Lentes Mágicas #77: Anna e o Rei

07/02/2013

Olá cinéfilos do Sael!


Minha dica de filme hoje é pra quem gosta de um bom filme introspectivo de romance e descobertas, pra quem acredita no amor e nas mudanças que ele pode proporcionar nas pessoas...

ANNA E O REI
Diretor: Andy Tennant
Elenco: Jodie Foster, Chow Yun-Fat, Tom Felton
Gênero: Comédia/Drama/Romance Histórico
Ano: 1999
Sinopse: "Quando a professora inglesa, Anna Leonowens, chega ao exótico Sião para ensinar os filhos do Rei Mongkut, suas sensibilidades ocidentais se chocam com os modos do governante oriental. A tensão aumenta quando Mongkut descobre que forças externas estão conspirando contra seu regime. Com a intriga política prestes a explodir, Anna e o Rei precisam tornar-se aliados em uma luta para salvar o Sião dos perigos inimigos que visam a destruição."

Uma paixão arrebatadora! Amor a moda antiga com todas as dúvidas que ainda resistem no coração das mulheres. É um filme que tem o roteiro baseado nas anotações dos diários de Anna Leonowens, nada mais natural do que se identificar. 

Por mais alternativa e casual que seja a mulher, todas tem uma bagagem cultural muito forte sobre o que devemos ser e desejar. Pra tudo. O mundo foi dominado pela sociedade patriarcal. Mulheres que experimentam ser libertas, são tachadas de mil rótulos... Homens já são mais libertinos, alguns são libertos, mas todos tem muito mais chances de provar de tudo no amor porque se propõem a experimentar e sempre encontram uma mulher disposta a saciar tal desejo. É minha opinião sobre o amor do rei retratado no filme... 

Fora os estilos de vida muito diferentes há, por debaixo dos panos, aquele usual sonho ideal da plebéia com o rei, com o amor poético, do homem que salva a mulher de um grande mal, com o destino que traça a vida de todos sem ninguém ter escolha... As vidas dos personagens se cruzaram de forma inusitada, o amor aconteceu e na história o 'destino' deles já estava traçado desde outras vidas, que nem a mais diferente das culturas poderia barrar.... A vida deles muda drasticamente, tudo fica diferente e deliciosamente fácil. Ai eu lhes pergunto: será? Existe isso? Já tá tudo escrito em algum lugar e a gente não tem escolha? Putz, dificil acreditar. E você? O que acha?

Não posso esquecer de mencionar as locações na Tailândia. Um filme feito num lugar lindíssimo, com cenas fortes, em sua maioria locações externas, em todos os momentos do dia, com direito a chuva, calor, mar, montanha, campos, amanhecer e alvorecer... uma beleza! A Jodie está maravilhosa e é o primeiro filme do Felton, duas pessoas do mundo do cinema que eu gosto de acompanhar.

Uma curiosidade: eu escolhi este filme pela proximidade do carnaval. A galera se joga, tem gente de todas as partes do mundo no país, é só uma dica do que pode acontecer... rs (ou não!) Brincadeirinha....

Espero que gostem da dica desta quinta e até semana que vem!


Que tal conferir também...

18 comentários

  1. Nossa curti muito a dica de filme, eu ainda não conhecia ele. Gosto muito de filmes mais antigos ou que falem de outras culturas, é sempre bom aprender mais e olhar o mundo com outros olhos.

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de filmes, dificilmente assisto um, mas esse não fez meu estilo não...Bjkss

    ResponderExcluir
  3. Eu também sugiro a versão mais antiga, com o Yul Brynner e a Deborah Kerr (magnifica).Não é tão dramática quanto esta versão, mas vale a pena :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Arismeire, eu tmb gosto mais do original... mas essa filmagem ficou linda!
    Mey, filmes são bons, só precisa começar a gostar...
    Maressa, esse filme é poético demais e deixe a caixa de lenços pertinho quando for ver... rsrs

    ResponderExcluir
  5. Dica anotadíssima, filme com Jodei Foster é sinal de coisa boa... sou daqueles que ficam caçando no mapa mundi um ponto qualquer pra depois pesquisar um pouco sobre a cultura e os costumes do país. Nada melhor do que ter isso tudo mastigado num filme, sei que haverá visões deturpadas, afinal de contas o ponto-de-vista é do autor, mas ainda assim a gente aprende muito.

    ResponderExcluir
  6. Também não conhecia o filme e fiquei curiosa, novas paisagens. *-*
    O enredo em si é bem atraente.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da indicação. Ainda não vi esse filme mas já ouvi falar muito dele. Quando se trata de lugares e culturas diferentes, então ... muita vontade de ver!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a indicação, já tinha ouvido falar desse filme, mas não sabia a história :)

    ResponderExcluir
  9. Geralmente não gosto muito desse tipo de filme, acho meio cansativo e eu tenho um pequeno probleminha que é só começar a assistir eu caio no sono, mas esse especifico eu gostei.

    ResponderExcluir
  10. Esse filme é bem legal, mas me lembro que quando o vi pela primeira vez eu achava a Jodie Foster (a personagem Ana que ela interpreta) um saco. Que mulher chata! O rei é bem mais legal.

    ResponderExcluir
  11. Gosto deste tipo de filme, estilo oriental. Foge da temática hollywoodiana e são bons.

    ResponderExcluir
  12. Acho bem morno esse filme...
    É um clássico com certeza, delicado, mas bem morno, não consigo gostar muito dele hehehe

    ResponderExcluir
  13. Gostei da indicação, mas não faz muito o meu gênero de filme, gosto muito de romance, mas um romance mais melosinho, uma comédia romântica, e adoro filme de ação!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Belo filme...
    Estava trocando de canal certa vez e estava passando esse filme. Linda história, foge do padrão conhecido dos romances.

    ResponderExcluir
  15. Já assisti e achei lindo e envolvente.

    ResponderExcluir
  16. Amo assistir filmes... e qdo acontece a graça de sobrar tempo sempre vejo um.... vou anotar essa sugestão pois ainda não vi este.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse filme. Achei até interessante, mas não faz muito o meu gênero. Mesmo assim, a dica está anotada, pois às vezes gosto mesclar estilos de filmes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras