A Mais Pura Verdade – Dan Gemeinhart

19/02/2015

Oi Pessoal, tudo bem?

E a postagem de hoje é um pouquinho diferente do normal... Isso porque chegou aqui em casa um livro um pouquinho diferente do normal. Sim, uma amostra de leitura maior que o normal ou então um livro incompleto. Mas calma que já explico...

1450906_10202527674512507_4609482998834834691_n

Em mais uma super ideia de marketing, a Novo Conceito mandou aos seus parceiros (e eu acho que para quem se inscreveu para parceria desse ano), 95 páginas do livro A mais pura verdade, lançamento de março do autor Dan Gemeinhart. Eu já tinha lido uma resenha dele e não tinha certeza se leria ou não. Mas assim, não estou falando do livro e sim dessa parte. É que curiosa como sou não tinha certeza se conseguiria ler um livro sabendo que ele está incompleto e ter que ficar no aguardo do resto da história... Esse é um dos motivos que não acompanho histórias no whattpad.

Acontece que minha curiosidade falou mais alto e eu devorei as páginas. A mais pura verdade é que eu estou super confusa. Sim, eu não sei o que eu achei até agora. Sério... Porém, vamos por partes...

a mais pura verdade inicio

A diagramação do pequeno livro está linda. Tem folha preta como divisória do capítulo, o início está decorado e o livro tem algo que eu não tinha visto ainda... ele tem meios capítulos. Sim, os capítulos são narrados por Mark em sua aventura e tem capítulos meio capítulo no final de cada um que é quando passa a narração para o que está acontecendo na casa de Mark (com os pais e a melhor amiga Jessie).

a mais pura verdade capitulo  a mais pura verdade meio capitulo

A capa é ok. Não é que ela é feia ou coisa assim, eu só não curti e ela ficou somente no ok. Quer dizer, eu fiquei aqui pensando se não tem outra cor para as capas. Azul de novo? Sério? E isso foi antes mesmo de eu saber mais do livro. Depois eu pensei em dar uma olhada em outras edições e a capa nacional é a mesma da original (e a única que encontrei diferente também é azul), então acho que o problema com o azul não é só com nossos capitas nacionais e com todos os capistas (e eu gostei muito mais da capa que saiu na edição em paperback)

a mais pura verdade  .the honest truth

Quanto a história... Mark é um garoto que resolve partir para a maior aventura de sua vida.Não que ele esteja realmente partindo para uma grande aventura (isso está na contra-capa), mas sim, ele está fugindo de casa para fazer algo que ele acha que é o certo. Ele pensou em tudo... Em se disfarçar, comprar uma passagem para outra cidade para despistar o verdadeiro destino, juntou dinheiro, seu cachorro e foi.

"O que uma amiga deveria fazer?
Como ajudar quando ajudar e ferir são a mesma coisa?"
(pág. 85)

Mesmo que a gente descubra o motivo de Mark fugir, as verdadeiras razões ainda não ficaram claras – se é que em 95 páginas eu realmente entendi. E mais, Mark não me pareceu real. A situação que ele se encontra me pareceu muito ilusória, e não um ilusório de “para ficção tudo bem”. Tem uma cena que ele fala de uns anos atrás e pelas minhas contas ele tem 12 anos e não parece ser aquele tipo de garoto que tem cara de muito mais velho (ele é um menino doente) e as pessoas que interagem com ele apenas perguntam onde estão os pais e ele mente e fica por isso mesmo. Se bem que isso pode ser só impressão minha e meu jeito.

"Mesmo a muitos quilômetros de distância,
um amigo ainda pode segurar sua mão
e estar ao seu lado."
(pág. 27)

Outro ponto que me incomodou um pouco é o jeito de Mark citar várias vezes “essa é a mais pura verdade”. A mais pura verdade é que isso irrita, entende? Mas não é um caso que me irritou a ponto de não querer saber mais e acredito que isso se deve a escrita de Dan que, apesar desse ponto é bem envolvente. E tem um outro ponto bem positivo que são os HAICAIS. Eu não sei escrever, mas acho lindo. E curti a nota de tradução explicando as diferenças quando Mark explica o Haicai, mas eu preferia que tivessem mantido no original e uma nota de rodapé com a tradução (claro que isso é coisa minha e nada que interfira realmente na história).

“A vida é um saco. Essa é a mais pura verdade. Mais uma coisa que eu não entendo: por que todo mundo sempre tenta fingir ser o que não é?”
(pág. 31)

Se eu vou continuar a leitura? Claro que sim!!!! Eu quero saber o que acontece, se Mark consegue chegar a realizar seu sonho de escalar a montanha, se ele completa sua jornada e tudo o que acontece durante ela... E quanto a Jessie, que pouco aparece mas que me deixou super curiosa com o que ela vai fazer. E o Beau... adoro histórias com cachorros fofos que fazem a gente se apaixonar e o Beau parece ser o melhor cachorro do mundo. Então, sim, as 95 páginas me deixaram com algumas dúvidas, com alguns pontos que não me agradaram mas me fizeram ficar ainda mais ansiosa para o dia 23 de março – lançamento oficial do livro por aqui. licavargasE sim, eu trarei para vocês a resenha completa do livro quando terminar de ler :)

 

a mais pura verdade2Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

21 comentários

  1. OI Lica!
    Então, você achou mais ou menos o que eu achei do livro. Também preferiria que os Haicais ficassem em inglês e tivessem uma tradução no rodapé, talvez fizesse mais sentido. Agora, não tive essa impressão de ser meio ficção, mas você me deixou com a pulga atrás da orelha agora. Pensei em mil teses para Mark ahuuhaa
    Adorei a sua resenha e adorei os pontos diferentes e relevantes levantados sobre a história. Tão bom ver pontos de vista diferente dos nossos.
    Beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficção no sentido de não ser história real e não no sentido do estilo Lu... Acho que não me expliquei bem.
      É que as vezes um personagem ficcional pode ter algumas coisas que os reais não teriam, sabe? E foi aí que o Mark entrou para mim, ele é para ser um garoto normal e alguns pontos pareceram forçados - tipo quem não dá bola para um garoto de 12 anos andando sozinho, sendo que se ele é doente ele deve ser magro e não aparentar ser muito mais velho, entende?

      E é ótimo ver pontos diferentes. Depois vou querer saber o que você achou do final do livro :)

      Beijinhos,
      Lica

      Excluir
  2. Eu havia lido em outro blog, falando sobre esse material prévio e apesar das suas críticas eu continuo achando a premissa do livro muito interessante, espero poder ler as resenhas, pois quero ler esse livro!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A premissa é realmente interessante Gleyse, tanto que quero ler como termina... E olha que eu não tenho pena de abandonar livro quando não gosto, ainda mais com minha pilha infinita...
      Assim que lançar e eu receber o livro todo, termino a leitura e volto para contar o que achei :)

      Bjos
      Lica

      Excluir
  3. Oi Lica, quando eu fiquei sabendo deste livro eu já o desejei e agora? Continuo querendo kkk
    Gostei dessas folhas de capitulos, diferente do normal... A capa poderia ser um pouquinho melhor né, mas eu o quero mesmo assim!

    Beijos!
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu recebi essas 100 páginas também, mas não vou ler porque não tenho paciência pra iniciar um livro e depois ter que parar, pretendo ler só quando tiver a obra completa em mãos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Recebi a prova também, e estou curiosa para ler!
    Adorei tudo que você falou dele, estou ansiosa para iniciar logo a leitura!
    Essa capa não é muito bonita mesmo, mas até que gostei.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Olha estou aqui com o livro para ler também.
    Eu irei ler ainda esse mês, até porque todos tem dito que é bem rápida a narrativa e espero gostar bastante, pois todos tem comentado muito bem.
    Fico feliz que tenha gostado do livro e espero que a novo conceito mande logo o livro completo para todos nós, pois a ansiedade vai crescendo e acaba que deixando a gente curiosa né? hahahaha...Mas enfim...gostei bastante de tudo que vc disse. MEUS PARABÉNS !!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Isso de mandar poucas páginas é maldade, na minha singela opinião. Eu sempre surto quando não consigo ler o livro inteiro. KKKKKK Mas então, vou esperar a resenha completa sair para eu me decidir a respeito desse livro. Fiquei curiosa e sem uma opinião formada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho maldade também Cecília... A curiosidade e a ansiedade acabam com nós pobres leitores hehehehe
      Eu fiquei curiosa, tenho uma opinião prévia mas sinto que tudo pode mudar (para muito melhor ou não) dependendo do resto do livro.
      Logo que ler o resto volto a contar aqui no blog :)

      Bjos
      Lica

      Excluir
  8. esta da melhor qualidade este lançamento caprichado da editora, eu li e amei essa trama! fiquei louca de curiosidade para ler o restante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lica!
    Eu também recebi essa "amostra grátis" da NC mas não me animei a ler. Como vc disse, me angustia pensar que estou lendo algo sem final. Mas por outro lado, tem minha enorme curiosidade que não vai me deixar em paz enquanto eu não ler, ainda mais agora que você destacou os pontos positivos e negativos e ainda sim disse que quer terminar a leitura.

    B-jussss! ♥
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina...
      Isso ainda tudo bem, a gente meio que sabe que vai ficar sem final pois é só uma amostra. Para mim, o pior de tudo são livros que terminam no meio (em cliff) e você só sabe disso na última página - e normalmente demora para vir a continuação... Uix!

      bjos
      Lica

      Excluir
  10. Oi, Lica.
    Essa semana também chegou esse material pra mim.
    Ele é tão fofo e está tão bem falado que eu estou louca para ler também.
    Também acho que me sentirei angustiada por ler algo sem final, mas vamos tentar.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu recebi esse livreto e devorei muito rapidamente. Estou super curiosa para saber o que acontece no final dessa aventura. Quanto à capa eu achei super linda, porém, poderia ser outra cor, acho que o azul vem se tornando um clichê, ou eles a utilizam para chamar a atenção, talvez!

    Bjs
    Http://www.joseanefarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já vi em outros blogs a mesma coisa , e em outros falam deste livro. Já entrou pra minha lista de desejos! *-*
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Do jeito que sou curiosa também não sei se conseguiria ler só 95 paginas de um livro e esperar pelo resto. Olha, não fiquei lá tão interessada em ler, quem sabe eu mude de opinião, mas ele não faz muito meu gênero.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho linda essa capa kkkkkk
    Mas não sei se tenho vontade de ler... parece ser bom...

    ResponderExcluir
  15. Lica!
    Acabei de ler minha degustação e fiquei encantada, principalmente pelo Beau, cãozinho fiel e obediente.
    Bem, pode ser até inimaginável um garoto enfrentar uma viagem dessas só, mas há de convir que Mark sofre um bocado durante esses primeiros capítulos disponibilizados.
    Achei a capa condizente com o conteúdo, porém, não é mesmo das mais bonitas...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  16. Eu nem começaria a ler, não ia aguentar ler só 95 páginas e não ter o resto livro hahaha
    A história parece ser boa, mas acho que isso de ficar repetindo "a mais pura verdade" também ia me estressar um pouco :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie Lica, eu adorei esse pequeno pedaço do livro, também achei um pouco repetitivo sempre estar mencionando o titulo do livro, e concordo que os Hacais deveriam estar em inglês, pois realmente ficou sem sentido e foi uma das coisas que me chamou a atenção na sinopse.

    Beijos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras