O Livro dos Vilões – Ziegesar, Rissi, Peterfreund & Yabu

15/02/2015

imageJuntando quatro superautores da literatura YA, O livro dos vilões é a antítese de O livro das princesas: esta coletânea de contos sobre malvados icônicos dos contos de fadas mostra que não há nada melhor do que um bom vilão. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu advertem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor. Confira aqui o primeiro capítulo!

53ed25e772f1f_bannerviloes

Me interessei pelo livro logo que fiquei sabendo do lançamento, mesmo não tendo lido O Livro das Princesas. E não, não precisa ter lido um para ler o outro. O caso é que eu adoro muito mais os vilões do que as princesas (e todo o seu mundo falso de amor verdadeiro no primeiro olhar e viver feliz para sempre), então esse livro era leitura garantida. Demorei um pouquinho para ler, e um pouquinho mais para trazer a resenha para vocês, mas vamos ver se consigo me explicar em palavras...

Com quatro contos, O Livro dos Vilões é uma delícia de ler. É gostoso e rápido e as histórias tem seu tamanho na medida de ser suficiente para você não cansar e ser suficiente para ter um final que te deixa querendo por mais. Falo isso pois fiquei extremamente divida com os contos apresentados no livro. Dois deles não me agradaram e dois me deixaram querendo mais e mais. E na minha opinião, o melhor de tudo é que os dois que eu mais gostei são dos autores nacionais, o que mostra o quão talentosa a nossa literatura é (não que eu não soubesse antes, mas tem muita gente que ainda tem um certo preconceito que não deveria).

Cecily von Ziegesar apresenta #Stepsister: sobre sapatos e selfies. O que eu mais me pergunto é “o que era para ter sido isso?” Não foi o melhor jeito de começar o livro. Quer dizer, quando se fala de sapatos e de meia irmãs a gente lembra da Cinderela, não é? E por ser um livro com foco nos vilões eu imaginei uma história contada pelo ponto de vista das irmãs malvadas da Cinderela. Bom, não é o caso. Aqui temos uma nova visão da Cinderela e embora eu tenha curtido o estilo de narrativa da autora (ainda não tinha lido nada dela), e mesmo gostando do conto, achei que não fez muito sentido e fiquei preocupada com o que viria a seguir.

Carina Rissi com Menina Veneno tirou todas as minhas preocupações. O conto dela está ótimo (e nem estou querendo puxar o saco por ela ser uma fofa). A história da Branca de Neve e todas as adaptações que eu já li, ver uma delas contada pela madrasta? UAU!!! E essa história ser atual e se passar no Brasil??? UAU2!!! Sério... Quando acabou eu fiquei na dúvida se lia o próximo conto ou se relia Menina Veneno. E no final do livro fiquei em dúvida qual dos dois é o melhor, mas a Carina fez um ótimo trabalho e com certeza me convenceu a ler e querer seus outros livros!

Diana Peterfreund trás Quanto mais afiado o espinho. Eu não sou a maior conhecedora dos contos de fadas e não associei ele a nenhum conto conhecido. Ou isso, ou então me passou batido. Gostei da escrita da Diana e agora quero ainda mais ler Caçadora de Unicórnios, mas não a ponto de amar o conto. Quer dizer, eu sei que depois de ler o da Carina eu estava com as expectativas altas e sei que isso influenciou um pouco, mas confesso que o conto não me seduziu tanto assim...

Fábio Yabu chega fechando o livro com A Menina e o Lobo. O que eu posso dizer? Quando eu encontrei a Carina Rissi e ela autografou meu livro, enquanto a gente conversava ela disse que eu provavelmente iria adorar o conto do Fábio. E sim, eu adorei. Muito, muito mesmo! Ele não é exatamente uma releitura de um conto, é uma mistura de vários e isso é o melhor de tudo, pois ficou na medida certa e me deixou querendo mais. Já tinha lido um livro do Fábio (A Última Princesa) e me encantado com sua escrita. A Menina e o Lobo entra na minha lista de queridinhos e como disse antes, não sei se ele ou o da Carina é o melhor.

o-livro-dos-viloes

Resumindo... Falar de contos não é muito fácil já que qualquer detalhe pode ser um grande spoiler, então tentei me ater as minhas impressões. O Livro dos Vilões me conquistou com os contos nacionais e me deixou a impressão de que nossos autores entenderam a ideia e entregam aos leitores verdadeiros presentes. Gente, eu não estou querendo minimizar o trabalho da Cecily e nem da Diana, foi só uma impressão que eu tive de acordo com o que eu achei que o livro seria. Lendo os contos delas em outro momento, ou sem a expectativa que criei eu iria elogiar e muito. Tanto que super recomendo a leitura de O Livro dos Vilões, além de ter ficado empolgada para conhecer melhor o trabalho de todos os autores presentes.licavargas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

14 comentários

  1. Olá! Li O Livro das Princesas, então agora preciso ler O Livro dos Vilões para ver o outro lado da coisa toda. Amei ver que tem conto da Carina, porque já virei fã dela. A capa está um amor, também. Quero ler logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lica!
    Eu sou SUPER fã da Carina. Ela quebrou qualquer todos os meus preconceitos com livros nacionais. E confesso que só tenho curiosidade pelo livro por causa do conto dela. Mas o livro no geral parece ótimo. Quem sabe eu não compre um dia né? Haha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lica.
    Que lindo livro, a capa então super fofa rsrs... Amo ouvir contos, mas nunca li um, acho que trago isso desde criança, mas gostei do que você escreveu!


    Beijos!
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lica.
    Gostei muito da sua resenha.
    Sou louca pra ler algo da Carina Rissi.
    Acho esse e o livro das princesas muito lindo esteticamente e as histórias parecem ser boas, gostaria muito dessas leituras.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lica!!
    Nossa, tô por aqui de contos revisados de Cinderela, branca de neve ou chapeuzinho! Esse povo não tem mais o que escrever? Mas, eu sempre me dobro e acabo lendo todos por pura curiosidade, porque alguns ficaram realmente bons em suas releituras.
    Olha, gostei muito da resenha, me deixou BEM tentada a ler o livro e falou que tem "um pouquinho de sangue" já to correndo pra ver qual a desgraça que tem em cada conto!
    Beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lica! Já quero esse livro pra ontem! Me interessei por causa do seu post e confesso que não conhecia!


    Beijos


    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Adorei a resenha!

    Amo contos de fadas, e a ideia de Livros das Princesas e dos Vilões (para mim) foi simplesmente... O-M-G!!!

    Eu fico um tantinho chateada quando vejo que as pessoas não conseguem assimilar o conto da Diana com um dos meus contos favoritos e histórias da Disney favorita também que é A Bela Adormecida.
    Mas entendo que as outras princesas e histórias são muito mais populares.

    O Livro dos vilões para mim foi melhor do que o das Princesas, pq gostei de 3 contos, quando no das Princesas gostei de 2.

    Também resenhei o livro lá no blog e o das Princesas também.

    ps: Não gostei nadinha do conto da Cecily kkkk...

    Beijão

    http://leiologoimagino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lica!
    Eu acho que mexer com releituras, principalmente de conto de fadas, é preciso de muita coragem, porque se você erra mão vai ser odiado horrores! Eu não li esse livro, mas vejo tantos elogios que imagino que os autores tiveram muito sucesso.
    Adoro Carina Rissi!

    B-jusss! ♥
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia do livro e a capa é muito fofa também. Eu acho que já li ou vi filme com alguma história desse espinho, mas não me recordo qual no momento. Pelo que você disse, nossos autores estão arrebentando, neh... eu tenho gostado muito dos livros de autores nacionais que tenho lido e tenho visto muitos elogios a eles. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Me apaixonei pela fofura da capa, se não soubesse o nome diria que era de contos de fadas/princesas kkk´s ! Espero ler o mesmo em breve e ler o Livro das Princesas!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o livros das princesas e quero ler esse também p parece ser tão bom quanto o outro rs e essa capa é linda :3

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho esse livro, mas até agora eu só os primeiros contos hahaha
    O #Stepsister: sobre sapatos e selfies eu também não gostei muito não, e eu sempre gosto de qualquer história envolvendo a Cinderela. O Menina Veneno eu adorei, mas também sou suspeita pra falar porque adoro a Carina Rissi hahhaha
    Agora estou querendo ler os outros dois contos :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Lica!
    Gosto de livros de contos e se são adaptações, melhor.
    E quando os autores nacionais resolvem se juntar para escrever contos, o livro deve ser muito bom de verdade.
    Adorei a forma como resenhou, apenas com suas sensações ao ler o livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre quis ler esse livro, mas nunca coloquei ele na minha lista de desejados, nunca chegou a ser uma necessidade mesmo. Adoro contos de fadas, e eu não sei se prefiro o mundo colorido e feliz pra sempre da Disney ou os vilões incríveis, mas vamos lá, todo mundo tem uma queda por vilões. Gostei de saber que os autores nacionais arrebentaram e chamaram mais atenção no livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras