Mulheres – Carol Rossetti

17/10/2015

mulheres carol rossettiEm 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN.
Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios.
Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação.
“Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas.
Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas.
Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui.
Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas. Minha abordagem será abrangente, convidando todos os que dividem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano.

10963777_543424489153641_634797618_n

Não é de hoje que conheço o trabalho da Carol. Já tinha me deparado com vários de seus desenhos em minhas andanças na internet, mas nunca antes parei para analisar o tamanho que o trabalho dela poderia chegar. As ilustrações da Carol começaram inocentemente no Facebook e hoje já foram traduzidas para mais de 15 idiomas.

Com ilustrações maravilhosas, o livro é dividido em seis partes abordando assim diversos assuntos como corpo, moda, identidade e escolhas. É fácil se identificar com algumas imagens assim como perceber como muita coisa ainda tem que mudar na nossa sociedade. Principalmente quando percebemos que muitas ideias ainda persistem por mais que os anos passem e teoricamente a sociedade evolua (ao menos é o que se espera, não é mesmo?)

Mulheres conta com mensagens simples, mas que contem um enorme significado. Em suma, é um livro que faz lembrar que cada uma de nós, que cada mulher é dona do seu próprio corpo e tem o direito de decidir o que fazer com ele – ou o que não fazer. É um livro feminista sim, mas não pense só no lado pejorativo que a palavra feminismo tem agarrado a ela. Ser feminista não é defender que as mulheres são melhores do que os homens. 11925847_150117158659805_1318873302_n

É super difícil falar sobre o livro que em cada uma das suas 160 páginas nos faz refletir. São muitas mulheres representadas no livro, cada uma com uma história, cada uma com uma mensagem. O livro realmente representa a diversidade feminina e não somente na questão física, mas também em nossa diversidade política e psicológica. É um livro de leitura rápida, mas que merece um espaço especial na estante – para ser lido e relido sempre que precisarmos de alguma inspiração.

A edição da Sextante está tão linda, tão incrivelmente bem feita que eu gostaria de poder dar de presente para todos que eu conheço. Na bienal, tive o prazer de conhecer a Carol e depois de ouvir um pouco mais sobre o seu trabalho passei a admirá-la ainda mais. É um livro recomendado à todas as mulheres, mas não somente elas... Todos os homens também deveriam conhecer o trabalho da Carol. É como eu falei acima, ser feminista não é somente defender a bandeira de que as mulheres são melhores do que os homens. É acreditar que todos merecem respeito, dignidade e que tem direito de fazer suas próprias escolhas.licavargas

 

 

 

promo mulheres - resultadoOs comentários da postagem concorriam a um exemplar do livro+cards+marcadores. Obrigado a todos pela participação e parabéns Libero. Aguardamos seus dados no amoreselivros@gmail.com :)

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

17 comentários

  1. Que interessante essa idéia. Gostei muito. Parabéns pelo post está muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo, vi no Facebook algumas postagens referentes a esse livro! Muito interessante.. Simples e verdadeiro... Interessante! :)

    ResponderExcluir
  3. QUE LIVRO MARAVILHOSO! Eu já tinha ouvido falar da ilustradora, mas não sabia da existência do livro. Adorei o post, falou o suficiente para me interessar a ler.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Que interessante a temática do livro, com certeza super atual. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Cheguei aqui no blog por meio de "Ligeiramente maliciosos",e agora me ganhou totalmente falando sobre o livro da Carol (que eu nem sabia da existência),pois via sempre algumas ilustrações e sempre a admirei pela " coragem".
    Beijos, Bella.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lica!

    Ai, eu adoro esse tipo de livrinho, são os melhores para dar de presente. Mas enfim, eu também já conhecia as ilustrações da Carol e são as melhores de todas! TODAS as mulheres deviam ler e divulgar, porque né, sociedade de hoje ao invés de facilitar tá e dificultando as coisas.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oii,
    Gostei do seu post.
    Já li algumas mensagens dessa autora no Facebook, e as ilustrações são bem bonitas.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante!
    Acompanho as ilustrações pelo Facebook, to louca pra ter esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lica, eu tenho uma espécie de acervo com várias ilustrações da autora e sempre vou postando quando necessário. Achei a ideia do livro incrível e pelas imagens que vi, a edição está linda. É um daqueles livros para se presentear de tão especial. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Com certeza é um livro ótimo, um conteúdo muito bom

    ResponderExcluir
  11. Sempre acompanhei o trabalho da Carol através do facebook, quando vi que ela iria lançar um livro eu surtei! Hahaha O trabalho dela é lindo, de todas as formas, e muito inspirador.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o blog, parece ser muito bom o livro, quero muito :)
    Sucesso :p

    ResponderExcluir
  13. Adorei ❤️ Quero muito ganhar esse sorteio.

    ResponderExcluir
  14. Achei bem interessante! Gosto muito da temática! Vou torcer para ganhar o sorteio. :)

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu simplesmente AMO o trabalho da Carol, eu conheci o trabalho
    dela através do tão querido twitter. É muito fantástica a maneira que
    ela passa o trabalho através de mensagens pequenas mas tão belas.
    Espero um dia ter oportunidade de ir a algumas de suas palestras,
    e ler este livro o mais breve possível.
    Ótima postagem, e ótima indicação.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras