O Jardim de Inverno - Kristin Hannah

29/05/2014

Olá leitores!

Para comemorar a chegada dos dias mais frios, nada melhor do que um livro com muita neve, gelo e amores congelados pelo tempo...

 Sinopse: "Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.“Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.” – Publishers Weekly A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser."

A primeira coisa que eu quero dizer é que já estou lendo outro livro da autora e estou apaixonada pela sua forma de escrever (logo sai a resenha). Claro que pra empatia ter dado certo o trabalho de tradução e edição tem que estar perfeito. E está. Assim, posso continuar a despejar litros de lágrimas e gostar disso. Se é que vocês me entendem...
Bom, quando há um segredo antigo revelado, as coisas mudam. Você revê sua vida, suas escolhas, seus medos. É o que acontece na vida dessas duas irmãs. Cai tudo por terra. A relação entre elas e com a mãe muda drasticamente. E acontece de forma inesperada. Não há como prever o que vai acontecer no enredo usado pela autora.
É um livro de amor familiar, fraternal, que embora pareça cruel a gente sabe que pode ser movido pelo amor verdadeiro. Kristin parece escrever muito bem sobre este aspecto. Há toda contextualização sobre a infancia das personagens e não nos perdemos. Podemos sentir o que elas estão passando e se identificar com a nossa própria vida. Mesmo não crescendo com minhas irmãs próximas a mim, eu consigo me pôr no lugar de Mere e Nina, nesta relação de dualidades, de personalidades, algo muito forte como eu tenho com minha melhor amiga, e isso me fez perceber como amor é algo complexo e frágil.
Está longe de parecer um romance comum. Não há princesas, nem felizes para sempre, já que a autora constroi o 'sempre' como algo de todos os dias, como algo que pode acabar a qualquer momento, como o conto de fadas que pode ser fatal se deixado pra colocar um ponto final muito tarde...

A leitura é lenta, o que pode afugentar no inicio, mas garanto que não há do que se arrepender se o leitor se permitir esperar pela surpresa. As personagens são bem escritas, coesas. São pessoas como nós que são surpreendidas por uma revelação e se encontram num impasse.

Indico a leitura. Gostei da escrita da Kristin e espero que vocês gostem também!

Abraços e até a próxima.


Que tal conferir também...

2 comentários

  1. tb gostei bastante desse livro. Chorei muito com ele...
    Por toda a eternidade é bom tb, mas curti mais Jardim de inverno.
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive interesse em ler esse livro, eu achava a capa belíssima, mas ele nunca chamou minha atenção, tem uma história interessante e fiquei curiosa pra saber o segredo, ainda assim não sei se daria uma chance a ele tão cedo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail