A arte da Guerra - Sun Tzu

24/10/2015

A Arte da Guerra

A Arte da Guerra", de Sun Tzu, escrito no século IV a. C., é um dos mais sábios e importantes tratados de estratégia militar. O texto aplica-se à competição e ao conflito geral, em todos os níveis. Sua meta é a invencibilidade, a vitória sem luta.


*************
Quem nunca ouviu falar do clássico “A Arte da Guerra" de Sun Tzu, um dos maiores clássicos de estratégia do pensamento oriental? Esta obra tão antiga e tão importante acabou tendo adaptações e releituras para muitas outras áreas, como A Arte da Guerra para os negócios, para o amor, para a vida, para os relacionamentos, etc.


Depois de inúmeras versões e desdobramentos do clássico oriental, a síntese da obra acabou se perdendo nas traduções e adaptações. E eis que o sinólogo André Bueno propôs uma nova tradução, baseada nos escritos originais chineses de Sun Tzu.  Assim nasceu esta obra, A arte da guerra com seus treze capítulos originais, publicada pela Editora Jardim dos Livros.
Achei uma leitura rápida e direta, com boas notas de apoio, para facilitar a compreensão das idéias originais do autor.

O livro é bem acabado, com fontes de bom tamanho e páginas amarelas que facilitam a leitura, e conta com um grande espaço para anotações do leitor, para aplicar e registrar os princípios da Arte da guerra em sua vida.

Eu, particularmente, mantenho meus ideais pacifistas e discordo totalmente da ideia de que as guerras sejam benéficas ou úteis para quaisquer coisas que sejam. Mas mesmo assim, se você compartilhar destes ideais de paz e amor, o livro pode servir bem para questões de estratégias nos negócios, no amor e na vida como um todo.

Recomendo uma leitura crítica, com paz e reflexão!

Por Ricardo Brandes / Escritor

Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

11 comentários

  1. Oiee,
    me chame de ignorante, mas nunca ouvi falar desse livro. Talvez em um dia eu leia ele, mas por enquanto não tive interesse :(

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu li esse livro já fazem uns uns 5 anos e até hoje me pego lembrando dos conselho que aprendi durante a leitura, a edição que eu li era bem mais antiga do que essa mas não li tão rápido assim, demorei um pouquinho pois ficava imaginando as estratégias que ele fala =D gosto muito desse livro

    ResponderExcluir
  3. Oiiii

    Eu já conhecia o livro, e confesso não gostei quando li e continuo a não gostar, mas e uma questão de opinião né?

    Beijos
    Kah Fernandes
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto esse livro, não faz meu tipo de gênero. Mas quem sabe né? hahah

    Beijos.
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sempre vi este livro entre os mais vendidos, mas nunca me interessei muito. Será que devo arriscar? Ainda estou em dúvida!!!
    bjs
    http://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu, particularmente, não acho uma boa opção de compra, pois é um livro curto que pode ser lido na internet, em páginas de citações. Vale mais como referência de estudo, pra estratégias de negócios...

      Excluir
  6. Olá, Ricardo.
    O que conheço desse livro,são as referencias a ele dentro de outros livros que eu leio. Mas não tenho interesse em ler. Prefiro muito mais ler livros de ficção. Então acho que não leria, mesmo o autor tendo o trabalho de traduzir os originais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. eu conheço mais por citações, mas creio que gostaria de conhecer mais a fundos os ensinamentos dele
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. leio mais citações do que a obra em si, mas confesso que tenho bastante curiosidade
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Ricardo. Fui obrigada a ler esse ano no meio do ano passado para o curso de Administração e então... larguei o curso kkkk Mentira. O curso acabou e eu não quero nada disso pra minha vida. O livro ensina bastante, realmente. Ser um líder não só da empresa, mas da casa e da própria vida. Foi uma boa experiência, apesar de ter sido obrigada, eu gostei de aprender um novo gênero.
    Parabéns pela resenha!!!
    Até mais :)
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu tenho Arte da Guerra em inglês, porém uma edição bem porva toda em paperback, gostei muito por você ter apresentado essa edição. A Arte da Guerra é um grande livro!

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras