A Garota no Trem - Paula Hawkins

22/01/2016

Um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos, o thriller psicológico The Girl on the train, de Paula Hawkins, surpreendeu até mesmo seus editores e a própria autora, nascida e criada no Zimbábue, que vive em Londres desde os 17 anos: em menos de um mês, o livro – que vem sendo comparado pela crítica a uma mistura de Garota exemplar e Janela indiscreta – ultrapassou a impressionante marca de 500 mil exemplares vendidos e alcançou o primeiro lugar nas listas de mais vendidos em todos os países em que foi publicado (Reino Unido, Irlanda, EUA e Canadá) desde seu lançamento em janeiro. A trama, que gira em torno do desaparecimento de uma jovem mulher, com três narradoras femininas duvidosas, conquistou fãs como o mestre do mistério Stephen King, que publicou em sua conta do Twitter que o “excelente suspense” o manteve acordado a noite inteira: “a narradora alcoólatra é mortalmente perfeita”. 


Olá pessoal, como vão as leituras? Eu ainda estou de férias, então estou lendo bastante... Meu último livro lido foi A garota no trem, de Paula Hawkins, e confesso que fiquei muito empacada na leitura. 
Li várias resenhas sobre o livro antes de começar a lê-lo e fiquei muito empolgada com a sinopse, afinal, um Thriller psicológico sempre é a minha praia. Na contracapa do livro, há a promessa de que se você gostou de garota exemplar, irá gostar desse livro, bom, eu não li garota exemplar, mas vi o filme e achei muito legal. Vamos à história?

A história possui vários narradores em primeira pessoa, entre eles, a principal é Rachel. A jovem é uma alcoólatra assumida, mas que tem sérios problemas em controlar seu vício. Os problemas são tantos que ela mora com uma amiga depois de sair de um casamento de alguns anos com Tom, e, quando bêbada, ela inferniza a vida do ex-marido. O fato é que consegui enxergar verdadeiros sentimentos nela, teve uma hora que tive até pena da personagem principal. 

Enfim, eis que todo dia ela pega o trem para fingir que está indo trabalhar, e acaba observando a vida dos outros pela janela dos vagões. Entre essas vidas, está a de Scott e Megan, um casal desconhecido dela, mas que, por algum motivo, ela é fascinada. Talvez ela enxergue neles o que ela queria ter tido com Tom. Ela também observa e segue a vida de Tom e sua nova Mulher, Anna, também narradora da história. 

Eis que Rachel um dia fica tão bêbada que não se lembra de como chegou em casa e, cheia de hematomas, tenta incansavelmente se lembrar do que aconteceu com ela naquela noite, na plataforma de trem com um desconhecido. Dona de uma autoestima baixa, ela fica imaginando se teria tido alguma coisa a mais com ele. 

Mas o ponto alto do livro - e é em torno disso que gira a história - é o sumiço de Megan. O que teria acontecido a ela? É então que Rachel entra na história e vai além dos vagões do trem: começa até a mentir para se infiltrar cada vez mais no caso a fim de descobrir o que aconteceu à moça. Também se envolve com Scott, o marido de Megan, mas seria ele um homem perigoso? E se ele tivesse dado fim à própria esposa?

Deixo o mistério no ar. Posso dizer que o livro vale a leitura, mas que me senti enrolada em muitas partes e que foi uma leitura cansativa, com poucos diálogos, muitas repetições de frases, e que no final, sim, eu esperava algo a mais. Pra dizer a verdade, bem mais, pois o livro me deixou curiosa, e no fim, me decepcionou. 



Vale lembrar ainda que o livro ganhará adaptação cinematográfica em breve, então, aguardemos!

Por hoje é só, pessoal! Até a próxima!

Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

23 comentários

  1. Estava com vontade de ler, mas sua resenha me deixou com um pé atrás, não só por conta de algumas partes cansativas, mas principalmente pelo final decepcionante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Fabi, já vi algumas resenhas sobre esse livro e bem feitas como a sua, mas não consigo achar algo que me faça realmente querer ler. Não me chama atenção.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi, eu estava muito empolgada com esse livro, mas as resenhas que li não forma tão positivas o que acabou me desanimando. Adoro o gênero e ver que a autora não conseguiu nos surpreender como deveria é uma lástima. Vamos torcer para que o filme inove. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei a sua resenha! Só vejo elogios a essa obra, quem sabe não leio um dia :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  5. Rachel é uma personagem muito curiosa! Ela pega o trem para fingir que vai trabalhar? Muito chato quando um livro nos decepciona. Eu até fiquei curiosa com o mistério do desaparecimento de Megan, mas vou decidir ainda se leio a obra ou não. Que pena que o final foi decepcionante para você!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  6. Oie,

    Essa é primeira resenha que eu leio do livro, e pela sinopse já fiquei bem curiosa com a história, mas depois que eu li que tem poucos diálogos já fiquei com um pé atrás sobre a leitura, aconteceu isso comigo no ultimo livro que eu li, esperava muita mais no final da história, mas não foi. Irei esperar a adaptação.

    Bjs
    Mayla
    http://lendocomamay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Namoro a possibilidade de ler esse livro o quanto antes (rsrsrs).
    Mas nunca me sobre grana pra comprar ele, e quando sobra eu não acho. Gostei de sua resenha, só vejo comentários positivos sobre o livro e espero ler ele em breve.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  8. Tô com vontade de ler esse livro, gosto de thrillers e tenho certeza que pra mim a leitura vai ser das boas.
    É uma trama que me desperta muitas curiosidades principalmente da tal Megan!!!!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  9. Uou! Fico imaginando a narração e todo o mistério sobre o desaparecimento! Muita vontade de ler, e ler antes do filme sair! :D Parece ser realmente excelente! *o*
    Beijos, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu já conhecia o livro mas ele nunca despertou meu interesse, a começar pela capa. Sua resenha ficou boa, você mostrou bem os pontos positivos e negativos do livro e só ressaltou minha impressão sobre ele, pode até ser que eu esteja errada justamente por nunca ter lido, mas infelizmente, não é algo que eu pretenda ler, porém não posso afirmar que jamais lerei.

    ResponderExcluir
  11. Você não a primeira pessoa que vejo criticando esse livro e exatamente nos mesmos pontos. Tenho interesse em ler, principalmente porque é do meu gênero favorito, mas sei que não posso ir com muita sede ao pote para não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  12. Olha as resenhas estão me dividindo entre ler ou não ler esse livro!
    A sua no caso me deu um leve empurrãozinho para aguardar o filme ser lançado e só comprar o livro caso goste do filme! Estou pensando seriamente nisso!
    Adorei sua resenha, me fez decidir o que fazer rsrs!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu comprei este livro quando lançou e ainda não li. Mas não estou com nenhuma expectativa que é bom para mim, assim não corro o risco de me decepcionar tanto. Gostei muito da sua resenha ficou bem objetiva e clara.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ooi! Eu já conhecia o livro, mas k gênero não me atrai realmente. Tanto é que não sei se a leitura fluiria como o esperado... Bom, mas parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Fabi, sua linda, tudo bem
    Acho que eu sou uma das poucas que não gostou de garota exemplar, estava muito curiosa com esse livro, pois as resenhas que li só elogiam. mas pelo visto, acho que posso me decepcionar como você, ainda mais e for realmente na linha de garota exemplar. Mas ainda darei uma chance, vai que eu me surpreendo. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Estou curiosa para ler esse livro, pois li várias resenhas positivas dele, e também porque a minha irmã comprou e eu quero ver como é...hehe'
    É uma pena que ele tenha te decepcionado, vou tentar não ler com muitas expectativas *-* Estou animada para ver o filme, então vou tentar alcançar o livro antes disso...hehe'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  17. Vi tanta gente falando tão bem desse livro, que não resisti e comprei semana passada. Só não sei ainda quando vou começar a ler, porque tô tão enrolada por aqui. Porém, você diz que a leitura é um pouco enrolada, e ficou confusa. Aí, agora fiquei com receio. Eu sou daquelas que preciso me concentrar super na leitura, se não me perco, sem o livro ser confuso, se for então, não entendo nada. Uma pena ter ficado decepcionada, espero que não aconteça isso comigo, pois ainda quero lê-lo.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  18. Olá... tudo bem??
    É bem chato quando esperamos muito por uma leitura e ela nos decepciona em alguns sentidos... pena que a leitura foi arrastada pra você em alguns pontos... eu tinha curiosidade de ler o livro, mas depois que fiquei sabendo que ele seria adaptado prefiro assistir o filme e estou bem curiosa para saber o que irá acontecer... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee

    Sou muito fã do gênero também!!
    Esse eu já li e até gostei. O que me cansou um pouco foi a Rachel em algumas partes e sim, o final poderia ter sido melhor.
    Adorei sua resenha.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Eu estou bem ansiosa para ler esse livro. Vi muitos comentários positivos sobre ele e quero desvendar todo esse mistério. Já tenho o livro, mas falta tempo para ler ainda mais que comprei em inglês.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  21. Oi Fabi, tudo bem?
    Poxa que pena que o livro não superou suas expectativas, já li algumas resenhas positivas sobre ele e como li garota exemplar e amei, imaginei que também gostaria desse. Imagino que tantos personagens narrando a história possa ter sido algo que tenha tornado a leitura cansativa para ti, porém mesmo assim pretendo fazer essa leitura antes de assistir a adaptação para que eu possa tirar minhas próprias conclusões. Gostei da resenha e de sua sinceridade.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Fabi,
    Poxa quer dizer que o livro não é isso tudo?
    Eu sou fã de triller psicológico e amo Garota Exemplar, já estava com Garota no Trem na minha lista de compras...
    Já passei por isso de ver um livro de um gênero que amo, super aclamado e achar o livro ruim.
    As vezes, o livro não é para a gente.
    Bom, vou dar um tempinho, tem outros livros que quero, vou passa-los para a frente.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Muito bom... recomendo. Cheio de emoções... suspense, intrigas...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras