Segunda em Preto e Branco #2

21/01/2013

Oi Pessoal, tudo bem?

São tantas coisas que gostaria de colocar nesta coluna que sempre me pego pensando em qual deve ser a próxima indicação, o que devo falar primeiro e assim vou me enrolando cada vez mais e demorando para trazer um novo post para vocês.

banner-preto-e-branco_8489

E depois de tanto pensar em qual seria o segundo post dessa série, acabei decidindo por Psicose do incrível Alfred Hitchcock.

psicose (2)

Marion Crane, uma jovem que roubou dinheiro de sua empresa, aproveita o fim de semana para fugir. Mas se perde na estrada e se hospeda no Bates Motel, onde é misteriosamente assassinada. A polícia e a irmã dela, Lila, procuram por seu paradeiro. Mas quem pode saber mais é Norman Bates, que administra o motel junto com sua mãe inválida.

Embora o filme tenha se tornado conhecido (quem nunca brincou com a musica do chuveiro), e mesmo se tornando um imenso sucesso de bilheteria (na verdade é o maior sucesso de bilheteria da carreira do diretor), Psicose não é um dos mais elogiados trabalhos de Hitchcok e parece que só ganhou seu verdadeiro valor depois da péssima refilmagem de 1998.

Foi o primeiro filme que assisti do diretor, e tenho que confessar que para a época, e mesmo agora, o psicopata vivido por Anthony Perkins é assustadoramente perfeito. Tanto que ele está na lista de segundo lugar de vilões AFI (American Film Institute).

psycho-knife

O que talvez pouca gente saiba é que Psicose se baseia num livro escrito por Robert Bloch. Ele era pouco conhecido na época e Hitchcock comprou os direitos por U$ 9 mil e fez questão de adquirir o maior número possível de exemplares do livro para que poucos soubessem do final.

Alguns fatos curiosos é que durante o lançamento dopsicose-1 filme o diretor proibiu a entrada no meio das sessões. Isso acabou gerando muita curiosidade e aumentando o êxito do filme. Nos cinemas americanos onde o filme estava em cartaz se encontrava o seguinte aviso: “O gerente deste cinema foi instruído como risco de sua própria vida, a não admitir no cinema pessoas depois que o filme já começou. Qualquer tentativa que seja feita por portas traseiras, saída de incêndio ou ventiladores, será rechaçada a força. O objetivo dessa ordem é logicamente ajudar você a se divertir mais com Psicose. Assinado Alfred Hitchcock.”

Outro ponto curioso e que foi um choque na época foi a morte da estrela do filme na metade da história.

Sobre a famosa cena do chuveiro…

filme_psicose

Bom, primeiro ela foi um dos motivos da gravação ser em preto e branco. Foi a última filmagem do diretor assim e ele pensava que a visão do sangue no chuveiro e depois no ralo provocaria enjoos na plateia e que o filme seria rejeitado por isso (o outro motivo é que os custos foram mais econômicos com a gravação em P&B).

Outro ponto curioso… Psicose foi o primeiro filme a mostrar uma privada. Pasmem, mas até a filmagem de Psicose isso era proibido pela censura e só foi liberada nesse filme por “ser parte essencial da história”. Não foi usada água fria durante as cenas e essa parte levou uma semana para ser filmada. Ah, e para estragar mais a ilusão… O sangue era calda de chocolate e o som da faca foi produzindo enfiando-a em um melão….rs

psycho-house

A casa usada no filme ainda está de pé nos estúdios da Universal e quem sabe um dia eu ainda não a visite? E para fechar a postagem… Não teria como este filme aparecer por aqui já que ele foi indicado ao Oscar de fotografia em preto e branco e direção de arte em preto e branco. (Ah, ele ainda recebeu as indicações para Hitchcok pela direção e para Janet Leigh por atriz coadjuvante).

E vocês, já assistiram o filme? O que acharam?

Lica

(Fontes 1; 2; 3)

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

17 comentários

  1. Nossa, acho que já assisti esse filme, mas faz tanto tempo que nem me lembro direito. Mas a cena do banheiro é classica e eu adoro. Bjksss

    ResponderExcluir
  2. Eu vou ser cruxificada, mas eu assisti Psicose e odiei. Achei o filme muitoooooo parado. Tinha uma ideia sobre o filme e quando vi era outra coisa completamente diferente.
    Pior que Psicose só os Pássaros! Esse, realmente me deixou com vontade de socar a tv...

    ResponderExcluir
  3. nossa! Você sabe que eu amo este filme né???? E que delícia seria ver um aviso daqueles em outros filmes também!!!!! Se quiser alguém pra ir com você na casa, me chama! adorei o P/B de hj!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lica, eu nunca assisti nadinha do Hitchcock, e confesso que não tenho coragem para isso. Mas adorei cada uma das curiosidades que vc contou. Essa da faca no melão, eu nunca imaginei. =)
    Essa última foto me soou bem sinistra. XD
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nunca assisti nada do Hitchcock, até porque não gosto de terror, mas esse filme com certeza, sem sombra de dúvida, parece ter sido um grande sucesso, e acho que deixou muita gente curiosa a respeito de toda aquela descrição. Mas, mesmo não gostando do gênero, adorei saber de todas essas curiosidades!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lica, já tive vontade de assistir esse filme! mas tenho um pouco de preguiça kkkk mas vc colocou coisas interessantes a agora estou com vontade de ver!

    ResponderExcluir
  7. O filme é maravilhoso! Mas, para vê-lo, precisamos ter um olhar menos exigente, porque a época em que foi filmado não possuía nem um décimo dos recursos cinematográficos de hoje.
    Vale a direção magnífica de Hitchcock, os ângulos em que ele filma, mostrando cenas em que parece que o espectador está em cena. A tensão é incrível e a música é fundamental para criar todo o terror.
    Lembro de muitas vezes, no chuveiro, ficar pensando na cena mais famosa do filme, e encarar uma sensação sinistra.
    Ótima dica! Adorei as curiosidades!

    ResponderExcluir
  8. Nunca assisti esse filme, mas agora fiquei curioso pelas curiosidades que você contou!
    Acho engraçado como eles fazem os sons em jogos e filmes parecem reais, usam cada coisa engraçada!
    O fato de ser preto e branco parece mesmo amenizar a nojeira e deixa ainda mais atrativo!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não gosto de filmes assim, de suspense. Também não gosto de filmes em preto e branco, infelizmente

    ResponderExcluir
  10. Apesar desse filme ser um dos maiores clássicos do cinema no gênero, nunca assisti por completo. Assisti apenas essa lendária cena do chuveiro. O Hitchcock é realmente um gênio.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Eu ri com essa história da privada! kkkk! aliás, por que ela era essencial pra história?
    Eu já sabia que as facadas foram dadas num melão.

    ResponderExcluir
  12. Nunca assisti esse filme acho que nunca vir um filem preto e branco afff

    ResponderExcluir
  13. Apesar de clássico, não fi o filme por ser um estilo que não me atrai muito. Mas é indiscutível a qualidade e a genialidade da obra.

    ResponderExcluir
  14. Não me interesso por livros de suspense.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Juliana... Não é que seja tão essencial assim, mas como a personagem de desfaz de um bilhete jogando-o na privada a censura acabou achando que seria essencial já que pelo 'contexto' teria que aparecer essa parte. Mas claro que não podemos esquecer que estamos falando de uma fase onde muitas coisas eram barradas pela censura e seus motivos nem sempre eram claros....rs
    =*
    Lica

    ResponderExcluir
  16. Nunca vi o filme e tão pouco sabia das curiosidades... Calda de chocolate? Fiquei é enjoada =P
    Sou do tipo que adora ver filme de terror, mas depois não consegue dormir e é só ouvir som de vento batendo na porta e já acha que é espírito, mesmo o cérebro dizendo que é apenas fruto da imaginação hehe.
    Se não me engano, vai lançar um filme sobre esse diretor, inclusive tem a Scarlett J. na clássica cena do chuveiro =)

    ResponderExcluir
  17. Amei esse filme! Um clássico e tanto! Não sabia dessas curiosidades. Gostei demais dessa coluna. Ah se quiser também te acompanho na visita à casa para tirarmos umas fotos a la psicose! rs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras