Escritor do Mês: Stephen King #5 – Especial

01/08/2011

Olá Pessoal…

Esse post era para ter entrado no ar ontem, pois no mês que escolhemos Stephen King como escritor teremos uma colaboração mais que especial…

Como amiga e parceira, eu pedi e a Gabi do Ilusões Noturnas aceitou falar um pouquinho mais de dois livros/filmes do King…

Espero que vocês gostem como eu gostei…

Primeiramente quero agradecer a minha amiga e parceira Lica pelo convite para falar um O_ILUMINADO_1245105718Minipouco sobre as obras de Stephen King e sobre os filmes baseados em suas obras. Senti-me feliz e útil!

Falar sobre literatura no gênero ficção/terror/suspense e não citar Stephen King é pecar! Em minha opinião, junto de Alfred Hitchcock, o mestre Stephen King faz seu leitor viajar e ter calafrios na espinha como ninguém! Suas obras são tão originais que muitas foram adaptadas para o cinema. E é justamente sobre essas obras que vamos falar um pouquinho. Digo um pouquinho porque King tem tantas obras adaptadas para o cinema que seria necessário mais _ESPERA_DE_UM_MILAGRE_1277239558Minialguns posts para não deixar nada passar. Eu gosto muito de literatura e cinema. E sempre achei que livros e filmes caminhavam juntos. E quando se trata de obras da literatura adaptadas para o cinema gosto de conhecer os dois lados da moeda. Dois grandes clássicos de King ganharam destaque no cinema: O Iluminado e A Espera de Um Milagre. Ambos dirigidos por grandes diretores.

Quem espera encontrar nas obras de King apenas o macabro, o sombrio, o terror e o medo está enganado. King tem obras para todos os gostos. E mesmo seus livros mais sombrios possuem um fundo psicológico muito grande. O terror só é terror dependendo da forma que você encara o que está lendo ou assistindo. E nem todos tem finais macabros... Mas sim finais que te fazem pensar e muito! E é essa a opinião que tenho de O Iluminado e A Espera de Um Milagre.

Em O iluminado contemplamos uma família que se muda a trabalho para um O_ILUMINADO_1246420028Minihotel isolado da civilização em pleno inverno rígido. E lá muitas coisas começam a acontecer. O personagem mais pacato em minha opinião é esposa de Jack. Já Jack e seu filho são personagens riquíssimos! O filme não é totalmente fiel ao livro. Mas ambos são fantásticos! O que mais diferencia o filme do livro é o final! E eu prefiro o final do livro. Acho mais justo e até mesmo mais feliz. E o Iluminado te faz pensar até onde nossos medos são capazes de nos levar? Reencarnação existe? O mal nunca termina? O Iluminado é uma obra-prima do horror, que não necessita apelar para sustos fáceis para assustar, como a grande maioria dos títulos faz. É construído para nos deixar mal, com medo de uma pessoa que, teoricamente, nos ama e só quer o nosso bem.

 

Com relação ao “A Espera de Um Milagre “... Tanto o livro quanto o filme me _ESPERA_DE_UM_MILAGRE_1230762375Minifizeram chorar... Stephen King nos mostra de uma forma singela e despretensiosa o quanto o preconceito ( de uma forma geral) pode nos levar a cometer verdadeiras atrocidades. Além disso, traz uma mensagem importantíssima: ser testemunha de um ato preconceituoso e não fazer nada a respeito é tão grave e criminoso quanto comete-lo. Os personagens são bem construídos, profundos e reais.

Foram mostrados três tipos de presos condenados à morte:
. O que era inocente;
. O que era culpado, mas se arrependeu pelo que fez;
. E o que era culpado e não se importava com nada e nem com ninguém.
Sendo assim, não criou um estereótipo que presos são maus (do capeta!) ou são “bonzinhos” (pobrezinhos!). Mas os apresentou como seres humanos que fazem suas escolhas e são responsabilizados pelas consequências delas. O final do livro é também diferente... Só que neste caso é mais triste que do filme! Nesse caso eu prefiro o do filme.

Isso é apensa a ponta do Iceberg quando se trata de obras de King adaptadas para o cinema. Vale a pena ler uma obra de King e ver um filme adaptado de alguma obra dele. Não tenham medo... Existe King para todos os gostos. Leiam e assistam com a seguinte coisa em mente: NEM TUDO É O QUE PARECE SER.

 

Gabi, obrigada pelo carinho, pela amizade e pelo texto.

E obrigado a todos que nos acompanharam nesta jornada!

Beijinhos

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

5 comentários

  1. Foi um prazer enorme participar e colaborar com esse cantinho parceiro que gosto tanto!!! Obrigada Lica por essa oportunidade e espero que seus leitores apreciem o texto!

    ResponderExcluir
  2. Eu só assisti ao filme 'A Espera de um milagre'... que realmente é tudo de bom... nunca li nada de Stephen King (vergonha), mas pretendo... também assisti ao delicioso 'Quarto 1408' com John Cusack... muito bom...

    Gabi, adorei sua participação... e Lica, mesmo que nem sempre eu comente estou sempre por aqui... amo!

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente AMO Stephen King! Sonho da minha vida é ver ele de pertinho! Suas histórias de terror me acompanham desde a adolecencia!nossa, ele é TUDO

    bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Depois de todos esses posts sobre o Stephen, só sei de uma coisa: preciso ler um livro dele logo!
    A Espera de um milagre(filme) me fez chorar muito, se o final do livro é mais triste ainda, ave mary!

    ResponderExcluir
  5. Eu AMO Stephen King por que ele é d+++, adoro seus livros e o filme A Espera de um milagre é lindo o que me motivou a ler mais seus livros!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras