Lentes mágicas #12: Pedras preciosas

04/08/2011

Olá.
Mais um Lentes magicas na sua telinha! Do computador, é claro!
Minha escolha foi técnica nesta quinta (é, estamos com novo dia neste novo mês que se inicia!) e escolhi um filme lindo: fala sobre música, sobre amor proibido, sobre renúncias, sobre dinheiro, sobre carreira... tem uma ótima fotografia, cenário maravilhoso e belíssimos figurinos. Seu enredo surpreende e todos se rendem aos seus encantos.



Título original: (Moulin Rouge)

Lançamento: 2001
Direção: Bazmark Luhrmann
Roteiro: Baz Luhmann e Craig Pearce
Origem: Australia/EUA
Atores: Ewan McGregor, Nicole Kidman, John Leguizamo, Jim Broadbent.
Duração: 126 min

Gênero: Musical, Drama, Romance.


"Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge."

E por que chamei o post de pedras preciosas? Não só porque a personagem da Nicole Kidman é chamada de Diamante Cintilante, mas porque todos os elementos do filme são pedras preciosas! O diamante do filme: música. Amei cada canção que vi neste filme. Gostei também das personagens, do figurino e da maquiagem.

Já havia escrito em outro Lentes Mágicas: As histórias são as mesmas, o que muda é a forma que você conta. A maneira como Baz conduz a história é fantástica. Me ganhou nos primeiros 6 minutos de filme, nada como colocar um homem bonito e apaixonado chorando por seu amor perdido com cara de carente desesperado, rodeado de bebida e cigarro, pronto pra que seja salvo! 
O mocinho indo resgatar a donzela presa em sua torre. O amor posto a prova pelo ciúmes do homem, sendo que eles sempre se apaixonam pelo comportamento ao qual nos conhecem e depois tentar mudar essa condição. (sim, eu concordo com o Baz, os homens são os primeiros a pirar pelo ciúme!).


Usar os ideais artísticos não comerciais 'verdade, beleza, liberdade e amor' foi outra coisa que me chamou atenção. Sou atriz, na maioria das vezes temos que pensar em fazer algo grandioso, engenhoso e fora de tudo aquilo que acreditamos, fora do padrão, para ganhar o dinheiro da sobrevivência trabalhando no que gosta, e isso está no filme.


É sempre muito bacana ver companhias de teatro no palco. Confabulando suas confusões, querendo mostrar ao mundo suas ideias revolucionárias, seu processo de criação cheio de altos e baixos. O diretor é uma comédia, cada ator tem suas particularidades, sonham em fazer sua arte e serem reconhecidos, sempre tentando mostrar ao mundo que é possível torná-lo um lugar melhor... Sabemos que todo artista é um sonhador e que as vezes acontece mesmo de alguém cair neste mundo de paraquedas, o então é obrigado a fazer escolhas que o separam deste sonho. A arte escolhe os artistas e isso é poeticamente mostrado no filme.
Não é nenhuma novidade essa história de um jovem de interior que se apaixona pela garota mais cobiçada da cidade, consegue fazer com que ela esqueça seu ideais oportunistas por amor e viva apaixonada. Sempre tem um vilão que quer estragar tudo, o esperto que só quer se aproveitar e a ciumenta que tenta por tudo a perder.


A história da companhia de teatro que quer escrever algo novo apadrinhados por uma fada verde, que era a Kylie Minogue (que coincidentemente é chamada de diamante branco, a Madonna até fez uma música pra ela com esse nome) é muito hilário. A cena de Satine fazendo de tudo para esconder seu amor do duque também. Em várias cenas vemos também a história do "show deve continuar": não importa se há amor, não importa se há vidas em perigo, o lucro e o sucesso corrompem tudo que há de belo. O filme nos mostra uma vida de escolhas, assim como nosso dia dia é.

Você me pergunta 'E as músicas'? Eu lhe digo 'Que trilha sonora magnifica!' (já falei que demorei pra assistir esse filme que ele me surpreendeu?) Tem QueenThe PoliceMadonnaThe Beatles, Kiss, U2, e muitas outras referencias musicais misturadas, de maneira deliciosa. De acordo com a Wikipedia são 29 músicas, sendo que algumas se repetem com ritmos diferentes. A melhor montagem musical foi Diamonds Dogs a cena inteira é uma loucura! Uma mistura de arrepiar! Nossa! Agora que percebi que este post também é um post musical! Amei! rsrs ;)


Cenário fabuloso. Glamour numa profissão tão estigmatizada. 
A interpretação é um ponto chave. Encontrar atores que cantem bem para cada papel, ou encontrar cantores que interpretem bem fora das músicas é bem difícil. O elenco inteiro não deixa a desejar (tirando Ewan McGregor, que está bem melhor no Anjos e Demônios...)
Outra coisa que digo a todos: quem não viu trata logo de ver, quem já viu compre o filme e deixe bem ao lado da Noviça Rebelde, O Fantasma da Ópera, Mágico de Oz, Mary Poppins, A Cor Púrpura e Burlesque, por que no futuro ele se tornará um clássico! Escreve ai!

Fico por aqui, pois não há mais nada que eu possa falar do filme.

Aguardo seus comentários e ficarei muito feliz em receber sugestões.


Até quinta que vem, galera!







Que tal conferir também...

8 comentários

  1. ADORO esse filme... ele e Burlesque são os meus preferidos quando o assunto é Filme/Musical *_*

    Muito bem escolhido Gi *_*

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse musical!!! Ele, Noviça Rebelde, Sete Noivas Para Sete Irmãos, Chicago, O Rei e Eu, Um Violinista no Telhado e outros tanto interam minha lista de melhores musicais!

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi este filme, mas agora eu quero, adorei a capa e a sinopse que é muito boa, adoro filmes de gênero musical, drama e romance. mas agora eu voce falou deste filme nao descanço enquanto nao assisti ♥

    ResponderExcluir
  4. Assisti e até gostei de Moulin Rouge, mas confesso que músicais não são lá muito a minha praia, não...

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti esse filme, mas já ouvi muitas pessoas dizendo que ele é muito legal.. Adorei a sinopse, e curti as musicas dele também.. Ótima escolha ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia e nem assisti este filme!! Mas adorei as fotos que colocou e fiquei muito curiosa para assistir!!
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda n vi esse filme =/

    mas agora fikei ancioso pra ver!

    ResponderExcluir
  8. Muita gente fica com receio quando o filme é musical, mas esse é realmente perfeito!!!
    A trilha sonora, o cenário...é tudo maravilhoso!!!
    Ótima dica!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras