Profissão Repórter: 10 anos - Caco Barcellos

01/12/2016

Comandado por Caco Barcelos, considerado por muitos o melhor jornalista da TV brasileira, o programa Profissão Repórter chega a uma década de existência com o chamado sucesso de público e de crítica. Ao longo de cerca de 250 programas, a produção semanal, exibida na TV Globo, conquistou inúmeros prêmios, foi objeto de estudo em universidades e virou referência para quem quer ser repórter. O livro Profissão Repórter 10 anos grandes aventuras, grandes coberturas comemora este aniversário trazendo o relato dos jornalistas que fizeram vinte das melhores reportagens exibidas pela TV Globo.
Mais do que apenas um relato dos bastidores, os autores das reportagens revelam um pouco da alma de cada programa onde, como diz Caco Barcelos, a estrela principal tem que ser e é a reportagem de qualidade.
(foto retirada do Instagram da Editora)

*****

Olá, povo leitor! 
Há tempos que eu queria ler esse livro, mas ele demorou pra chegar às minhas mãos... de fato, quando chegou, já furou a fila. 

Sou fã do programa Profissão Repórter, já assisti à uma palestra do Caco, e na minha vida acadêmica, considerei muito ser jornalista, mas, quis a vida que eu me tornasse uma escritora. 

O livro traz recordações destes 10 anos de programa, desde quando ele era apenas um quadro no Fantástico, contendo apenas 15 minutos pra mostrar os bastidores da notícia, como os aprendizes mesmo falam. O livro também traz relatos de Caco, mas aqui, ele é mero organizador. 

Durante o livro, temos relatos de vários participantes jornalistas, contando suas experiências mais incríveis, os perrengues que passaram pra ter uma boa matéria... quando achavam que a pauta era boa, e descobriam que na verdade não era tão boa assim... enfim, os primeiros passos desses jornalistas e todas as felicidades e desconfortos que essa profissão traz consigo. 

De todos os relatos que li, os dois que mais me chamaram a atenção foram os relatos sobre o Círio de Nazaré e sobre um festival na Índia, que reúne mais de 33 milhões de pessoas num meso lugar... pra se purificar nas águas do Ganges. Dá pra imaginar isso? Bom, com a narrativa desses promissores jornalistas, dá sim!

Indico a leitura a todos os curiosos, que assim como eu, querem não apenas saber das notícias, e sim, saber desde o nascimento dela.. a loucura que é estar em certos lugares e situações, e muito mais que só mesmo você lendo o livro é que poderá entender. 

Até mais, povo leitor! 

Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

19 comentários

  1. Eu estou louca para ler esse livro e adorei ver essa resenha, com certeza é uma das minhas próximas compras e já sei que eu vou ficar fascinada com o conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Já sabia da existência do livro, mas confesso que no primeiro momento não me chamou a atenção. Curti sua resenha, mas não é o tipo de leitura que procuro no momento, então deixo a dica passar por enquanto...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fabi, eu sou jornalista então você pode ter certeza de que este livro está na minha lista de prioridades. Adoro ler obras relacionadas à minha profissão, especialmente quando trazem detalhes de bastidores. A maioria das pessoas nem imagina quanto perrengue passa um jornalista diariamente... Que bom que você gostou. Espero ler e gostar também!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabi,

    Eu já tinha visto o livro e foleado, porém não chama a minha atenção. Com muita vergonha admito que não me interesso muito pelo o jornalismo e com isso, creio a leitura não seria muito agradável( Posso estar errada). Não vou dispensar a dica, só adia-la, pois seu ponto de vista sobre o livro e claro a empolgação me fez ter um pouquinho de curiosidade sobre a leitura.

    Beijos
    Bella Martins
    The House of Stories

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Também quero muito ler esse livro do Caco, sou fã do repórter,e admiro muito seu trabalho.
    Eu sou bem curiosa, acredito que vou me divertir conhecendo o caminho que a notícia faz pra chegar até a gente, achei essa ideia de revelar os bastidores perfeita.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Faz muitos e muitos anos que não acompanho notícias nem pela TV nem por outro meio, e uns 5 anos que nem ligo a TV em minha própria casa. Então não acho esse livro muito atraente, embora os bastidores da notícia em minha opinião sejam bem mais interessantes que a notícia em si. Fico feliz que quando finalmente você teve a oportunidade de ler gostou tanto assim.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que ando vendo pouco TV aberta ultimamente, mas esse jornalista e seu programa são muito bons. Vi alguns e fiquei encantada por entender um pouco dos bastidores de como um jornalista corre atrás para escrever uma matéria que levará compreensão a muitas pessoas para determinado assunto.
    Enfim esse livro deve ser bem interessante. Parabéns pela leitura e resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fabi ^^
    Você pode reconsiderar essa sua opinião, viu? Pode ser de boas escritora e repórter. Ainda pode casar as duas profissões sendo uma jornalista literária. O jornalismo é uma das profissões que mais têm áreas diversas para você atuar, você não se limita somente a um espaço ou a um tipo de trabalho, ele abrange quase todo lugar! Então, fica a dica. Repense sobre querer fazer o jornalismo!
    Eu estou no segundo semestre do curso então estou amando descobrir tudo que tem essa profissão. O meu objetivo é trabalhar numa editora de livros então tô firme e forte no curso para alcançar esse meu objetivo que finalmente consolidei como meta. :D
    Já faz semanas que certos professores do meu colegiado vem indicando essa obra organizada pelo Caco. Eu mesmo venho cobiçando antes disso porque amo o Profissão Repórter, foi graças a esse programa que a minha vontade de fazer o curso aflorou. Então, você consegue imaginar a minha ansiedade para essa leitura, não é mesmo? hasuhasuhs
    Espero ter um dia a oportunidade de ler finalmente esse livro e avaliar se as críticas boas que vi dele - incluindo a sua, Fabi - são de fato concretas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Realmente o profissão reporter é um dos raros exemplos de qualidade na tv aberta, pena que não consigo ver, já que durmo muito cedo, esse livro vai ser uma bela leitura, ainda mais seguindo a linha do programa mostrando os bastidores, eu costumo gostar de quase tudo que mostra bsdtifores.

    ResponderExcluir
  10. Que resenha incrível gente! Eu tenho tanta curiosidade em querer ler essa obra, além do mais gosto desse programa a bastante tempo e super anotei a dica, parabéns pela resenha que ficou demais!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Adoro o programa Profissão Repórter, e conferir esses relatos em formato de livro, deve ser incrível. Sua resenha, me deixou instigado a conhecer mais profundamente as reportagens. :)

    ResponderExcluir
  12. Olá Fabi! Eu também já cogitei em ser jornalista na minha vida. Mas as vezes escolhemos alguns caminhos errados que nos afastam de nosso objetivo. Profissão Repórter é um bom programa e Caco Barcellos um jornalista de sucesso. Gostei muito da sua resenha, porque ela complementa a indicação de uma amiga sobre esse livro ser bom! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Adorei sua resenha, sempre assisto o profissão repórter e já fiquei instigado para ler esse livro, um dos meus gêneros preferidos são os jornalísticos. Já marquei na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  14. Apesar da leitura não ser meu alvo, eu assisto aos programas que são muito interessantes e traz um tipo de reportagem mais intenso. Eu gosto muito. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Quero ler esse livro já faz tempo, mesmo não sendo um área da qual me interesso, também assisto ao programa, e acho o trabalho que eles fazem muito interessante, e inteligente. Tenho certeza que esse livro vai trazer muito conteúdo legal, e isso fazer com que a gente conheça mais a fundo a atuação do jornalista e sua jornada.

    ResponderExcluir
  16. Fabi!
    Amo o Caco Barcelos há anos e anos, o respeito demais como profissional e ver um livro das compilações de uma parte do trabalho que fez durante o Profissão Repórter é demais!
    “Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Embora o livro não seja de um gênero que costumo ler, pela sua resenha imagino que ele deve ter um conteúdo incrível, já que o programa é muito bom, e suas reportagens sempre mostram algo interessante. Vou acrescentar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  18. Como gosto muito de Profissão Repórter, achei super interessante este livro, não sabia sobre ele, e gostei muito da sua resenha, que deu a oportunidade de ver um pouco sobre do que se trata o livro.

    ResponderExcluir
  19. Ai que horror se "purificar" no rio Ganges kkkk
    Gosto muito desse programa, sempre assistia quando tinha que dormir na cidade em que estudo, mas agora faz tempo que não assisto.
    Mesmo assim, acho que não leria o livro. Prefiro ficar com os programas, mesmo.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras