Cidade do Fogo Celestial – Cassandra Clare

31/08/2014

Cidade do Fogo CelestialERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

“Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis.” (pág. 79)

Como falar? Como escrever alguma coisa depois de ler as últimas linhas de Cidade do Fogo Celestial sabendo que esse é o fim da série? E como controlar a ansiedade até que venha The Dark Artificies?

tumblr_static_3y5ir52tovwgskg8g0444kwc8

Depois de alguns spoilers – alguns que pedi e alguns que peguei ao acaso e até fora de ordem me deixando louca para saber mais ou como iria ocorrer, só posso dizer que adorei muitas das coisas que aconteceram. E não sei como escrever sem contar detalhes importantes para quem ainda não leu, então me perdoem se a postagem ficar meio superficial ou sem muitos detalhes de roteiros.

10492286_10204115843240157_8712624781891344550_n

Meu ritmo de leitura não foi dos melhores, mas não pensem que é problema do livro. É tanta coisa acontecendo, são tantos pontos de vista para que tudo seja compreendido e junto a isso a vontade de que a série não chegue ao fim que levei mais tempo que o normal para ler o livro. Mas não me arrependo, foi bom ir lendo devagar e ir descobrindo aos poucos as coisas.

Acho que o melhor de tudo são as mensagens que Cassandra traz nesse livro é tudo sobre coragem, sacrifícios, lealdade e amizade. E também sobre amor e compaixão. É sobre se importar com os outros e ir até o inferno para ajudar aqueles que você ama. É sobre não ter importância se o sangue é o mesmo ou não quando o assunto é família. É sobre fazer o certo, mesmo que isso custe a sua vida.

“– Às vezes é uma questão de escolha – falou. – Entre salvar uma pessoa e salvar o mundo inteiro. Já vi acontecer, e sou egoísta o suficiente para querer que a pessoa que me ama me escolha.” (pág. 322)

Clary... Lembro que quando escrevi sobre Cidade dos Ossos gostei dela – mesmo me irritando um pouco. Acontece que logo em Cidade das Cinzas comecei a achar ela mais chata e a irritação com ela só aumentava a cada livro. Já falei em uma das últimas resenhas que acredito que muito da minha implicância com a Clary se deve ao meu carinho pelo Jace e em querer alguém perfeita para ele... E em Cidade do Fogo Celestial Clary me ganhou... Ela é perfeita para o Jace, porque os dois são perfeitos juntos. Essa era a Clary que eu gostaria de ter visto nos outros livros e esse é mais um detalhe que me deixa triste ao saber que agora que ela chegou no melhor ponto, acabou a série.

10153167_652093768195486_759761083_n

Jace... Ah, menino... Como te amar menos? Como não te amar? Como não torcer por você a cada página, mesmo quando suas atitudes me deixam um pouco revoltada? E como não ficar feliz e cheia de lágrimas nos olhos quando você diz coisas como “Você me fez mudar para a melhor, e mesmo que me abandonasse, eu ainda teria isso.” Eu não tenho palavras suficientes para explicar o que sinto por Jace ou falar sobre ele. Tenho a sensação de que mesmo que ele estivesse em todas as páginas, ainda assim não seria o suficiente para mim.

“– Ela é... Isabelle. É inteligente, forte e uma boa guerreira. Melhor que eu. Merece ficar bem, ser feliz.” (pág. 377)

Isabelle... Com seu jeito de durona e de esconder o que realmente sente ela foi me conquistando a cada livro e fazendo com que eu torcesse muito por ela e por Simon. Ainda não sei se concordo com o que aconteceu, tenho para mim que ela merecia muito mais e que foi tudo muito injusto para ela. Mesmo que tenha um algo a mais no final, me passou a impressão de que foi um pequeno acerto das coisas, uma pequena dose de esperança. Posso sonhar com uma série nova com ela de personagem principal???

“– Você entrou na minha vida, Simon Lewis, e não sei como, nem por quê, e nem mesmo quando aconteceu, e eu meio que odeio isso, mas não consigo mudar, e é isso.” (pág. 395)

Sim, eu sei que tem série nova vindo por aí e que provavelmente teremos uma noção de como as coisas estão com nossos queridos personagens, mas o foco da série é a Emma – não que eu não esteja querendo saber sobre a Emma e tudo mais, eu adorei ela e não vejo a hora do livro estar pronto e também por aqui, mas isso não quer dizer que terei o tanto de Jace, Clary, Alec, Magnus, Izzy e Simon como gostaria. Por falar nisso, ouvi que terá um livro novo contando mais sobre como Simon está encarando tudo o que acontece com ele no final do livro (para não contar um spoiler por aqui) mas isso quer dizer espera e incerteza – já que só quando for tudo confirmado com títulos, releases e datas é que teremos certeza do que realmente vem por ai. Mas a gente pode sonhar não é mesmo?

“– Somos todos parte do que nos lembramos. Guardamos em nós as esperanças e os medos daqueles que nos amam. Contanto que exista amor e lembrança, não existirá perda de fato.” (pág. 527)

Cassandra Clare fez um ótimo trabalho de fechamento de pontos em Cidade do Fogo Celestial. Gostei de como as coisas se desenrolaram para a maioria dos personagens – mesmo as mortes menos esperadas fizeram sentido para mim, assim como a ligação da série com Peças Infernais. Eu ri, eu chorei, eu fiquei ansiosa e angustiada, nervosa com algumas coisas. Mas também suspirei em alguns momentos, vibrei em outros e acho que talvez nunca tenha desejado tanto fazer parte de uma história como dessa vez. Não vou negar que a cena mais esperada por mim (e talvez um monte de fãs) seria o próximo passo do relacionamento entre Jace e Clary e fiquei muito contente com a forma que ele foi escrito. Acontece que o final não tem cara de final e eu não sei se isso é bom ou ruim. Ao terminar o livro eu fiquei com a mesma sensação que tive ao terminar Cidade de Vidro – só que dessa vez sem a certeza de que tem mais livros vindo por ai.Lica

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

35 comentários

  1. Serei sincera: não li a resenha. Como só li até Cidade de Vidro, morro de medo, tenho pavor, de pegar algum spoiler. Na verdade, evito qualquer resenha... não li nada sobre o livro ainda, nem a sinopse. Mas to maluca pra completar minha série e assim dar continuidade.

    ResponderExcluir
  2. Cidade do Fogo Celestial só não é meu livro preferido porque existe Cidade das Almas Perdidas. Mas realmente é um livro excelente e fechou a saga perfeitamente, um livro especial onde todos os personagens abriram o coração, mostraram a que vieram e fecharam sua história com dignidade. Achei que todos eles tiveram um final bem digno, mas me aborreci, também, com o final da Izzy e do Simon. Mas o aborrecimento passou rápido, já que a Cassandra anunciou o livro As Crônicas da Acadêmia dos Caçadores de Sombras. O livro vai ser como As Crônicas de Bane e trazer, se não me engano, 12 contos sobre a vida do Simon na academia, e vai envolver diversos personagens do universo de TMI então vamos descobrir se Tessa e Jace se encontraram, como anda o relacionamento Simon/Izzy, sabemos que vai ter um ou dois casamentos, que Malec pode, ou não, vir a ter um filho.. A Cassie já falou bastante sobre esses contos e, por isso, quando fechei Cidade do Fogo Celestial, embora tivesse terminado e eu estivesse ciente disso, não senti como se fosse o fim. Ainda não. Vou me agarrar a toda a esperança que a Cassie me der UHASUAHSUAHSUHSAUHSAUHSAUSHA

    Bjos, Lica!

    Bianca
    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lica. Eu to simplesmente enlouquecendo por não ter cidade do fogo celestial ainda! Sério, eu NECESSITO desse livro. Não quero que termine mas ao mesmo tempo eu preciso saber como termina sabe?! E espero me alegrar com a Clary também que nem você, porque ela me irrita muito. bj

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum, mas creio que teria a mente aberta para poder um dia ler todos. O fim de uma história que nos cativa é sempre doloroso. Bjus

    ResponderExcluir
  5. Aline,

    Seria melhor ler as Peças Infernais primeiro para me situar mais ou posso começar direto pelos Instrumentos Mortais ?
    Só vi elogios a Cassandra por essa série, não é a toa que pessoal quase se matou pra pegar autografo dela na Bienal.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece estar realmente perfeito, a capa dele é a mais encantadora de todas ! Necessito deste livro

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não tenho ideia de qual o foco da série agora, quero ler o mínimo possível sobre isso pra não saber nada sobre os últimos livros, mas parece impossível, estou muito ansiosa pra ler essa série!

    ResponderExcluir
  8. Essa é com certeza minha saga de livros preferida! a Cassandra Clare arrasou com este livro. A escrita está ótima! e a capa está simplesmente linda! quando comecei a ler já estava com o coração quebrado por assim dizer rsrsrsrsrs... Amei a historia e acho que a autora acertou com o final de cada um dos personagens. Beijos <3

    ResponderExcluir
  9. a cada resenha que leio fico mais curiosa para saber o final...
    espero me surpreende ainda mais...

    ResponderExcluir
  10. Fim da série...Acho que meu coração não esta entendendo que esta maravilhosa história terminou. Não quero dizer Adeus...
    ótima resenha!

    ResponderExcluir
  11. Lica!
    A série é uma das mais desejadas por mim desde que foi lançada, porém infelizmente não tive oportunidade de ler nenhum livro...
    Pelo que li em sua resenha o último livro deixa saudades e teve o fechamento bem direitinho e isso é tão quando acontece no final de uma série.
    Mesmo com spoilers gostei muito da resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Estou ansiosa pra terminar esta série. Ainda nem cheguei a essa parte da história, mais pelo que estou vendo continua emocionante. Espero ler logo. Ansiedade à mil aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ansiosa pra ler! Mas ao mesmo tempo receio um pouco o que pode acontecer!

    ResponderExcluir
  14. Assim como disse na outra resenha,pulei algumas partes, mas gostei de saber que você sentiu realmente um encerramento da série.Odeio quando fica faltando alguma coisa e você fica lá esperando ter mais páginas para explicar e não tem.

    ResponderExcluir
  15. Li sóooo o comecinho da resenha e parei! Porque ainda DEMORO para chegar no último livro apesar de já tê-lo em mãos (ainda estou no 1º!)
    Bom saber do seu entusiasmo com o fim da série, pois me dá ânimo para chegar até o último livro!

    ResponderExcluir
  16. Ler o último volume de uma série querida é sempre mais complicado. Nunca queremos dar adeus àquelas personagens. O bom é que vem série nova nesse universo por aí. Só digo que a Cassandra Clare está de parabéns por ter conseguido fechar essa série com chave de ouro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Eu leio as resenhas e fico mais ansiosa para ler! Preciso urgente dessa série hihi

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Fiquei sem folego com esta resenha! rs
    Amei muito a resenha, fiquei louca para ler, li em um segundo... rs
    Fiquei muito curiosa e ansiosa. Obrigada pela excelente resenha. Bjos!

    ResponderExcluir
  19. eu adorei a resenha.
    Isabele/Simon deixou meu coração em pedacinhos.

    ResponderExcluir
  20. Lica amada, como disse na resenha do livro anterior, deixei pra ler ese livro quando o tiver em físico, então dei uma lida por cima de sua resenha (mas tenho certeza que está incrível), porque tive medo de estragar alguma surpresa pra mim...prometo ler depois que eu tiver io livro em minhas mãos. Mas, menina, nem acredito que minha série tão amada chegou ao fim. :'( :'( Pelo olhada por cima na sua resenha, vi que Cidade do Fogo Celestial é o máximo, cheio de surpresas, cenas lindas e marcantes.. Estou louca pra ler e apreciar essa obra incrível.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. O final é muito < / 3 e <3 ao mesmo tempo!! Aliás, o final (ou o livro todo, em algumas passagens) é uma ótima introdução à Os Artifícios das Trevas.

    Abraço,
    www.taobomquantopizza.com

    ResponderExcluir
  23. Eu achei o livro 5 muito bom e fiquei querendo mais, mas estou protelando para seguir a leitura porque não quero tb que chegue ao fim...
    Quero saber mais e continuar seguindo com Jace *-*
    Eu gosto da Clary, no geral... ela é um pouco chata às vezes, mas nada que diminua o valor da personagem.
    Estou mega ansiosa para ler o fim de Sebastian...
    E tb louca para que o casal chegue nos finalmentes, hehehehe...
    Bjs :D

    ResponderExcluir
  24. me deixou mais ansiosa do que eu já estava para ler Cidade do Fogo Celestial, escreve bem demais!

    ResponderExcluir
  25. Gente que frase mais linda, me identifiquei e agora to louca pra ler o livro, @#@$@% ferrou, to quase chorando, já tinha ouvido falar do livro mas nunca pensei em comprar, eu quero agora....

    "Já vi acontecer, e sou egoísta o suficiente para querer que a pessoa que me ama me escolha"

    ResponderExcluir
  26. Nunca li a saga mas vi vários comentários positivos sobre, vou esperar as lojas on fazer umas belas promos ç.ç hihi e ai vou comprar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. pela sua resenha, deu p/ notar o quanto "cidade do fogo celestial" e bom... gostei da parte em que a isabelle diz:“– Você entrou na minha vida, Simon Lewis, e não sei como, nem por quê, e nem mesmo quando aconteceu, e eu meio que odeio isso, mas não consigo mudar, e é isso.” (pág. 395). nao ha duvidas, que "cidade do fogo celestial" e um livro lindo... quero ler toda a serie!

    ResponderExcluir
  28. Não vejo a hora de poder ler este último livro da série. Espero que seja mais emocionante ainda. Pois a série tem sido uma grande e maravilhosa surpresa pra mim. Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Meu Deus, livro 6 e eu ainda nem comecei a série. Apesar de já ter ouvido infinitos elogios em relação a todos os livros, séries assim com tantos livros me dão um certo medo. Quero muito ler mas não sei se quero comprar (meu bolso chega a sangrar só em pensar em comprar tudo isso). Então vou ver se encontro alguém pra me emprestar rsrs
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  30. Ainda não tive a chance de ler os primeiros livros da serie, estou na fila, meu amigo comprou e estou esperando ansiosa. Mas desde já, sei que são bons livros, com coisas sobrenaturais incríveis, eu também quero muito me aventurar nessas batalhas.
    fro_thielly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Eu não conheço a linha desse livro, mas a resenha mostra ser um livro muito interessante. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  32. MDS AMEI A RESENHA, eu quero muito ler essa série,dizem que ´emt mt boa,e deve ser triste ver que esse é o último livro da série... Ele já esta na lista de livros para 2014 ,espero que eu consiga cumprir essa meta. Adorei o blog

    www.refensdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Amei esse livro é chorei no final!! Nossa!! Amo o Simon!

    ResponderExcluir
  34. Oiiii por favoor pode de um resumo completo do livro eu quero muito MUITO MAS NAO TENHO COMO LER O LIVRO

    ResponderExcluir
  35. Desculpem, mas sou obrigado a fazer uma pequena observação sobre a imagem logo após a giff a que mostra todos os 5 (cinco). No livro tem o tempo todo falando que Simon não carrega nem uma espada, nem um tipo de arma, pois por ele ser vampiro ele é a arma. Por tanto não pude deixar de ficar incomodado por nesta justa imagem Simon estar segurando uma coisa que se assemelha a uma adaga.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras