junto com a personagem e não quando é evidente qual é a escolha certa.

MAS... A Paula Ottoni tem alguma coisa na forma como escreveu o livro que, mesmo eu não indo nem um pouco com a cara da protagonista, não consegui deixar a leitura de lado. A narrativa é gostosa e flui com muita facilidade, o que faz com que seja um livro rápido de ler. Além disso, eu gosto de ler livros juvenis e os romances neles sempre conseguem me deixar encantada (mesmo quando os clichês predominam ou os protagonistas não fazem as melhores escolhas).

Embora alguns pontos tenham me incomodado um pouco durante a leitura, As Letras do Amor foi um livro leve e gostoso de ler. Paula escreve de um jeito tão envolvente e ambienta tão bem a história que me senti viajando para Roma junto com a Bianca.
Mesmo com muitos clichês e algumas coisas bem previsíveis, é interessante ver como a autora levanta questões sobre autoconhecimento, a ansiedade da primeira vez, morar longe, amizade e traição entre outras dúvidas adolescentes. Isso sem falar na incrível trilha sonora.
Para quem curte livros juvenis e quer uma leitura rápida, o livro pode ser uma boa pedida. Também é uma boa dica para quem gosta de ler algo para relaxar depois de um livro mais denso.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

34 comentários

  1. Esse livro tinha tudo para ter uma história encantadora, pela resenha imaginei que fosse ter uma revira volta, e que a mocinha mimada fosse amadurecer. Mesmo assim pretendo dar uma chance a leitura, porque me pareceu ser um clichê, com uma leitura gostosa, e rápida.

    ResponderExcluir
  2. A premissa do livro é bem clichê, ele não parece de todo ruim, mas certos pontos me incomodam no enredo, a começar pelo triângulo amoroso e o fato da protagonista ser imatura. Não é um livro que eu tenho vontade de ler.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia este livro e nem a autora, mas é sempre bom conhecer novos livros nacionais.
    Concordo com você em relação a histórias que possuem triângulos amorosos, são bons aqueles que o leitor fica em dúvida junto com o personagem, não aquele que fica óbvio qual vai ser a escolha, gosto de romances juvenis, e lendo sua resenha fiquei bem curiosa em relação a este livro, pretendo ler.

    ResponderExcluir
  4. Lica!
    Não conhecia a autora, nunca li nenhum livro dela.
    Gostei que parte da história se passa em Roma, adoro a Itália.
    Não gostei do babado do triângulo amoro, não gosto muito de livros com a temática, acho sempre tendencioso.
    Pelo que entendi, a autora precisa desenvolver um pouco mais e desejo que ela tenha sucesso futuramente.
    “Não pedi coisas demais para não confundir Deus que à meia-noite de ano novo está tão ocupado.” (Clarice Lispector)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem por aí?

    É a segunda resenha desse livro que eu leio e até que a premissa chamou bastante a minha atenção, apesar de não ser um dos meus gêneros preferidos. Eu adorei essa capa, achei ela linda, apesar de eu não gostar muito de capas com pessoas nelas. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Feliz 2017, abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Nossa, as suas impressões do livro são bem semelhantes às minhas.
    Esse foi um dos livros que eu li em 2016 que não me agradaram totalmente.
    Eu também achei a Bianca mimada e algumas atitudes dela me deixaram muito irritada. No entanto, como você bem colocou, não dá pra largar o livro, a escrita da autora é muito gostosa.
    Um beijo!
    Feliz ano novo ♥
    Historiar

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não sabia que esse era um livro nacional, fiquei surpresa com isso. Sinceramente esse é um livro que não me atrai nem um pouco, a premissa dele, pra mim, já é batida e a situação entre os personagens não me chama a atenção. Também não gostei da descrição dos personagens, sinto que eu não iria simpatizar com nenhum deles, o que deixaria a leitura bem desagradável, mas fiquei curiosa pela trilha sonora. Fico contente que tenha sido uma boa leitura pra você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá =) Que bom que apesar de alguns pontos te incomodado você foi uma leitura gostosa. Já conhecia o livro, mas ele ainda não me desperta curiosidade. Beijos'

    ResponderExcluir
  9. Opa, mais um livrinho para lista de nacionais. Apesar de achar que também não vou gostar dá mocinha, as vezes tudo que precisamos é uma leitura clichê. Com certeza está na lista. Ótima resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Li esse livro e nossas impressões foram diferentes, pois, diferente de você, eu curti a protagonista e não simpatizei com o Miguel, pois ele é odioso, nénão?
    Achei legal que, mesmo você não tendo gostado muito da protagonista, você não conseguiu largar a leitura.
    É muito legal conhecer outras impressões sobre uma mesma obra.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Acho que seu percurso com esse livro foi bem parecido com o meu. Eu amei a capa, a sinopse e saber que era um triângulo me desanimou muito, mas agora eu amei sua resenha e volto a querer ler de novo kkkkk amei e será minha meta para 2017. Beijos

    ResponderExcluir
  12. É uma pena que os personagens não tenham te cativado. Mesmo que a autora escreva bem, sinto falta de me sentir conectada com os personagens apresentados a mim. Apesar de não ter muita coisa contra triângulo amoroso e adorar livros nacionais, essa é uma leitura que eu não faria, pelo menos no momento.
    Mas uma coisa é certa: de fato, a capa é belíssima!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  13. Oi Lica, também amei a capa desse livro, achei um amor só. Me chamou a atenção a playlist, amo narrativas que cruzam com músicas. Fiquei curiosa sobre a leitura, me parece que traz um pouco do autoconhecimento além do triângulo amoroso, que apesar de não me agradar, me deixa curiosa para saber como ele ora se desenvolver. Obrigada pela dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    A capa é realmente linda, eu sou dessas que compra e decide ler livros pela capa e faria o mesmo que você.
    Fiquei interessada na leitura, pois essa coisa de ter tudo o que quer e não estar feliz é algo muito comum, quero saber como ela se livrou disso. Triangulo amoroso é algo que não me conquista, mas ao mesmo tempo, me deixa curiosa para saber como a personagem vai lidar com isso.
    Dica anotada.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não sei se leria esse livro, pois ao mesmo tempo que o jeito que você descreveu a escrita da autora me encantou, a falta de maturidade da protagonista me desanimou,pois aos 19 anos não saber lidar com um divórcio é imaturo. Talvez acabe lendo pela escrita mas não pelos personagens.
    A capa é mesmo muito bonita e encantadora.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu já vi muitos comentários sobre esse livro por ai e parece ser uma leitura bem leve, mas confesso que a premissa não me deixa animada e saber que a protagonista é mimada não me agradou, porque acredito que ela demoraria para me conquistar, isso se conquistasse.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Eu detestei esse livro, achei ele bem mal escrito e a história foi bem chata e clichê. Não gostei dos personagens, não gostei do triângulo, me lembrou a Kiera também, haha, resumindo, foi bem ruim mesmo. Ainda que você conseguiu tirar alguma coisa de bom desse livro, porque eu não :(

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Esse é um dos livros que quero muito ler mesmo não gostando da ideia de triângulo amoroso. Isso por causa exatamente da ambientação que você diz ser muito bem feita e praticamente se sentiu viajando por Roma.
    Mesmo com os pontos negativos aqui salientados, ainda pretendo ler e espero que goste.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Apesar dos clichês trazidos no enredo do livro, temos ai um bom tema trazido pela autora. Pois como você disse, ela traz a história em forma de autoconhecimento, e tão profundamente que fica impossível não querer ler a obra.

    ResponderExcluir
  20. Olá. Tudo bem?
    Não eu muito chegado no gênero, mas sempre espero um dia em que vou ser surpreendido e levado a ler um livro incrível que jamis imaginava. Mas, infelizmente não posso dizer muito desse. Na verdade, eu achei ele bem fraquinho. Não gosto de julgar um obra sem lê-la, mas vendo a resenha é o sentimento que tenho. Fico feliz que apesar de não ter gostado de algumas coisas, mesmo assim gostou o livro. Bem, gostaria desejar um feliz ano você para você e tudo de bom em 2017, com ótimas leituras.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Acho este livro uma graça desde a primeira vez que o vi!

    A sinopse, apesar de um pouco clichê, faz o livro ter uma magia própria e considero um bom ajudante "cura ressaca"!

    Ainda não tive oportunidade de conferir "As Letras do Amor" mas espero poder fazê-lo em breve!

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  22. Oiee Lica ^^
    Eu também não gosto de triângulos amorosos, principalmente quando, como você disse, a gente sabe quem vai ser a escolha certa. Agora, quando os dois caras (ou duas garotas, ou sei lá) são apaixonantes e nem nós sabemos quem escolher, aí fica interessante. Eu tenho curiosidade de ler este livro, principalmente por se passar na Itália (adoro!), mas estou um pouco receosa ainda *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  23. Olá
    parece ser uma linda leitura, eu fiquei cruiosa desde que lançou, espero poder ler em breve e curtir, romances são sempre vem vindos

    beijo
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. oie, particularmente não curto livros juvenis, por isso esse não me chama atenção, além de já ficar com certo receio por os personagens não serem cativantes. o que me chama atenção aqui é o fato de podermos conhecer roma,

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    O principal fator que me chamou a atenção nesse livro foi essa ambientação na Itália, que eu simplesmente amei. Já vi várias pessoas falando que não foram com a cara da protagonista, mas acho que a escrita da autora é tão gostosa que isso se torna um mero detalhe. Adorei poder ver as suas impressões!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Olá, que bom que o livro te surpreendeu, estou com certa ressaca de romances então a obra não me chamou tanta atenção assim, o fato do triângulo pode ser que dê um up na leitura, mas não sei se é algo que eu leria

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Eu tenho uma preguiça enooorme de triângulos amorosos, é uma merda, porque a maioria dos livros trás 2 rapazes disputando uma moça mimada, insegura, que não sabe o que quer da vida, então esse livro já não me chamou atenção de cara. Apesar de você dizer que o livro é bom para se ler depois de uma leitura mais densa, eu não tenho muito interesse, então deixo a dica passar.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  28. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas confesso que não sabia que ele era tão repleto de clichês. Uma pena, porque tenho tentado me manter bem distante deles. O fato da escrita da autora ser fluída me chamou a atenção, mas vou deixar para uma outra oportunidade.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, não conhecia a obra, parece ser uma leitura interessante.
    Eu não ligo muito se o livro tem temas clichês ou não, se a história me prender...adoro!

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Oie tudo bom??

    eu amo um triângulo amoroso, todo mundo acho que sou louca, mas eu adoro.
    é uma pena que o personagem não te cativou tanto assim, mas mesmo com esse detalhe você conseguiu apreciar o livro e isso que importa!

    =)

    Every Little Boook

    ResponderExcluir
  31. Olá Lica, tudo bem?

    Não conhecia profundamente o livro As Letras Do Amor, mas mesmo assim o enredo não me atraiu tanto assim. Mas sei que minha colunista adoraria lê-lo, então vou passar a indicação pra ela, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Sabe que desde que eu vi esse livro pela primeira vez eu sinto que quero ler ele urgente. Eu adorei saber que ele se trata de assuntos mais leves e achei que a trama parece muito envolvente. Com toda certeza vou ir atrás para ler o quanto antes. Meus parabéns pela sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  33. Oie,
    Tudo bem? Esse livro é muito lindo tanto a capa quanto a premissa. Achei parecido com um filme que assisti, não lembro o título agora. Sua resenha foi convidativa e opinião sincera. Em breve vou verificar o preço dele para leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Que engraçado, já vi tantas resenhas boas falando sobre esse livro. Gosto literário é uma coisa incrível meso, né?! Essa capa é realmente muito convidativa, tenho concordar. É uma pena que o livro não tenha funcionado tanto para você. De qualquer forma, amei ler sua resenha!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras