Zoo – James Patterson e Michael Ledwidge

15/10/2015

imageAlgo está acontecendo na natureza
Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.
A humanidade é presa fácil
Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.
O fim da civilização está próximo.
Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.
Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...

Não é segredo nenhum que eu adoro os livros do James Patterson... Então eu sei que sou um tanto suspeita para falar de suas histórias. É que mesmo quando ele não é assim tão bom ele arrasa. Como eu disse na postagem no Instagram na foto do livro, Patterson é muito amor, mesmo quando não tem nada de amor em seus livros.

Durante anos o homem não se importa com o resultado de suas ações com a natureza ou com os animais. Nós mudamos o planeta, destruímos coisas e domesticamos os animais e vários ambientalista já comentam que as coisas como estão não podem mais continuar. Baseado nisso, o que aconteceria se os animais se revoltassem e finalmente quisessem o seu lugar no topo da cadeia alimentar de volta?

“No mundo inteiro, os animais de repente estão atacando os humanos sem nenhuma razão? Mas não atacam os outros animais? Quer dizer... como é possível? Por quê? Por que agora? Parece uma maluquice completa.”

Essa é a ideia central de Zoo. O que aconteceria se os animais decidissem que já chega e que agora é a hora de caçar os humanos? Com certeza o fim da humanidade estaria bem mais que próximo. E durante todo o livro eu fiquei pensando em como isso realmente poderia acontecer – e como é que nós conseguiríamos sair dessa.

Jackson Oz é um jovem biólogo que a anos tenta provar a sua teoria de que algo está errado no comportamento animal. Ele chama sua teoria de CAH – Conflito entre animais e humanos – e embora sua teoria seja um pouco maluca, ela faz sentindo. Acontece que ele acabou sendo radical demais... Na tentativa de provar sua ideia largou os estudos e criou um blog que o fez parecer apenas mais um desses malucos com ideias apocalípticas sobre o fim dos tempos.

“Soa como algo grandioso, eu sei, mas meu medo era que, se eu estivesse certo – e pela primeira vez na vida eu sinceramente esperava estar errado – , estaria ocorrendo uma alteração no paradigma planetário que ia fazer o aquecimento global parecer um passeio de domingo num jardim orgânico comunitário.”

Os acontecimentos da história vão sendo entrelaçados em vários momentos. No prólogo vemos dois leões atacando seu tratador de uma maneira pouco convencional, aí conhecemos Oz e suas teorias, assim como ataques incomuns de animais em outros lugares. O que deixa o livro ainda mais interessante é que não temos somente uma visão dos acontecimentos. Durante vários momentos somos levados a diversos lugares onde a única coisa que interliga a vida dos personagens é o ataque de um animal. A sensação de que isso está acontecendo no mundo todo e que ninguém quer ver deixa uma grande tensão que fez com que eu não quisesse largar o livro antes do fim.

Tentando mostrar que ele está certo, ele viaja para a África para tentar achar uma prova que faça com que o mundo o escute. É nessa viagem, após quase morrer em um ataque de leões, que ele conhece Chloe. Depois de ler dois livros do Patterson onde a brutalidade do que acontece na África chega a ser palpável, eu tenho um certo medo desse continente. Eu sei que estou exagerando, que isso é ficção, mas não tem como deixar a sensação de que coisas horríveis sempre acontecem por lá de lado.

“Ah, o ciclo da vida... Os rios fluem para o mar, mas o mar nunca enche, e assim por diante. A morte se torna um vale-refeições. A morte era o modus operandi ali na selva africana.”

Eu não entendi muito bem o papel da Chloe na história. No começo fiquei achando que ela teria um pouco mais de voz e tal já que ela é uma ecologista, então me frustrou um pouco o fato de ela se tornar apenas o par romântico da história. Afinal, tem tanta coisa interessante acontecendo que não sentira falta se não tivesse romance – até por que ele fica tão indiferente na história que talvez seria até melhor não ter mesmo.

Zoo se baseia todo em uma ideia do ‘e se?’ E se acontecesse realmente isso? E se os animais fossem capazes de se organizar e caçar os humanos? E se alguém trouxesse a teoria a tona e fosse tratado como maluco e depois de alguns anos os humanos não pudessem fazer muita coisa? E se você precisasse mudar totalmente sua rotina e abrir mão de vários confortos, você faria isso? E olha que esses são somente os primeiros questionamentos que me fiz durante a leitura do livro.

"- Ele está bem. Está tudo bem - respondi. Puxei-a para mais perto.
Nós percebemos que as coisas estão ruins quando nos vimos proclamando uma amenidade vazia em que nem nós acreditamos."

Patterson e Ledwidges trazem a tona uma história que prende o leitor ao mesmo tempo que assusta por ser tão viável de acontecer. Eu não digo que acredito na ideia da justificativa para tal acontecimento – eu esperava algo bem mais elaborado, ou até mais simples porém mais crível. Não é que o motivo não é possível, é só que ele foi tratado de uma forma que seria muito fácil de resolver. E eu penso que se levou anos para mudar o comportamento animal, um ou dois dias não fariam nenhuma diferença na tentativa de tudo voltar ao normal. Eu sei que está estranho, mas é que eu não quero dar spoilers...

Fiquei sabendo da adaptação do livro para série de TV e estou bem empolgada. A previsão é que comece a ser transmitida por aqui nos próximos meses no canal Space. Eu assisti o primeiro episódio e devo dizer que as diferenças são gritantes já no início, mas a grande base – o ataque dos animais – está lá, então quero ver como tudo ficará na tela. Mesmo com as mudanças, espero ficar tão encantada e envolvida pela série como fiquei com o livro.licavargas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

22 comentários

  1. A premissa do livro é bastante interessante e chama a atenção, mas não sou fã do autor, já li algumas de suas obras e não gostei, infelizmente.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Oieee.
    Tô para ler um livro do James Patterson a tanto tempo. Li um juvenil dele um tempo atrás, até que gostei, mas preciso ler algum suspense. Tô pensando em começar por esse Zoo mesmo.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha lido a resenha desse livro e o pessoal tem comentado bem, principalmente por conta da série de TV. Mas eu não sei se pegaria para ler, porque me parece ser um livro que dá um pouco de medo vendo os animais atacando e mudando de personalidade tudo mais. Mas mesmo assim é interessante a proposta do autor. Espero poder conhecer um dia, seilá

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/dia-de-quote-11.html?m=1

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! Antes de mais nadaaaa...que foto perfeita desse livro :)
    E já gostei da premissa e da sua resenha. Bem sucinta!!
    Bjs

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor.
    Ah, agora sim. Li várias resenhas positivas, mas nenhuma delas com um ponto de vista mais "social" como a sua. Eu adoro distopias, mas não tinha me interessado em ler Zoo porque achei que fosse apenas "isso" – animais matando humanos. Agora percebo que é uma crítica, como se os animais se organizassem. Gostei disso. Vou ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lica, tudo jóia?
    Eu não conheço esse autor, mas essa é a segunda resenha desse livro que leio e fico com vontade de ler o livro, já até comprei pro kindle, estou só esperando arranjar uma brechinha no tempo para ler.
    Não estava sabendo da série de TV, quero ver, onde você assistiu?
    Sucesso e beijos!
    Juliane.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lica.
    Diferente de você, não gosto muito dos livros do autor. Só tem um livro dele que eu amei e foi um romance, os outros achei bem fracos. Por isso estou com um pé atras para ler esse livro. Mas tenho que admitir, a ideia é muito boa. Quem nunca se fez essa pergunta? Eu já. Quem sabe eu leia por causa disso. E mesmo sendo bastante diferente, acho que vou assistir a série primeiro hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Lica! Nunca li nada do escritor, mas fiquei curiosa com alguns livros e espero um dia ter a chance de conhecer

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  9. Já tinha conhecimento da serie de tv, mas não sabia que era adaptado de um livro, então visto isso, vou tentar ler ele antes de assistir a serie :D

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lica!
    Menina, eu não estava dando nada para esse livro até que vi a notícia da adaptação para a série, ai fiquei interessada rs
    Claro que vou dar uma chance para livro, mesmo não gostando de todos os livros do Patterson, rs
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. OI, LIca
    Quero muito ler este livro. Acho que apesar de não parecer crível, é o tal negócio que você citou: "e se"? Acho que subestimamos muito os animais, assim como a natureza, um dia, quem sabe tudo pode se voltar contra nós. Mas acho que só vou entender as coisas que você sentiu falta lendo o livro mesmo né.,rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse livro, infelizmente, não me chama a atenção em nada. Mas sua resenha foi muito boa e achei legal saber mais sobre o que ele fala.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adoro histórias desse tipo embora não tenha, de fato, lido uma, mas quem sabe não começo minha aventura por esse livro hein?
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  14. A foto ficou fantástica huahua Adorei também a resenha, a tempos quero ler esse livro!

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  15. Olá Lica,
    Adoro a escrita do Patterson, mas é uma pena que ele não faça isso sozinho, enfim.
    Estou boquiaberta com sua resenha, já havia lido a sinopse, mas não esperava tudo isso da trama. Animais atacando homens por todo o mal que já fizeram ao mundo. Acho isso bastante provável.
    Não sabia da série de TV, mas também me animei.
    Preciso muito desse livro :o
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Assisti dois episódios da série e curti bastante. Quero muito conferir a obra que deu origem a série,e como você, adoro os livros do autor. ♥
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Oie.
    Eu nunca li nada do James Patterson acredita???
    Mas a premissa do livro me deixou muito curiosa e sua resenha só colaborou com isso hehehhehe.
    Não sabia da adaptação, vou conferir depois.
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
  18. Ola lindona eu adorei essa premissa do livro e de fato muito inteligente esse enredo, deve prender atenção do leitor. Gostei muito de sua resenhas e os pontos que ressaltou me convidando para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Olha fiquei bem curiosa no livro, hein? Essas histórias assim de revolta de animais explorados por humanos mexem com minha cabeça, acabo nem reparando nas falhas do livro rs. Foi até bacana ter visto suas considerações, assim quando eu ler fico mais esperta.

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Infelizmente nunca li nada do autor, mas esse livro em particular quero ler, pois pretendo assistir a série e queria ler o livro antes, vejo várias crítica positivas ao trabalho do autor, quanto a ter grandes diferenças entre o livro e a série, eu parei de comparar, já entendi que são coisas bem diferentes.

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Olá. Nunca li nada do autor e mesmo tendo tantos elogios confesso que não tenho curiosidade. Na verdade não faz o meu estilo e por ter tantos autores que gosto e tenho interesse em conhecer as obras, este autor não está no topo das listas. Mas certamente irei pesquisar mais sobre o autor e suas obras. Principalmente Zoo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Geeente, simplesmente fantástico, eu amei esse resumo, quando bota doença no meio, é como sorvete no calor para mim. Eu preciso desse livro, muuuuuuito obrigada pela dica. Vou sair por ai que nem uma doida procurando esse livro. Beeeeijoss...
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras