Onde o Amor se Esconde - Veridiana Maenaka

10/10/2015


Na São Paulo do início do século XX, a jovem Glória sonha com o amor, ao contrário de sua amiga Marisa, cujo desejo é viver tão livremente quanto os homens.
Glória, de família tradicional, se casa com o homem escolhido por seu pai. Rico e ambicioso, porém emocionalmente distante, esse homem vê na esposa apenas uma prova de sua ascensão social. Incapaz de dar um herdeiro ao marido, Glória vive uma rotina de violência crescente, enquanto Marisa se casa com o pretendente que escolheu, um notório libertino.
A infelicidade de Glória a torna suscetível à sedução de outro homem, e eles têm um encontro avassalador, marcado pela descoberta sexual da jovem. Envolvida em uma trama de luxúria, Glória pode conhecer um prazer jamais imaginado, mas será essa a sua chance de viver um grande amor? 




Glória é uma jovem de família tradicional, criada dentro dos padrões sociais da época, prepara-se para fazer um bom casamento e dar muitos filhos, de preferência, homens, a seu futuro marido. Sua melhor amiga, Marisa, anseia por um futuro muito diferente, onde ela possa fazer a mesma coisa que os homens, como frequentar certos lugares, e encontrar um companheiro que compartilhe dos mesmos pensamentos e defenda a liberdade feminina tanto quanto ela.

Quando a jovem Glória casa-se com o marido escolhido por seu pai, acredita que apesar da falta de amor, sua dedicação será suficiente para construir um bom relacionamento com o marido - um homem de trejeitos rudes, que conquistou muitas posses devido ao tino para os negócios -, e que a vinda de herdeiros culminará em uma família feliz e próspera.

Com a dificuldade em engravidar, a vida da moça torna-se cada vez mais difícil, e a rotina de violência, abusos e humilhação torna-se cada vez mais frequente. Ao mesmo tempo Marisa, que se casou com um jovem rico com os ideais que ela desejava, apresenta a Glória seu cunhado Fernando, e o desejo entre eles cresce a cada dia, fazendo com que a jovem se entregue aos prazeres proporcionados por essa paixão proibida. É claro que nada disso passa impune aos olhos de Erasmo, marido de Glória, e muitas coisas acontecem na trama devido a isso.

Será essa a oportunidade de Glória de viver um grande amor? Até que ponto as pessoas ao redor estão mesmo dispostas a verem a jovem feliz? Será que todos são realmente do jeito que ela imagina? Qual será o destino de uma jovem casada por obrigação e adúltera por opção em uma São Paulo de 1910?

Em uma trama com muitas reviravoltas, o livro é dividido em três partes (A dor, O prazer e O amor), onde em cada parte o leitor vai descobrindo mais a respeito da protagonista e de seus personagens. A autora conseguiu capturar de forma encantadora a essência dos sentimentos vividos na história e também fez com que o leitor se envolvesse na trama, ansiando mais a cada página. Veridiana Maenaka é mais uma autora nacional que veio com tudo, já em seu primeiro romance.

Como leitora, devorei cada página, ri, chorei, desejei o castigo de alguns e a felicidade de outros, mas principalmente, senti a dor pungente, que assola a vida da Glória, e de tantas outras mulheres que passaram ou passam pela mesma situação. Pois mesmo sendo um romance de época, a autora conseguiu retratar de forma sublime as escolhas (ou falta delas) existentes em muitos lares de 2015.


Amei cada página, porém fiquei na vontade de saber um pouco mais sobre o destino de alguns personagens, o que talvez tenha sido proposital por parte da autora, que deixou em aberto para uma possível continuação, se for esse o caso, estarei aguardando ansiosamente.

Criado em 2010, o Amores e Livros é um espaço feito para dividir os nossos amores pelos livros, filmes, séries e alguns outros vícios mais do que saudáveis! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

1 comentários

  1. Oie, Nikki! Eu amo romances de época, principalmente os que criticam os costumes que existem/existiram e que nos envolvem. Já tinha visto a capa desse livro da Maenaka, mas ainda não conhecia a história. Estou ansiosa para lê-lo e assim que possível vou comprar ;)
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras