Divergente - Verônica Roth

06/01/2016


Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

*******

Olá amigos leitores, como vai tudo? Depois de muito tempo, de já ter visto o filme e o livro ter quase caído de moda, eu resolvi dar uma chance para Divergente. Devo confessar a vocês que gosto de ler o livro depois de assistir o filme, para fazer comparações e tudo mais, e claro, o livro sempre acaba se saindo mais completo. 

Bom, sei que devem estar cansados e talvez já conheçam a bela historia de Beatrice (Tris), mas mesmo assim, decidi fazer a resenha sobre esse livro que me surpreendeu em todos os aspectos. Eu que já adorava o filme, agora gosto ainda mais da trama depois de ler o livro. 

Então, o livro começa com Beatrice e sua vida simples na facção da Abnegação, mas, depois do teste de aptidão feito quando os jovens atingem 16 anos, Tris é obrigada a fazer uma escolha dura: ficar com seus pais e continuar no marasmo da vida que levava ou mudar de facção e escrever sua própria história. 

Já no teste (e o próprio título do livro diz, então não é spoiler) Beatrice descobre que na verdade não tem tendência a não ser de nenhuma facção, pois é uma divergente. Ela, claro, não entende o que isso quer dizer, mas desde muito cedo é alertada de que pertencer a esse grupo é algo altamente perigoso, e que ela não deveria dividir isso com ninguém.

É então que num ato de coragem, ela escolhe outra facção e abandona sua família. Tantas coisas acontecem no treinamento da nova facção, que muitas vezes me senti na pele da própria Tris. O livro é tão bem escrito que te prende do início ao fim. Enquanto eu estava lendo eu não conseguia mais largar, e varei a madrugada pra ler. Saí da festa do ano novo e corri pra casa pra terminar a história.

Claro que muitas coisas ocorrem durante todo esse processo, mais as incertezas, as desconfianças e as descobertas da personagem principais vão encantando o leitor de tal maneira que só tenho elogios à autora. 

Outra coisa muito fofa é o romance entre ela e o treinador da Audácia, Tobias, ou Quatro (para os mais íntimos). Quatro tem uma masculinidade encantadora e desafiadora. É aquela história do casal que tem tudo pra dar errado, dois teimosos incorrigíveis, mas que de alguma maneira, dão super certo.  

Indico o livro pra quem gosta de viver fortes emoções ao ler, assim como eu. Estou in love com esse livro, gente! E claro, a frase mais legal do livro não poderia deixar de aparecer aqui:

" Sou divergente, e não posso ser controlada" Tris. 

Então é isso! Até mais, divergentes!

Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

29 comentários

  1. A D O R E I a essa resenha! Divergente é demais, sou fã de carteirinha... Parabéns Fa! : ) Ric Brandes

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!! meninas, eu fiz a burrada de assistir ao filme antes de ler o livro. Daí, quando peguei pra ler, simplesmente não consegui!
    Mas concordo com tudo o que você falou, eu parei de ler na metade (vergonhoso demais isso) mas só parei porque tinha perdido a magia por saber a história.

    ResponderExcluir
  3. bem, eu sou do time que não se interessou por nada na série Divergente... nem pra ver o filme e tentar mudar de ideia... xD
    Mas que legal que vc curtiu a leitura...

    ResponderExcluir
  4. Fabi, eu nem li o livro e nem assisti ao filme.
    E sempre achei que a história não iria fazer meu estilo, mas agora acho que eu possa vir a gostar dela.
    Quero dar uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu não gosto muito da trilogia, (li o primeiro e achei melhor parar por ali mesmo) não me chama muita atenção, mas legal que você gostou

    Abraços, Pâm
    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Me sinto envergonhada, não por não ter lidos os livros, porque não é uma leitura que eu faça, eu até tentei, mas não rola pra mim.
    Mas quero assistir os filmes da trilogia, me falaram que são bons.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  8. Falta terminar o último livro da série e já estou com o coração na mão. hahaha Essa distopia é excelente. Mal posso esperar para sair o último filme. ♥
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bom?

    Nossa, primeira pessoa que eu vejo que prefere assistir o filme antes de ler o livro, haha. Bem interessante! Divergente é maravilhoso mesmo. Uma das minhas trilogias favoritas. Vá se preparando para Convergente... Só isso que digo, haha.

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oie,

    Estou lendo Convergente e estou numa relação de Amor e ódio amei os dois primeiros livros, e nesse eu estou lendo aos poucos toda noite leio um pouquinho porque não quero ficar longe deles, mas garanto os dois ainda vão aprontar muito isso eu digo e você vai sentir muita raiva, mas depois passa hahahahah.

    Bjs
    Mayla

    http://lendocomamay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tenho um pé atrás com as distopias, serei sincero, mas também nunca li divergente, vai que eu mudo de ideia.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabi!
    Eu tentei ler o livro logo que saiu o primeiro filme e não consegui gostar de nada, daí vi o filme e adoreeeei. Agora estou para ler o livro e ver se eu gosto. Eu espero mesmo gostar do livro tanto quanto você, adoro fortes emoções durante a leitura!!
    Beijos!!


    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Oi Fabi,
    Depois de todo esse tempo na blogosfera é a primeira resenha que vejo de Divergente. Nunca pensei em ler por conta dos spoilers malditos.
    Mas vendo você descrever o romance e a jornada da Tris rumo ao desconhecido me deu até aquele gostinho de querer ler :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  14. Olá, sabe que não sou muito chegada em distopias e por isso nunca senti vontade de ler esse livro? mas a sua resenha está muito boa e talvez um dia eu dê uma chance ao livro!

    beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Ler sua resenha de Divergente me faz lembra que há tempos não leio uma boa distopia ultimante, coisa diferente de antes.
    Como assim você prefere primeiro assistir e depois ler? HUEHUUHE prefiro ao contrário.
    E você deu a melhor definição do relacionamento do Quatro com a Tris haha Amei.

    Ótima resenha, beijos!

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Fabi, tudo bom?
    Já li Divergente, mas gostei bem menos que tu. É obvio, também shippei a Tris com o Quatro, porque né. Ele é um amor, meu Deus <3
    Mas ela é insuportável, eca. Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/
    (PS: adorei o código de barras kkkk)

    ResponderExcluir
  17. Oi Fabi!
    Pode resenhar Divergente a qualquer hora, numa me canso de Tris e Quatro! kkkkkk
    Acho essa história incrível e a adaptação para o cinema foi muito boa, coisa rara já que na maioria das vezes não é o que acontece. Estou ansiosa pelo último filme.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela resenha, esse foi o único livro da série que li até agora. Tenho que dar sequência mesmo sabendo como a coisa toda irá acabar.

    Beijokas da Quel
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa, você deve ter gostado mesmo se saiu da festa de ano novo e correu pra casa pra terminar a história! rs... Infelizmente, ao contrário de você, não curti a escrita da autora, o que fez com que eu não gostasse de nenhum dos livros da trilogia, apesar de ter amado o filme Divergente.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Li esse livro no início do ano passado e gostei bastante,adoro distopias e essa me conquistou, quero ver logo o terceiro filme da trilogia.

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Assisti ao filme tambem e nao li o livro, gosto de fazer igual a você, mas queria muito conhecer logo a historia, por isso pulei a leitura...
    Que bom que gostou do livro, esperando assistir os demais filmes, acabei por deixar a leitura e ficar so nos filmes, eu estou bem atarefada esse ano com leituras...rs
    Beijos
    Viviana
    http://maesperfeitaseimperfeitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Eu amo o livro, amo a trilogia e amo os personagens. Apesar de Convergente ser um pouco decepcionante, digo em relação a escrita da autora, eu continuo amando ♥

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Gosto de distopias e tive vontade de ler o livro, mas como tenho muitos parados vou ficar apenas nos filmes por enquanto.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, Fabi!
    Ouvi dizer que esse livro é ótimo, mas que o restante da série não tão boa assim. Por conta disso desanimei e decidi não ler. Mas depois de ler sua resenha estou repensando minha decisão. Talvez dê uma chance a ele.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Este livro na minha opinião é o melhor deles, achei Insurgente e Convergente políticos demais! :-/
    Mas ainda assim a saga merece um Super OK, pois é uma trama intrigante em diversos aspectos.
    Beijos, Maisa.
    Reino Literário Br

    ResponderExcluir
  26. Comprei essa trilogia na Submarino no mês do meu aniversário, minha mãe já leu ele todo, eu ainda não pois tenho muitos outros na frente.
    Confesso que estou ansiosa com a leitura, espero que seja tão bom quantos todos falam.
    Beijos,
    Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
  27. Eis aí uma trilogia que nunca tive curiosidade em ler. Tenho os 3 livros em e-book, mas nunca bateu aquela vontade de me jogar na leitura, muito embora tenha amigos que simplesmente AMAM w mw cobram para eu ler o mais rápido possível.
    Sempre vejo o pessoal comentando que esse é o mais legal dos três livros, que o romance entre a Tris e o Quatro é uma gracinha, que a história prende...mas até agora a vontade é zero.
    Assisti aos filmes pra ver se me animava, mas ...hahahaha. Quem sabe um dia me jogo na leitura?
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bom?
    Eu tenho o livro aqui, mas ainda não li. Achp que estou esperando a vontade bater para poder ler hahaha eu vi o filme e achei muito interessante essa abordagem criada pela autora. E pelo filme a pessoa já sabe que Tobias é maravilhoso haha imagina no livro! Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu já li essa série completa... Muito bom, recomendo. Não tem como não se emocionar depois de ler todos os três livros. Sim, ainda tem o livro especial para o Quatro (também vale a pena).

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras