Resenha: Princesas e Damas Encantadas

02/03/2012

Olá Saelnautas!


Sexta feira é dia de resenha. Hoje em nosso espaço literário traz mais o primeiro livro da coleção de Contos de Fadas Celtas (o segundo foi resenhado aqui) recontados pelo Joseph Jacobs, da Martin Claret: Princesas e Damas Encantadas.

Sinopse: "Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia. Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muitas histórias que você conhece, ou imaginava conhecer."

Os livros são pequenos. Poucas páginas. Menos do que gostaríamos, já que traz uma pesquisa muito boa dos contos do que eles eram antes deles virarem as versões que conhecemos, muitas vezes, pelos livro infantis.

Os contos podem parecer confusos a medida que são compactos e possuem muitos personagens, mas posso garantir que depois dos dois primeiros você pega o jeito e a leitura começa a fazer mais sentido. Assim, até o final do livro se consegue enxergar algumas particularidades e a mensagem dentro dos contos.

Com uma linguagem culta, ornamental (digamos de passagem) e com a nova ortografia, o livro traz os contos de damas como eles se mostravam na antiguidade.

Neste livro podemos encontrar as referencias das histórias, dos contos infantis da atualidade. Cinderela, Branca de Neve, João e Maria, entre outros podem ser identificados. Pelo menos por mim, a maneira que eu os conheço...

Ilustrado belamente pela Liliya, por Barutti e por Shutterstok, o livro apresenta as histórias peculiares de uma época onde a tradição oral reinava e traduzia as crenças dos povos nódicos.

Rápido e profundo, são livros para ler em um dia. Principalmente depois de um dia atarefado, pois aguça a imaginação e nos transporta para um outro tempo. Só não espere ter o famoso 'se casaram e foram felizes para sempre', porque naquela época os contos transmitiam valores nobres para as moças e não sonhos mirabolantes de final feliz sem esforço...

Tem interesse em ler? Temos uma ótima notícia: temos um exemplar para nossos seguidores! \o/

Para faturar o livro é só comentar a resenha! Simples assim! É claro, deve ser seguidor do blog... Fácil ter uma delícia de livro como este, não? 

Boa sorte aos participantes da promoção!

Participe. 
Comente. 
São sempre todos bem vindos ao Sael!



Que tal conferir também...

8 comentários

  1. Nossa! Eu quero! Me escolhe? kkkkk Só vir aqui e comentar uma vez? Assim, tipo, agora já tô participando? Que maravilha! Vi vantagem em acompanhar todo dia, ein... kkk bjs meninas

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Carolinne. Com um comentário você já concorre. E sim, com esse seu comentário você já participa do sorteio. Que bom que gostou, você sempre está por aqui... fica esperta porque teremos cada vez mais surpresas pra quem nos acompanha todo dia. Aguarde!

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros de uma sentada, e principalmente contos antigos, quero muito esse livro, adoreiiii a resenha, parabens!
    A e a ideia de ter sorteio pelos comentarios é otimaaa, sou a preguiça em pessoa hashhas!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, adoro a cultura celta e a valor que mulher tem na cultura.E se você quiser me dar o livro ficaria muito feliz porque hoje é meu aniversário!hahahahha.

    ResponderExcluir
  5. Contos não são o meu forte... Porém, contos do tipo eu leio e aprovo! Todos sabem que sou fã ardorosa do gênero e esses assuntos fazem parte do meu dia a dia!!! Amo cultura celta! Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Lendo a resenha, fiquei interessada nos contos. Parecem muito bons! Estou aqui na torcdia para ganhar!
    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
  7. Linda capa!!!!
    O melhor dos livros de contos é que você pode ir lendo aos pouquinhos, um conto de cada vez...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras