Nerve - Jeanne Ryan

12/12/2016

Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online NERVE, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Observador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo.A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em NERVE. Juntos, vão galgando posições no jogo.Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos... e perigosos.

Você já se sentiu desafiado a fazer algo, mesmo sabendo que pode se arrepender depois, acaba levando em frente? A heroína deste livro também.
Olá! Prontos para o desafio? Eis uma obra original e super conectada com as novas tecnologias e os impactos na sociedade moderna: Nerve.

Surfando na onda de Pokémon Go e seguindo a temática dos jogos on-line, redes sociais e privacidade, o livro da americana Jeanne Ryan (publicado no Brasil pela Editora Planeta) traz uma importante discussão para adolescentes e adultos conectados nessa nova realidade: qual o limite da inserção pessoal nesse novo contexto eletrônico?

Entre jogadores e observadores desse novo game virtual, Nerve apresenta a história de Vee, uma adolescente que acaba entrando no jogo em busca de reconhecimento social (além de super prêmios e vantagens exclusivas, para quem cumpris os desafios). E nessa batalha de Verdade ou Desafio, tudo pode acontecer.

O que ela não sabia é que não existem regras nem limites nesse jogo em que adolescentes são desafiados a cumprirem desafios cada vez mais ousados em troca de fama e dinheiro rápido. Nesse caminho perigoso, Vee acabará se deparando com novos personagens em uma aventura sem limites em um alucinante thriller adolescente.

Como leitor, minha experiência foi realmente intensa a cada uma das 302 páginas, com uma tensão crescente, e capítulos planejados no tamanho certo, sempre me convidando a ir além. Ponto pra autora!

Os personagens também são marcantes, com situações que transitam entre o romance e a aventura, o pânico e os desafios alucinantes de um jogo sem limites. Ingredientes perfeitos para uma grande obra, com diagramação perfeita e de excelente qualidade literária. Ponto pra editora Planeta!

E para quem abriu o livro e recebeu um ingresso de cinema? Sim, Nerve também virou filme! Ah, uma observação importante: Adorei o filme, mas achei o livro muito mais profundo e complexo. E... livro e filme tem finais diferentes! Leia, assista e compare! Super recomendo!
Ficou curioso? Leia a crítica!

Escritor e poeta blumenauense, apaixonado por cinema, literatura e Oktoberfest. Formado em Letras, casado e pai adotivo de um gato preto. Skoob Wattpad Twitter

Que tal conferir também...

35 comentários

  1. Olá,

    So vi o filme é é por isso que adorei a resenha do livro, queria saber se a história é mais profunda e se vale a pena a investir na leitura, sua resenha me convenceu totalmente. Eu me diverti muito com o enredo e espero gostar do livro também.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, vale a pena assistir ao filme (que adorei!) e depois ler o livro (que amei!), para comparar. Duas excelente sobras, muito questionadoras da nossa nova realidade tecnológica!

      Excluir
  2. Leitura tensa, jogos sem limites, personagens marcantes e livro que virou filme, como eu não conhecia essa obra de arte? Gente, simplesmente adorei sua resenha, sério! Preciso desse livro pra ontem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a leitura! Recomendo! (E o filme também é muito bom, com excelentes atores!)

      Excluir
  3. MANO! Que livro é esse?
    Autora realmente pegou um assunto muito polêmico no geral,e precisa sim ser discutido, jogos sem limites é perigoso demais.
    Quero ler esse livro, ate vou procurar ele para comprar ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos sem limites, exposição de privacidade, e a história (do livro) vai muito além disso... Leia e surpreenda-se!

      Excluir
  4. Oi, Ricardo
    O livro geralmente é sempre mais profundo que o filme, né?
    Vejo que as pessoas estão gostando muito desse livro e fico feliz que com você aconteceu o mesmo. O tema atual é muito interessante. Mesmo assim eu não sei se leria, pois não é o tipo de leitura que procuro no momento. Mas o filme gostaria muito de assistir. Ótima dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é mais leve que o livro, mas nem por isso é fraco... Adorei o filme, e tem ótimas atuações!

      Excluir
  5. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e esse questionamento dos limites para a inserção pessoal no meio virtual é muito válido, já que vemos todos os dias pessoas postando detalhes de sua vida pessoal em várias redes sociais.
    Fico feliz que a autora conseguiu prender sua atenção com a escrita e o tamanho dos capítulos tenha sido bom.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente gostei da obra, super aprovada! Sempre convida o leitor a ir além e ler mais, ir mais fundo na história da Vee e seus desafios sem limites!

      Excluir
  6. Li esse livro recentemente, mas diferente de vc não achei os personagens marcantes e sim inconsequentes demais, mas gostei do gancho da autora, pois ele chama atenção para uma realidade não muito diferente quando assistimos vídeos no YT de desafios sem o menor bom senso. Quero ver o filme. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário, super válido! Os personagens tem as características da maioria dos adolescentes, que são facilmente influenciados por prêmios e desafios, como os personagens do livro! E isso chamou minha atenção, nessa questão da modernidade e tecnologia! Parabéns pelo seu comentário!

      Excluir
  7. Como que eu não conhecia esse título? Vou começar pelo filme, se me chamar a atenção vou para o livro *-* valeu pela dicaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também comecei pelo filme (mais raso) e depois fui para o livro (bem mais profundo!). Boa sorte nessa jornada de desafios!

      Excluir
  8. Oie
    muito legal sua resenha, eu tenho ouvido muitos elogios sobre o filme e sobre o livro, fiquei bem curiosa mas nao sei se leria mas quero muito assistir

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei a atuação da personagem principal, muito bem escolhida para o papel. E o filme sempre é mais sugestivo do que o livro, pois tudo já vem mais prontinho... Ao contrário do livro!

      Excluir
  9. Oi Ricardo!
    Eu vi o filme e gostei muito!
    Ganhei o livro e ainda não li. Confesso que nao me animo muito pra ler quando ja vi o filme, mas sua resenha me deixou muito curiosa!
    Vou ler entao!! Adorei o post, parabéns!
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Viu o filme? Garanto que vocÊ vai se surpreender ainda mais com o livro!

      Excluir
  10. Oi, eu acho a capa desse livro linda, mas infelizmente não consigo me sentir animada a fazer essa leitura e tampouco a assistir ao filme. Acho essa premissa de realitys, de qualquer coisa bem ZzzzzZzzz e super apelativas e isso acaba me despertando uma espécie de preconceito em relação as obras.
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já tentou assistir ao trailer do filme? Talvez desperte curiosidade, para ver o filme ou até ler o livro... Cada um tem uma percepção sobre a história. Agradeço seu comentário!

      Excluir
  11. Eu achei a Vee do livro muito infantil comparada com a versão do filme. O livro em si não foi uma leitura ruim, mas não foi a minha favorita.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Vee do filme traz a carga de interpretação da Atriz, mais maliciosa e adulta... Já a Vee do livro é sim mais infantil, se conparada a outra versão, mais é uma observação muito interessante sim!

      Excluir
  12. Uau! Nem sabia que esse livro tinha se tornado filme. Gostei muito do enredo e achei-o moderno, não? Bem atual. Quero ler, claro, mas acho que vou assistir ao filme primeiro. Meu tempo para leitura está bastante limitado. Obrigada pela resenha!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente é um enredo super moderno e super atual, conectado com as novas realidades! Eu também assisti primeiro o filme, para depois ler o livro. VAle a pena!

      Excluir
  13. O que mais me chamou atenção nesta sua resenha, foi a mistura de sentimentos trazidos no livro, isso me deixa encantado e com uma vontade enorme de conhecer mais essa história. Ainda não vi o filem, então espero que ele possa ser fiel a este encanto de livro.

    ResponderExcluir
  14. Olha, um livro com personagem adolescente para o público adolescente, achei de forma geral o enredo até dinâmico e um pouco diferente, mesmo assim, sei que não compraria o livro, sobre o filme, vou aguardar para assistir.

    ResponderExcluir
  15. Vejo que o livro e bem mais intenso e complexo que o filme, e por isso irei esperar pela leitura para depois ver qual é da adaptação. Não costumo ler livros nesse estilo no entanto a premissa e tão bacana que me senti intensamente cativada. Acho que vou gostar e muito dessa leitura.

    ResponderExcluir
  16. Ricardo!
    O livro e o filme andam bem badalados, agora na minha humilde opinião, o livro parece ter muito mais ação e detalhes do que o filme.
    Deve ser interessante cumprir tarefas durante um jogo que parece game.
    Não é muito minha praia, mas até daria uma chance para leitura.
    “Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Estou tentada a ler esse livro, pois você não foi o primeiro a elogiá-lo e engrandecer a obra. Mas, é provável que eu assista o filme primeiro. Afinal, comprar livros atualmente tem sido um martírio já que ando sem grana.
    Ótima resenha
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  18. Não sei porque, mas me lembrou o anime Sword art online, já vi muita gente elogiando o livro, mas não sabia que tinha o filme, não sei se ficou tão famoso assim. Mas vou dar uma chance para o livro.

    ResponderExcluir
  19. Sou doida para ver o filme, mas não leria o livro. Acredito que vou achar confuso e tenho escolhido leituras mais fáceis justamente porque só tenho tempo de ler no metrô, indo ou voltando do trabalho. Ainda assim, parabéns pela resenha! Assistirei ao filme na primeira chance. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  20. Achei interessante o tema. Ainda não conhecia Nerve, mas achei bem legal. Gosto de histórias que tenham desafios, parece ser um livro que você fica ansiosa por saber mais. Vai para minha lista de leitura e de filmes.

    ResponderExcluir
  21. Oiii, tudo bem?
    Quero ler esse livro desde quando foi lançado, mas ainda não tive tempo de fazer a leitura, estou com muitos outros livro na frente.
    excelente post, amei.
    Abraços Mary ;)

    ResponderExcluir
  22. Eu não conhecia este livro, mas não tive como não me interessar, fiquei super curiosa para saber quais são os desafios e como termina o livro, sem dúvidas pretendo ler, adicionei Nerve em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  23. Tinha visto esse livro mas ele não havia chamado minha atenção até o momento. Gostei muito da premissa e também da resenha e fiquei curiosa para saber mais sobre esses desafios perigosos aí.
    Uma pena que mudem tanto a adaptação que livro e filme acabam com finais diferentes :/

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras