Lentes Mágicas #79: Olga

21/02/2013

Olá Saelnautas cinéfilos...

Com nossa remodelação em 2013, nosso Lentes mágicas entra mais na proposta do Blog sobre literatura trazendo filmes marcantes que foram baseados em livros. Hoje, um filme emocionante nacional.

OLGA: MUITAS PAIXÕES NUMA SÓ VIDA.
Lançamento:2004
Direção: Jayme Monjardim
Elenco: Camila Morgado, Eliane Giardini, Werner Schünemann, Caco Ociocler, Fernanda Montenegro.
Sinopse: "Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência."

Um filme muito belo, mostrando uma época turbulenta, onde as ações eram mais fortes que as palavras, onde tudo era por paixão e convicção, nos faz pensar nos dias que temos hoje. Pelo o que lutamos? Qual a paixão que nos move?

Não digo que tudo relatado é 'bonito', nem mesmo que tudo o que dizem nele faz sentido pra nós, já que não passamos pelos desafios que houve. Nossos desafios são diferentes. Nossas ações são mais brandas ou até mesmo inexistentes. A mensagem é forte. A vida de uma mulher pode resumir uma época. O livro traz muito mais do que o filme e mesmo assim é belo e profundo.

Como obra cinematográfica, Olga é grandioso. Os personagens são consistentes e isso em nosso país é quase uma vitória. Os roteiristas acertaram na compilação de ideias e na ambientação. Porque, vamos combinar, é uma história dificil de se contar sem ser piegas, sem ser pedante e até mesmo sem ser raso demais...

O elenco ficou perfeito. Camila Morgado foi uma super descoberta dos palcos pra tv e depois pro filme deixando a personagem com a densidade que deveria, sem falar que ela é a cara da Olga! Fernandinha engrandece ainda mais a telinha, Werner é fodástico bárbaro, Caco dá conta do recado, Eliane é linda e por ai vai... Adoro a maioria desse elenco.

A trilha sonora não deixa a desejar. As locações e efeitos são ótimos. E é muito bom 

Quem ainda não assistiu, não sabe o que está perdendo. Quem já teve a oportunidade, reveja. É sempre bom ver filmes nacionais de boa qualidade. Ainda mais quando é uma adaptação de um livro!


Espero que tenham gostado da dica de hoje. Até quinta que vem!



Que tal conferir também...

16 comentários

  1. Este filme me emocionou muito, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro que com certeza não deve perder em nada nos detalhes sobre a vida da protagonista.

    ResponderExcluir
  2. Assisti ao filme e nem preciso dizer que o livro é muito melhor. Sou fã de Fernando Morais e um tanto tarado com biografias. Sei que devemos pesar o que seja ou não verdade, mas para mim é como olhar no buraco da fechadura, não tem explicação. Então sei o quanto este livro me fez viajar por uma época turbulenta de nosso país. Filme recomendado, leitura mais que recomendada.

    ResponderExcluir
  3. Amo esse filme, e com certeza quero ler o livro um dia :)

    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  4. Não assisti ao filme, mas li o livro e nossa, gostei muito. Achei tudo mto forte e emocionante. Olga n teve uma vida facil. Otima dica de filme e de leitura. Bjksss

    ResponderExcluir
  5. Pense num filme que não tenho a minima vontade de ver, e muito menos o livro. Não fazem nada meu estilo.

    ResponderExcluir
  6. Não é uma temática que me atraia. Vi cenas do filme, making off e sei sobre o que se trata, mas não me sinto nadinha inclinada a assistir.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  7. Nem sabia que esse filme era baseado num livro. Amei o filme, chorei litros com ele. Camila Morgado maravilhosa.

    ResponderExcluir
  8. Não assisti Olga nem li o livro, mas tenho certeza de que deve ser muito interessante. Gosto de históricos e esse em especia, trata de uma época bem conturbada do nosso país.

    ResponderExcluir
  9. eu não li nem vi o filme, mas confesso que fiquei na vontade de pelo menos ver o filme =) muito legal a ideia ... fora que filmes históricos são realmente meu tipo

    ResponderExcluir
  10. Olga é um filme excelente! Muita emoção, história, uma guerreira. Tenho vontade de um dia ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. Eu pensei que fosse um seriado, XD
    Apesar de que não costumo ver filme nacional e não gosto dessa atriz, mas o tema abordado e o período histórico me deixaram com certo interesse. Se acontecer de zapear e me deparar com ele, paro para assistir.
    A semelhança da Camila com a Olga é impressionante.

    ResponderExcluir
  12. Esse filme é excelente, e como moro no Rio de Janeiro pude acompanhar um pouco a gravação de parte deste filme. A prisão que ela é presa é um quartel da Polícia do Exército, do lado da minha casa.
    A Camila Morgado dá um show de interpretação.

    ResponderExcluir
  13. Não assisti o filme, mas li várias críticas positivas em relação a ele. O elenco realmente não fica devendo a ninguém e a história também não. Não sabia que o filme tinha sido baseado em um livro.
    Resumindo, quero ler e assistir em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Assisti ao filme e me emocionei muito mesmo....
    Já o livros ainda não tive a oportunidade de ler

    ResponderExcluir
  15. Ainda não assisti, mas assistirei! Gostei muito da sua dica.

    ResponderExcluir
  16. Sem dúvida, um excelente filme! A atuação da Camila Morgado foi ótima, me emocionei e chorei litros com Olga... Super recomendo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras