Três Dias para Sempre – Janda Montenegro

16/02/2015

três dias para sempreTrês dias para sempre - Quanto tempo você precisa para saber que está apaixonado? Uma semana? Um mês? Um ano? Line e Teo só precisaram de três dias. E, em três dias, eles vivem uma paixão que, pela sua vontade, duraria para sempre.
Line mora sozinha no Rio, ainda juntando os cacos depois que o seu noivo a abandonou no dia do casamento. Sem um emprego decente, sem um amigo sequer e sem coragem de voltar para a sua cidadezinha natal, ela vê os dias passarem enquanto aguarda algum sinal do destino sobre qual caminho seguir. No ônibus ela conhece o brasiliense Teo, que está na cidade a passeio, curtindo o verão mais escaldante dos últimos mil anos. Olhares trocados, mensagens de texto e uma vontade incontrolável de se ver mais uma vez... É assim que começam as paixões mais gostosas. Para Line, poderia ser apenas uma distração (maravilhosa) para as noites quentes de Copacabana, seja nos barzinhos junto com a galera ou na (quase) privacidade do apê onde Teo está hospedado. O problema é que um coração cansado de sofrer se preenche com a maior facilidade e Teo não pode ir embora sem saber que mudou a vida dela para sempre.

três dias para sempre pagina3Em uma cidade maravilhosa, dias incríveis e um final inesperado.

Não é de hoje que escuto pela blogosfera falar da Janda Montenegro. Ainda não tinha lido nada da autora e Três Dias para Sempre me ganhou pela capa quando chegou aqui em casa através da nossa parceria com a Novo Conceito. Confesso para vocês que será um verdadeiro desafio escrever essa resenha por dois grandes motivos... Primeiro eu não quero contar spoilers e segundo por ter gostado tanto do livro. Então, só soltei um pequeno spoiler no comentário que deixei para a Janda no final (e deixei ele de modo que você precisa selecionar o texto, assim quem não quer saber pode ler a resenha sem medo que os olhos não irão cair nele).

tres dias para sempre

Eveline está no Rio tentando se recuperar depois de ter seu coração realmente partido. Eu diria que ela não está exatamente vivendo, está somente passando os dias até que resolva realmente o que fazer. A única coisa que ela sabe é que não dá para voltar para sua cidade no interior da Bahia, já que seu noivo a abandonou no altar. Ela conta com a ajuda de Raffa, um anjo da guarda que apareceu em seu caminho mas que Line ainda não considera como uma amiga – mesmo sendo o mais perto disso que ela tem na cidade maravilhosa.

"Todos os dias, centenas de dezenas de pessoas ao redor do mundo acordam com a esperança de, naquele dia, encontrar o amor da sua vida. Todos os dias, centenas de dezenas de pessoas ao redor do mundo dormem, com a esperança de que no dia seguinte terão mais sorte e encontrarão o amor de sua vida."
(pág. 189)

Em um desses dias em que a última coisa que a gente quer é estar onde deveria, acaba dando tudo errado para Line e ao mesmo tempo tudo certo. Os turistas que ela deveria receber no aeroporto não aparecem, e ao pegar um ônibus para voltar para o hotel ela acaba conhecendo Teo. Por um motivo que nem ela mesmo entende, Line acaba dando seu cartão com o telefone para o turista brasiliense (que diz que vai ligar para ela e realmente liga) e é onde tudo começa e que eu paro de contar os detalhes da história.

"Tudo para ele era de boa, era tranquilo. Aquele jeito de encarar as coisas sem preocupação, sem se frustrar, maravilhava Line, tão acostumada com a amargura do abandono. Aquela era uma pessoa que, independentemente de para onde a vida os levasse, ela queria ter sempre em seu coração, para se lembrar de que a vida pode ser muito mais simples ao nos desapegarmos das coisas em vez de fazermos muitos planos."
(pág. 79)

Como o livro é contado pelo ponto de vista de Eveline, não posso falar muito de Teo. Quer dizer, já que a Line se encanta por ele, não tem como não se encantar por ele já que estamos conhecendo ele pelos olhos dela. Eu realmente gostei do Teo e durante a narração a gente acaba vendo que Line não está cega e exagerando, ou então gostando dele só por ele ser um cara bonito. Mesmo sendo três dias, Teo tem alguns gestos que mostram sua personalidade que faz com que a gente pense “sim, ele realmente é um cara legal!”

três dias para sempre2

Falar da Line é mais difícil... Principalmente por me identificar tanto com ela e sua insegurança e dúvidas. Suas incertezas de quem já teve o coração partido e que não quer passar novamente por isso e suas certezas de que merece mais do que teve e que precisa começar a viver o momento – mesmo que seja só um pouco. Muitas dúvidas que passa pela cabeça dela já passaram pela minha ou seriam as mesmas que eu teria se estivesse no lugar dela e isso influenciou no meu julgamento dela e na torcida que eu fiquei por ela durante a leitura.

"É incrível como uma simples frase pode desencadear uma série de possibilidades na cabeça de uma garota. No caso de Line, então, as possibilidades eram multiplicadas pela insegurança e potencializadas pelo medo, abrindo um leque tão infinito que ela nem conseguia ter certeza de qual seria a pior opção."
(pág. 149)

Eu fiquei encantada com a escrita da Janda. Li o livro em poucas horas e fiquei muito surpresa com o final. Sim, na capa trás uma frase que tem um final inesperado e mesmo eu imaginando mil possibilidades (cada vez que alguma coisa acontecia eu pensava “há, vai ser assim”) e adorei ter sido surpreendida. Adorei mais ainda por pensar que esse final de certo modo teve uma certa dose de coragem da autora que não caiu no convencional e nem no previsível. Até comentei na minha postagem no Instagram que 270 páginas foram pouco e que eu torço por mais um. O legal foi ver a autora comentando na minha foto...

três dias para sempre1Janda... (spoiler – selecione o texto) Eu sei que estou sendo mais que precipitada, o livro nem saiu direito do forno mas é que aquele final acabou comigo... Mesmo assim foi o motivo que me fez gostar ainda mais de Três dias para sempre e também por  me dar a certeza de que ele está perfeito assim do jeito que está. Foi meu lado romântico de querer um feliz para sempre que me faz torcer por uma continuação que termine diferente... (fim do spoiler)

três dias para sempre pagina1 três dias para sempre pagina2

Para finalizar... A Novo Conceito fez uma bela edição para o livro, com fonte bacana e decoração nas páginas e no início de capítulos. Eu já comentei que adoro esses pequenos detalhes e que eles de certo modo fazem com que eu me encante ainda mais pela história. Até encontrei um ou outro errinho, mas nada que tirasse o brilho da obra ou que atrapalhasse realmente a leitura. Então, obrigada Novo Conceito pela belíssima edição e pela chance de ler mais um livro encantador de um autor nacional.licavargas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

16 comentários

  1. Confesso que esse livro ainda não tinha me chamado atenção, mas depois dessa resenha e das fotos, fiquei atraída por ele. Vou colocar na lista para dar uma olhada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Quantas Lines não existem por aí, esperando por um Teo, não é? Me identifiquei com a história e achei o livro lindo também. Ainda não conhecia a autora, mas espero em breve poder ler alguma coisa dela, quem sabe 3 dias para sempre? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Lica!
    Já vi tanto esse livro por ai e já ouvi falar tanto dele, mas ainda não me deu vontade de ler! Talvez, uma hora que eu esteja a toa por ai eu pegue ele para ler!
    E lá fui eu toda curiosa ler a sua parte do Spoiler e já sai como acaba e agora sim, eu talvez o leia porque adoro livros que não acabam como nós esperamos <3
    Beijos


    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu... eu imaginei várias possibilidades menos a que a autora usou. E gostei disso!
      Muito :)

      Excluir
  4. Olá Lica... Que linda história ♥ É dureza ser deixada no dia do casamento, sair da cidade e não ter um amigo... O maravilhoso é por ser uma obra daqui, nada de "um francês bonito, charmoso" é brasiliense...

    Beijos!
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, de certa forma ser largada no altar foi a melhor coisa que aconteceu com a Line pois pelo que ela conta o ex não era lá grandes coisas (embora tivesse lábia...rs).
      E ela trabalha num hotel, então achei que fosse surgir un estrangeiro e fiquei super contente por ser uma garota daqui, em um romance que se passa aqui e com um "galã" daqui!!!!

      Excluir
  5. Vou dar uma olhada nesse livro, parece ser interessante!

    Bjos,
    Rafa

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. E no meu livro tbm há uma eveline e um teo.... eita... eu e a Janda estamos em sintonia!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lica!
    Esse livro vai ser minha próxima leitura, devo começar amanhã. Eu já estava bem curiosa pela história, depois da sua resenha, estou em cólicas, kkkkkk.

    B-jussssss! ♥
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  8. Amo a Novo Conceito porque ela sempre arrasa na diagramação e na capa.
    Eu não tinha ouvido falar da autora, mas do livro sim.
    A história parece ser boa apesar de ser mais um romance, mas romances nunca são demais.
    Fiquei curiosa.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Me atraía instantaneamente pelo livro após ler essa maravilhosa resenha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Sou curiosa e decidi ler o spoiler pra acabar com meu coração </3
    Estava louca pra ler mas gosto de finais felizes :/

    ResponderExcluir
  11. Confesso que nunca tinha ouvido falar da autora, mas estava com vontade de ler o livro. O livro parece ser muito bom, e a edição está linda mesmo. Mas sou super curiosa e li o spoiler, e não gostei de saber que não tem um final feliz :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Lica!
    Já tive oportunidade de ler um outro livro da Janda e gostei muito da realidade demonstrada nele e qual não foi minha surpresa ao saber que é um romance e de certa forma até intenso...
    Estou com o livro aqui e em breve lerei.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  13. Fiquei encantada com o livro por ele me lembrar a primeira edição do livro Até eu te encontrar, da Graciela Mayrink, achei a capa tão natural e fofa, bem clima nacional mesmo. Gostei da resenha, quando eu li a sinopse pela primeira vez eu pensei:"Sério, não tem como se apaixonar em três dias!", ainda não sei se o livro se passa só nesses três dias realmente, mas sei que fiquei curiosa e quero muito ler.

    ResponderExcluir
  14. Eu já queria esse livro, por ser de autora brasileira e ter uma capa tão linda, mais agora que li a sinopse e a sua resenha, quero pra ontem! Com certeza será minha primeira escolha na parceria com a NC *-*

    Beijos
    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras