Boneca de Ossos – Holly Black

12/05/2014

boneca_de_ossos

Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Acredito que foi em janeiro que chegou aqui em casa um pacotinho da Novo Conceito com pôsteres com as capas dos lançamentos do mês e de mais alguns que viriam neste ano. Dois me conquistaram de cara, sendo um deles Boneca de Ossos. Eu não fazia a menor ideia do que se tratava o livro. Foi amor a primeira vista e eu tinha certeza de que precisava ler o livro. Ainda mais encantada fiquei quando recebi o livro em um pacote mais que perfeito.

boneca de ossos kit

Boneca de Ossos conta a história dos amigos Zach, Poppy e Alice. A amizade deles é tão longa que desde sempre eles brincam de faz de conta. Eles tem um mundo próprio, com piratas, ladrões, guerreiros e tudo mais que a imaginação permitir. Este mundo é comandando pela Grande Rainha – uma boneca de porcelana que vive na cristaleira. A Grande Rainha participa da brincadeira de longe já que a mãe de Poppy tinha proibido a filha de tocar na boneca.

Acontece que um dia, o pai de Zach resolve que ele não é mais criança, que precisa largar os bonecos e dar mais atenção ao basquete. Zach fica sem escolha por causa da atitude que o pai dele toma e não pode mais brincar. Ao invés de contar a verdade para as meninas, ele mente e coloca em risco a amizade deles.

10256549_790423887641998_5413899697615727192_n

Poppy sonha com a história da Grande Rainha – que é uma boneca cuja porcelana foi feita com os ossos de uma menina, Eleanor. E em uma tentativa de finalizar o jogo e levar a Grande Rainha para o lugar certo, Poppy e Alice tiram a boneca da cristaleira e chamam Zach para ajudar a resolver o caso. E é no meio da noite que os três partem em sua maior aventura.

“Era quase mágico demais para aguentar, mas pela primeira vez ele não questionou. Jogou a cabeça para trás e sorriu para o azul do céu.” (pág. 137)

O incrível da narrativa da Holly Black é que ela te conquista já na primeira página. Eu li a primeira linha e não consegui mais largar. A imaginação desses três amigos é tão grande e tão contagiante que não tem como não se encantar a cada página. E mais do que um suspense, um romance ou uma aventura temos uma verdadeira história de amizade.

As três crianças passam por bons momentos – e momentos complicados – para conseguir chegar onde querem. Eles tem só 12 anos e são determinados e teimosos. E enquanto vamos caminhando com eles em sua aventura, também vamos descobrindo o mistério que envolve a boneca – e a morte da menina que ela foi criada.

“Foi uma coisa cruel. Eu cresci sendo cruel, e não quero que você tenha que crescer sendo cruel também.” (pág. 185)

A boneca é ao mesmo tempo fofa e ao mesmo tempo assustadora – daquele tipo que te deixa pensando será que foi a boneca mesmo que bagunçou o acampamento ou foi um animal? É a imaginação do leitor que vai determinar isso e Black acertou em cheio ao escrever uma narrativa com um toque de inocência de criança, uma pitada de mistério, um pouco de carinho e muita imaginação. A leitura é mais do que recomendada. Para todos os jovens – sejam eles de idade ou de coração.Lica

 

 

                   

Só para finalizar, a Novo Conceito fez um trabalho lindo de diagramação no livro. Ele conta com arabescos lindos nos inícios de capítulos, além de algumas imagens no livro que me encantaram demais. Ah, e tem um site especial para o livro – se quiser conhecer é só clicar na imagem abaixo:

Boneca-de-ossos-Holly-Black

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

4 comentários

  1. eu achei esse livro muito bom, linguagem leve e divertida...
    sem contar a parte estética, linda.
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A Novo Conceito sempre monta kits tão fofos. E esse livro está tão lindo que nossa, dá muita vontade de ler. Saber que ele é bom só me deixa com ainda mais expectativas e querendo muito.

    ResponderExcluir
  3. A Novo Conceito vem inovando e ganhando muitos admiradores no mercado literário. Essa semana mesmo comprei um, e agora, estou super curiosa em relação a este, "Boneca de Ossos".

    ResponderExcluir
  4. Adoro a Novo Conceito, é uma da minhas editoras favoritas porque ela está sempre investindo em novidades, mesmo que sejam incertas, e esse livro é uma dessas incertezas, porque em uma época que muita gente só quer ler NA ou YA temos um livro pra despertar a imaginação e te trazer a infância de novo! Também adorei a capa desde o lançamento do livro, sempre me chamou atenção!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras