Presentes da Vida – Emily Giffin

27/03/2012

Presentes da vidaDarcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.
                                                    
“Eu achei incrível a velocidade com a qual os laços mais antigos, que levaram anos para ser construídos, podiam ser substituídos.” (Pág. 162)
Para quem já leu (ou mesmo assistiu ao filme) O noivo da minha melhor amiga, Darcy não é uma desconhecida. Presentes da Vida conta quase a mesma história do livro anterior, mas agora no ponto de vista de Darcy e o que acontece com ela depois de “perder” seu noivo Dexter.

Darcy, mesmo que também tenha traído Dexter, se considera a mulher traída, a vítima da história e que não se sente no direito de ser rejeitada ou trocada, muito menos por uma mulher “mediana” como Rachel. Com isso, as primeiras páginas de Presentes da Vida são bem complicadas de ler. Chega a ser cansativo alguém tão egoísta narrando o quanto ela era a única vítima e me fez pensar em desistir do livro várias vezes.

Mas Presentes da Vida não é apenas um mesmo livro narrado por outro ponto de vista. Vemos como Darcy realmente era mimada, arrogante e o quão despreparada para a vida estava quando seu mundo perfeito desmoronou. Agora, brigada com os pais, sem amigos e com uma gravidez inesperada, ela resolve largar tudo e fugir para Londres. E é lá que ela começa a perceber que o mundo não gira em torno dela.

O que me decepcionou um pouco foi o grande aspecto de fórmula pronta. Chega a ser muito previsível quando pensamos no esqueleto: ‘menina mimada que sofre um monte, é abandonada por todos a sua volta, não entende o porque das coisas estarem acontecendo com alguém tão perfeita, então procura alguém que não procurava a tempo por não ser lá muito importante, descobre a importância desse alguém e começa a rever seus conceitos e a mudar suas atitudes’. Enfim, nada de novo.

Mesmo assim, mesmo não gostando muito da Darcy, é bom ver que ela não é totalmente (e somente) detestável e que, assim como todos nós podemos aprender com nossos erros, ela aprende com os dela. Mas infelizmente, de modo geral o livro apenas me passou a ideia de ter sido escrito para não odiarmos tanto uma personagem. Talvez por isso a “fórmula pronta” que comentei acima tenha me desagradado tanto.
Lica

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

7 comentários

  1. Oi ..

    Que pena que o livro não te agradou tanto quanto agradou os outros. Ainda não li, mas estou super curioso.
    Não li nada da autora ainda, mas todos falam muito bem da escrita/narrativa da mesma ^^.

    Ótima resenha!

    João Victor – Amigo do Livro
    • Administrador/Dono
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. @João Victor Oi João...
    A narrativa da Emily é muito boa, foi isso que fez eu não desistir do livro mesmo a Darcy sendo um tanto difícil de engolir.
    Presentes da Vida não é meu livro preferido dela e acredito que isso tem muito a ver com o fato de que a narradora não é minha preferida... enfim...rs

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha. Tenho ele aqui para ler. Mas após descobrir que é uma espécie de continuação vou querer ler o outro primeiro ou no mínimo ver o filme!

    ResponderExcluir
  4. Como já disse no post de 'Ame o que é seu', não li nada da Emily e, pelo visto, se for ler preciso tomar cuidado com relação à ordem dos livros, pois são, tipo, uma continuação uns dos outros com personagens reaparecendo e tal O.o
    Esse aí, não me aguçou, não; talvez eu leia o anterior.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  5. Quero só dizer que eu já não vou com a cara dessa Darcy sem nem ter pego o livro na mão...rs
    acho que você está certa... Quando não gostamos de um personagem, fica difícil gostar totalmente do livro e qualquer coisinha é motivo de nos desapontar...
    Mesmo assim, como vc disse no comentário, se a narrativa vale, vou colocar ele na lista de leitura.

    ResponderExcluir
  6. Quando li sobre esse livro achei que era uma continuação... Depois li que era o mesmo livro só que no olhar da Darcy...
    No fundo é uma mistura dos dois e todo mundo elogia tanto a Emily que não tem como deixar esse livro de fora, né???

    ResponderExcluir
  7. Pronto... Lá sei foi por agua a baixo a minha ideia de talvez nem ler O noivo da minha melhor amiga rs
    Bom, eu gostei da capa desse livro e fiquei encantada pelo kit que a Novo Conceito montou, bom saber que não é aquilo tudo, assim não me empolgo tanto e não me decepciono demais ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras