Amigas Para Sempre - Kristin Hannah

30/05/2014

Olá galera do Sael!

Hoje escrevo sobre mais um livro lindíssimo da Kristin, desta vez em parceria com a Editora Arqueiro. Espero que todos tenham tudo bem resolvido com seus melhores amigos...
Resenha: "Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar."
Este livro foi tão marcante para mim que eu marquei mais de vinte passagens nele. Posso afirmar que esta é a primeira vez que isso me acontece.

Pense na sua melhor amiga. No seu melhor amigo. Pensou? Agora imagine tudo que vocês já passaram juntos, todas as discussões, todas as dificuldades, todos os segredos, todas as concessões que essa amizade já lhe fez se permitir. Imaginou? E se algo que já se passou a tempos batesse na porta de vocês agora. Algo que ficou guardado com você todo este tempo, que você tentou esconder de si mesmo, algo com o qual não pudesse lidar porque dói. E se isso que você guarda fosse a coisa mais dificil em seu coração, a coisa mais dificil de admitir que passou (depois de tudo) com seu melhor amigo ou sua melhor amiga. Analisou isso tudo? E se eu ainda te perguntasse qual a única coisa que você não toleraria que seu amigo (a) fizesse? Ou o que você consideraria uma traição? Agora coloque toda essa dor, toda essa cumplicidade, toda sua amizade, todos esses impasses e duvidas num livro. É este!
"Um amigo podia se transformar um estranho com a mesma rapidez." 
Nem preciso dizer que ele mexeu bastante comigo. É intenso, é provocativo, é cheio de emoções. Há tanto da vida em amizade em comum conosco que o riso e o choro são inevitáveis! É claro que a gente não passa exatamente o que Kate e Tule passam, mas as entrelinhas estão repletas de sentimentos que falam com a gente que parece impossível não ter empatia com a estória delas. Devo dizer que isso deve ocorrer com mais força com pessoas que sofreram (ou ainda sofrem) com bullying.
"Ela guardou aquelas palavras no bolso. Eram como pedras que os gregos antigos esfregavam para aliviar as preocupações. De vez em quando, enquanto se arrumava para ir a escola, ela as tocava, revirando-as nos dedos."
Acredito que a coisa mais forte que possamos notar na amizade é a vontade de falar sobre tudo. De saber que as pessoas fossem capazes de ouvir de tudo quando são nossas amigas. No livro fica bem evidente que a gente prefere muito mais guardar algo do que perder aquela pessoa...
"Ás vezes, ser uma boa amiga é não dizer nada."
"Como ela poderia dizer á melhor amiga que não compartilhava mais do sonho dela?"
"Ela desejou ter coragem de responder, de dizer como se sentia, mas algumas coisas era melhor que permanecessem no silêncio."
 Isso se repete muitas e muitas vezes, e parando para pensar na gente, como fazemos isso também, não é?
Além do mais, não vou colocar todas as minhas marcações senão vai tirar de vocês todo o gostinho de descobrir a estória durante a leitura.

Bom, no final a autora sabe como emocionar e de como nos surpreender. Não é o primeiro livro que eu leio dela (veja a resenha aqui) em que ela faz isso. Já falei da outra vez e repito, a escrita é impecável, a trama é sensacionalmente simples e nos leva a devorar o livro em pouco tempo. Adoro  trabalho da Kristin! Ela realmente sabe como escrever sobre relacionamentos, dos mais diversos tipos.

Deixe-se levar pelas idas e vindas na busca da felicidade ao lado de um amigo e aproveite o livro. Você não vai se arrepender e vai rever alguns conceitos... e então conversamos se sua amizade é daquelas que fere ou daquelas que salva!

Abraços a todos.


Que tal conferir também...

16 comentários

  1. eu gosto demais da escrita de Hannah. Chorei mto com Jardim de inverno, e apesar de Amigas para sempre ser o primeiro, já li Por toda a eternidade xD
    gosto de livros com essa temática... amizades, dores e segredos...
    quero ler logo. hehe
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não faz meu estilo de leitura, acho que o tipo de livro que a Kristin escreve não é meu favorito, mas deve ser um livro lindo que trata de um sentimento mais lindo ainda, a amizade!

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeeeei a resenha, parabéns ao blog!!!
    Tô louca p ler este livro!!!
    Acho esta frase tão forte: Um amigo podia se transformar um estranho com a mesma rapidez."
    Pq é verdade as vezes agente acha q conhece alguém e não

    ResponderExcluir
  5. Tb gosto muito da escrita da Hannah, Maria Valéria, super bem escrita, mas triste

    ResponderExcluir
  6. A história me parece ser emocionante. Não li ainda mais estou ansiosa pra conhecer as personagens que tanto vejo falarem. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Livros sobre amizade geralmente são bons, isso porque nos identificamos com muitas das situações e nos emocionamos ao ver os personagens agindo de determinadas formas ou passando por situações juntos.
    A autora já me ganhou, então tenho certeza que vou adorar Amigas Para Sempre. Provavelmente será uma história que me fará pensar.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Estou apaixonada pelo livro e as resenhas que leio do mesmo só confirmam isso. Um livro que fala sobre amizade, perdas e ganhos... ingredientes certos para ser um história linda e emocionante! Parabéns pela resenha! Muito bem escrita! Bjos

    ResponderExcluir
  9. Esta autora tem o dom de nos emocionar com seus enredos que parecem reais.
    Acabei lendo Por toda a Eternidade antes deste, o que me deixou ainda mais curiosa por este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Oie flor! Eu amo a Kristin Hannah, li Jardim de Inverno dela e me emocionei demais, agora estou louca pra ler AMigas Para Sempre (Já tenho Por Toda Eternidade aqui heheheh) A Kristin tem suas obras voltadas muito pra assuntos familiares e fraternais. Achei bacana ela trabalhar sobre a amizade nesse livro de forma profunda nos fazendo refletir sobre nossa vida, sobre todas as vezes que resolvemos calar pra não perder a pessoa! Espero poder ler essa obra o mais rápido possível!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito do trabalho da Kristin e pelo que vi em sua resenha, esse livro será tão bom ou melhor que seus anteriores...Já vejo que vai me prender totalmente... parabéns pela resenha, ficou muito bem elaborada e nos deu um gostinho do livro.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa Gi, estou com a sensação que a autora escreveu este livro pensando em mim......
    Enquanto lia sua resenha, passa um filme de tudo o que aconteceu comigo e concordava com e você e a autora.....
    Com certeza este livro fará parte da minha vida, não sei como não tinha visto e nem ouvido falar nele, ainda bem que a história mudou.

    Bjssss

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nenhum dos livros da autora, mas tenho bastante vontade. A única coisa que sempre leio em resenhas, é que ela sabe muito bem como "esmagar" os corações de seus leitores. Depois de ler essa resenha, dar pra perceber que ela sabe conduzir uma história cheias de dramas, mas muito verossímil. Espero poder ler algo dela em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito dos livros dessa autora, esse parece ser ótimo, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  15. Amigas Para Sempre é uma leitura para envolver e emocionar o leitor através de décadas de uma amizade verdadeira – e com direito à trilha sonora. Permita-se embalar por Dancing Queen e outras músicas que marcaram as amigas após finalizar a leitura e será possível, por instantes, visualizá-las dançando, esbanjando toda a vida que Kristin Hannah tão bem deu a elas.

    ResponderExcluir
  16. Gisele!
    Nos dias atuais é muito difícil se manter uma amizade por 3 décadas, isso por si só já faria o livro ser interessante e quando há uma reviravolta que pode abalar essa amizade... nos faz aprender.
    Gostaria muito de ler o livro para saber o que realmente aconteceu com as amigas de longa data.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras