[Resenha] O Clã dos Magos - Trudi Canavan (@Novo_Conceito )

22/02/2013

Olá leitores do Sael!

Venho até vocês mais uma vez com um livro de nossa parceria com a Novo Conceito. Desta vez
com o primeiro livro da Trilogia do Mago Negro.


Sinopse: "Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem difi culdades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos."

Já aconteceu com vocês aquele momento em que você não sabe por onde começar as opiniões de um livro que você leu duas vezes e entendeu de duas formas diferentes? Pois é, encontro-me neste dilema.
Assim que ouvi a notícia do lançamento eu o desejei. Adoro magia, mistério e tudo mais que envolva estas histórias de fantasia. Assim que eu recebi o livro eu estava passando por um momento estranho na minha vida e acabei postergando a leitura.

Nesta história podemos encontrar várias coisas. Referencias a outras obras do gênero, personagens sem muita abordagem, tentativa de criar um universo complexo frustrada e muitas páginas desnecessárias. Me senti lendo um conto infanto-juvenil mediano, já que a autora foi repetitiva em muitos aspectos. Pensem vocês que estão conversando com um amigo: -"Sabe a Maria, João? - Sei, Lulu. - A Maria é doida. - Maria é doida, Lulu? - É João, a Maria é doida. - Como você sabe que a Maria é doida Lulu? (diz João) - Por causa do seu comportamento maluco, João?"...... Percebem? Você sabe que é o João que conversa com a Lulu sobre a Maria, mas o nome é repetido mil vezes até você desistir! Céus, alguém na vida conversa assim? Dá nos nervos!

A aventura de Sonea é no mínimo interessante, mas a foma de escrita da autora não cativou nenhum pouquinho.Quando você pega um livro assim, lê até o fim esperando um ápice, um climax, um desfecho. Mesmo quando você sabe que a história vai continuar, aquele livro tem que ter no mínimo uma resolução. Neste não! Todos os assuntos ficam em aberto. Há personagens que não servem pra nada, nem pra confundir. Uma pena, o tema me cativa e me deixa curiosa, só que foi um grande sacrifício ler o livro e não entender o que ela quis com ele.

Num momento parei para me perguntar sobre os pontos positivos de ler um livro desinteressante duas vezes, e eu os digo, há! Descobri lendo da segunda vez que o roteiro sobre sociedade, hierarquia e preconceitos foi bem explorado. Só. Quando se tem uma personagem comum conflito num primeiro livro, que o apresenta e apresenta suas dúvidas e obstáculos, você espera que tenha pelo menos um aspecto resolvido no final dele. Sonea não tem. Nem para o bem, nem para o mal. É uma caverna escura e profunda onde a vela está acabando e não há sinal de saída.

O que me pergunto mais é: lerei o segundo livro? O que me levaria a ter disponibilidade para acompanhar uma história que não tem fim? Será que a autora vai enrolar o que puder e resolverá magicamente? Ou vai se enroscar tanto em sua própria mente que não vai se desamarrar e acabará deixando a saga em aberto? É uma incógnita  Por essas questões eu me reservo o direito de ler sim o segundo livro. A curiosidade me move. Não pela trama de Sonea neste novo mundo que ela descobriu ao seu redor, mas pra ver o trabalho da autora. Já digo: é um péssimo motivo pra continuar a ler uma trilogia...

Se tiverem a oportunidade de ler, façam isso e me digam sua opinião. Se já o leram, escreve pra gente seu comentário do que você espera deste livro difícil e dessa autora enrolada!

Até outro dia!



Que tal conferir também...

19 comentários

  1. Tenho muita vondade de ler O Clã dos Magos, mesmo com os comentários não tão positivos, quero tirar minhas próprias conclusões

    beeijo!
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  2. Quando o livro foi lançado me interessei bastante, apesar de n ser mto fã de livros sobre magia. Achei o enfoque diferente. Bem...li varias resenhas, mas nenhuma frisou os pontos que a sua mostra. N tenho mta paciencia p livros assim. TEnho apenas o primeiro livro, espero ganhar os outros dois. Vamos ver quais serao minhas impressões. Bjkssss

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler essa trilogia, ela está dando o que falar com o último lançamento, e eu estou cada vez mais afim de ler!

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, hahahahaha. A conversa entre Lulu e João sobre Maria foi ótima :-D
    Esta é a primeira resenha que leio que mostra os defeitos do livro e, acredite, eu gosto muito quando mostram os defeitos para que depois eu possa ler e julgar se concordo. O que detesto é ler várias resenhas só com elogios; alguns elogios rasgados demais, daí vou lá, compro o livro e me arrependo.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  5. Estou esperando ganhar a promoção do top comentarista para ler hehehehehhe. Que pena que não te chamou muito a atenção, pois pela sinopse eu achei que el faz bem o meu estilo.

    ResponderExcluir
  6. Já tenho o livro faz alguns meses e ainda não peguei pra ler. O tema me agrada muito e acho bem bacana essa coisa de se falar sobre desigualdade social em um livro que aparentemente é pra ser só fantasia. Vamos ver se agilizo a leitura, apesar de sua resenha não ter sido tão empolgada.

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei curiosa pelo nome do livro, daí enrolei enrolei e achei super interessante as resenhas, cada um diz uma coisa, aí eu gostei bastante da sua e da resenha de mais uma blogueira...

    Agora estou participando de TODOS os sorteios que vejo da trilogia para ver se ganho pelo menos unzinho heheh =)

    Achei bem legal essa ideia de crítica da sociedade e magia (gosto muito mais do segundo tema, mas o primeiro me deixa instigada a ler tb) ...

    ResponderExcluir
  8. Esta é uma daquelas sagas que estou louco pra ler, primeiro porque tem um fim e hoje em dia isso é raro, parece que todo mundo quer escrever uma saga que dure 20 ou 30 livros. E segundo porque fiquei apaixonado pelo kit que era distribuído e vinha com um bonequinho (podem rir, mas é por isso mesmo). Tem muita especulação quanto à obra, basta dar uma voltinha pela grande teia, mas não há consenso, então isso me instiga ainda mais.

    ResponderExcluir
  9. Ai, não me desanima dizendo que o livro não é o que espero, por favor! (risos!) De qualquer modo, assim que tiver oportunidade vou lê-lo mesmo!
    Que pena que o primeiro livro não decolou na estória como se espera, tomara que os outros dois não sejam assim também, porque estes volumes não são nada fininhos, né!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de uma resenha desanimadora ainda vou ler e voltar para dizer se concordo ou não contigo.rs

    ResponderExcluir
  11. hahaha, que conversa de bêbados. Cruzes, mas vi muitos que não curtiram o primeiro elogiarem o segundo, mas convenhamos que é desanimador e meio esse lenga lenga sem resolução.
    Mas pela sinopse dos outros dois, acho mesmo que vale vc dar uma espiadela em nome da curiosidade sim. XD
    Vou tentar dar uma lida, assim que me livrar desse marasmo em que me meti. =(
    Adorei a resenha sincera.

    ResponderExcluir
  12. Caraaaaa. Não brinca comigo!
    Eu ganhei O Lorde Supremo e já estava planejando em adquirir os dois primeiros volumes dessa série, mas com a sua resenha eu brochei total!
    Já não sou muito fã de histórias de fantasia, e quando resolvo ler alguma coisa pra ver qual é, eu descubro que é ruim!!!
    Parei.
    Vou passar meu livro adiante...

    ResponderExcluir
  13. Desde que li a sinopse desse livro, me interessei. Sou fã de livros de magia e aventura. Você acabou me jogando um balde d'água fria agora. Rsrsrs
    Mesmo assim, pretendo lê-lo, e assim que terminar, te digo quais foram minhas impressões.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Vi/li algumas resenhas não positivas sobre este livro, mas desde que li sua sinopse independente do que li sobre fiquei curiosa pela história e com muita vontade de ler ele.
    Falta só adquirir a trilogia agora... pq se comprar só um vu ficar ansiosa pelos outros...kkk

    ResponderExcluir
  15. Eu estava tão empolgada para ler esse livro, mas agora meio que fiquei preocupada.
    Não sei nem o que pensar...
    Acho que vou precisar ler para ter minhas opiniões.rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha lido uma outra resenha que tinha me deixado menos empolgada com essa trilogia. Ler que o primeiro livro é meio enrolado me deixou com medo.
    Será que melhora no segundo?

    ResponderExcluir
  17. Nossa, tenho muita vontade de ler essa serie! Parece ser ótima!

    ResponderExcluir
  18. Acho que esse livro é legal mas que peca em alguns pontos. Em certas partes a história fica densa demais. Embora o detalhismo fosse necessário já que se trata do primeiro livro, e que é preciso apresentar ao leitor o novo mundo criado ainda faltou um pouco mais de equilíbrio. Eu nunca li o mesmo livro mais de uma vez, mas tenho o costume de reler os capítulos varias vezes, assim como acredito que seja necessário em livros mais complicadinhos como esse.

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras