Escritor do Mês: Stephen King #4

01/08/2011

Olá pessoal….

Depois de ver algumas das capas do nosso escritor do mês chegou a hora de falar sobre algumas de suas adaptações para TV e Cinema…

Peço desculpas pelo atraso na postagem, espero que no mês de agosto consiga evitar esses problemas.

Como eu já falei nos post anteriores, não temos a pretensão de contar tudo sobre o King e nem pensamos que vamos conseguir isso. Como grande escritor (e mestre!) que  ele é, sabemos que não chegaremos nem aos pés de alguns fansites que ele possui. Digamos que isso aqui é só uma pontinha do ice berg, um pedacinho do que é o mundo criado por King para deixar todos com vontade de conhecer mais e ler mais Stephen King.

Vocês já perceberam que todo livro que faz um grande sucesso é adaptado para o cinema, não é? E com os livros do King, a história não poderia ser diferente.

Com mais de 40 adaptações de seus livros e pelo menos mais umas 10 em andamento seria realmente cansativo falar de todas elas, então selecionei as 10 mais comentadas (sejam positivamente ou negativamente, e elas não estão por ordem de importância/data lançamento).

 

carrie filmeCarrie, a estranha

Primeiro livro de King e primeira adaptação para o cinema, então, claro que iria começar com este primeiro…

A primeira adaptação foi em 1976, com Brian de Palma na direção e no elenco estavam Sissy Space (Carrie White), Piper Laurie (Margaret White) e John Travolta (Billy Nolan). Este foi o segundo filme de Travolta e seu papel era pequeno e sem destaque (ele ainda era um desconhecido).

O filme foi um grande sucesso, rendendo duas indicações ao Oscar de 1977 (melhor atriz, para Sissy Spacek, e de melhor atriz coadjuvante, para Piper Laurie) e arrecadando cerca de 33 milhões de dólares.

Carrie foi a primeira adaptação para a Broadway, mas o musical foi um dos maiores fracassos do teatro, tendo somente 5 apresentações e gerando um prejuízo de aproximadamente 7 milhões de dólares.

Em 1999 foi feito uma sequencia do filme (The Rage: Carrie 2). Neste segundo, a premissa é que o pai de Carrie teve outro casamento e outra filha com poderes tele cinéticos. Sue Shanel (única sobrevivente do primeiro  filme) agora é conselheira da escola.

Em 2002 um filmagem de TV foi relançada. O filme está sendo regravado, em fase de pré-produção com data prevista para 2013.

 

Cemitério Maldito

cemiterio maldito filmeA adaptação para o cinema veio em 1989, com Mary Lambert na direção e com roteiro escrito pelo próprio King. Neste filme, King faz uma pequena aparição, interpretando o padre na cena do funeral de Missy Dandrige.

O filme é considerado por alguns um tanto exagerado e bem assustador. Foi bem nas bilheterias e recebeu boas críticas, principalmente por ser um filme de terror. Teve indicações em 5 festivais de cinema (nas categorias melhor filme, melhor filme internacional, canção original, direção, melhor atriz jovem e melhor ator com menos de 9 anos) e Mary Lambert recebeu o prêmio de melhor direção no Fantasporto (festival de cinema de Lisboa/Portugal).

Em 1992 foi gravado uma sequencia do filme (Pet Sematery 2), mas este não foi tão bem como o primeiro filme.

 

 

Colheita Maldita

colheita maldita filmeConto de terror retirado do livro Sombras da Noite a adaptação é de 1984 com Fritz Kiersch na direção e Linda Hamilton como Vicky.

Mesmo sendo duramente criticado, foi indicado em 3 festivais de cinema (direção, filme de fantasia, ator e atriz suporte de motion picture) onde venceu como Melhor Filme de Fantasia no Festival de Bruxelas. As críticas também não impediram que houvessem continuações para o filme. Esta é a adaptação com mais sequencias, foram 7 no total (e ainda tem um remake do primeiro volume). Somente o primeiro e o segundo foram lançados no cinema, os demais foram direto em vídeo. A maioria deles é considerada mais fraca, mas o sétimo filme (2001) é considerado o melhor e mais assustador de todos.

 

 

christine filmeChristine, O carro assassino

A adaptação de 1983 conta com a direção de John Carpenter. King era tão popular nos anos 80 que a adaptação iniciou sua pré-produção antes mesmo do livro ser publicado. O filme não é considerado o melhor de King, pois mesmo ele possuindo a estranha habilidade de ir fundo no medo das pessoas (palhaços, rejeições…) este carro não chegou a colocar muito medo.

Teve duas indicações em festivais de cinema (direção e melhor filme de terror). A edição especial do DVD possui 20 cenas deletadas, estendidas ou alternativas, além de um documentário com vários detalhes das gravações.

Brooke Shields e Kevin Bacon foram cotados para o papel, Kevin escolheu atuar em Footloose e a troca de produtores descartaram Brooke alegando ser melhor contratar atores desconhecidos.

 

 

it filmeIt: Uma Obra-Prima do Medo

Adaptação feita em 1990 com direção de Tommy Lee Wallace e com Seth Green no elenco. Feito originalmente para a TV americana, o filme tinha 187 minutos, que foram reduzidos para 157. Eu não vou falar muito desse filme, mas preciso tirar o chapéu para King nessa história. Afinal, mais do que apenas sustos e clichês do terror, King te faz sentir medo do que é o mais imprevisível, do que a gente aprende que é fofo, bonito e legal como palhaços…

A adaptação teve 4 indicações de prêmios, onde ganhou como melhor edição de mini-série de TV e um Emmy por composição musical.

 

 

iluminado filmeO Iluminado

Filme de 1980 com direção do grandioso Stanley Kubrick. E já que citei o nome dele, vale a pena comentar que O Iluminado é considerado por muitos um dos melhores filmes do diretor ao lado de 2001: Uma Odisseia no Espaço e Laranja Mecânica. Mesmo assim, King não gostou muito da adaptação.

No elenco, Jack Nicholson e Shelley Duvall. O filme marcou tanto (eu nunca consegui assistir!) e muitas expressões ficaram famosas como o “redrum” que o personagem de Nicholson repetia.

 

 

MV5BMTk1MjQwMTQyMV5BMl5BanBnXkFtZTcwODcxMjEzMw@@._V1._SY317_CR0,0,214,317_Apanhador de Sonhos

Esse é mais recente, de 2003 e foi um dos filmes que vi do King. Com direção de Lawrence Kasdan o filme tem no elenco Morgan Freeman, Thomas Jane e Jason Lee.

O filme foi mal recebido tanto pelas críticas como pelo público (arrecadou menos da metade de seu custo estimado de produção). Confesso que em um primeiro momento eu me decepcionei um pouco com o filme (mais com o rumo final dele do que com ele em si se é que dá para entender), mas não posso dizer que o filme é de todo ruim.

Uma das curiosidades do filme, é que King vendeu os direitos para o cinema por apenas um dólar. O livro foi escrito enquanto o autor se recuperava de um acidente grave e por esse motivo ele escreveu a história a mão.

 

 

sonho de liberdade filmeUm Sonho de Liberdade

O filme de 1994 foi uma das produções mais aclamadas de King. E eu aposto que tem muita gente que assistiu sem saber que o filme era baseado em um livro do autor. Eu mesma a primeira vez que assisti não percebi que era dele.

Dirigido por Frank Darabont e estrelado por Morgan Freeman e Tim Robbins o filme não rendeu muito financeiramente (somente 3 milhões a mais do que seu custo), porém foi super bem recebido pelos críticos e teve 7 indicações ao Oscar (incluindo melhor filme, melhor ator para Morgan Freeman, melhor roteiro adaptado e melhor fotografia), além de 2 indicações ao Globo de Ouro.

O IMDb elegeu este como o melhor filme da história. Com a nota de 9.2/10 ele está na melhor classificação do site seguido por O Poderoso Chefão. Segundo alguns, o assustador da história não é por causa de eventos sobrenaturais, mas sim o terror que é ver a vida de alguém passar.

 

À_Espera_de_um_MilagreA Espera de um Milagre

Filme de 1999 também dirigida por Frank Darabont. Com Tom Hanks e Michael Clarke Duncan o filme é um dos mais emocionantes que eu já assisti, é um filme que não tem como não se emocionar. E isso explica como um filme com três horas de duração arrecadou mais de 130 milhões de dólares.

Indicado em 5 festivais de cinema, sendo 4 indicações para o Oscar (Melhor filme, Ator Coadjuvante, melhor som e melhor roteiro adaptado) tem 3 premiações no Premio Saturno e também a do Premio PFS onde venceu a categoria Direitos Humanos.

 

 

 

MV5BMTczODE1NTg4Ml5BMl5BanBnXkFtZTYwNTg3MDg4._V1._SY317_CR2,0,214,317_Zona Morta

O filme é de 1983, dirigido por David Cronenberg e conta no elenco com Christopher Walken, Tom Skerritt e Martin Sheen. Mesmo não atingindo o status de outras adaptações do King é considerado um bom filme e levou o premio de melhor filme pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror.

Eu não conheço o filme, na verdade nem sabia que tinha, porém, o mesmo livro foi utilizado para criar a série de TV com mesmo nome que no Brasil é conhecida como O Vidente. A série foi cancelada em 2007 em sua sexta temporada.

 

 

Você Sabia???

Que alguns contos de King foram adaptados para episódios de series como Além da Imaginação, Contos da Escuridão e Quinta Dimensão?

Que além de O Vidente, foram feitos mais 2 séries baseadas em livros do autor?

Que a série Kingdon Hospital, de 2004 foi escrita por Stephen King?

Que muitas séries, filmes, vídeo clips e novelas já fizeram referencia a obras do nosso escritor do mês?

 

Que mesmo falando bem superficialmente sobre King eu adorei entrar no mundinho que ele criou (e que o consagrou como mestre) e adorei a companhia de vocês nessa jornada?

 

Beijinhos

 

Fontes

HowStuffWorks Brasil

Wikipédia

IMDb

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

4 comentários

  1. Faltam apenas 3 adaptações de livros dele que não assisti: Christine, O carro assassino, Zona Morta e It. Os demais assisti todos. Mas não li os respectivos livros de todos... Mas espero um dia ler!

    ResponderExcluir
  2. Perdi duas oportunidades essa semana (ou foi semana passada? rs enfim) de assistir Carrie, a estrsnha, era meio tarde e tal. Mas quando vi que ia passar fiquei empolgada.
    Christine,o carro assassino só vi algumas partes, nem fazia idéia que era uma adaptação de um livro do Stephen '-'

    ResponderExcluir
  3. ja li muitos livros de Stephen king, mas nao todos os filmes baseados em sua obras, estou super afim de ver, valeu pela dica ♥

    ResponderExcluir
  4. Livros do Stephen eu não li nenhum, mas filmes... ADORO; assisti vários e Um Sonho de Liberdade e À Espera de Um Milagre são meus favoritos.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras