Três coisas sobre você - Julie Buxbaum

08/10/2016

Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

Sabe aqueles livros que entram na sua lista de leituras pela divulgação? Com uma capa linda e um anúncio da editora que apostava que o leitor iria amar o livro (com direito a devolução do dinheiro), Três Coisas sobre Você chegou por aqui na maior das expectativas.
"Estou mais perdida do que nunca. Não, o ensino médio não vai ser uma época que vou recordar com carinho. Uma vez a minha mãe me disse que o mundo é dividido em dois tipos de pessoas: as que adoram os anos do ensino médio e as que passam a década seguinte se recuperando deles. O que não mata fortalece." (pág. 15)
O livro nos conta a história de Jessie, que se mudou a pouco tempo para a Califórnia e acaba de começar em uma nova escola. Isso em uma nova casa, pois seu pai resolveu se casar novamente após a morte de sua mãe. Acontece que as coisas para Jessie ainda não estão bem resolvidas, sua mãe morreu a apenas 733 dias e para ela, o sentimento é que de não quer nada novo em sua vida, que quer o antigo, o normal, o que ela está acostumada - e claro, quer sua mãe de volta.

Uma semana depois de começar no novo colégio, ela recebe um e-mail. Esse e-mail trás algumas informações sobre como se virar na escola, mas é assinado por "Alguém Ninguém". Deveria ser algo esquisito, deveria ser algo que ela não levasse em frente, mas ela responde o e-mail e é em torno de suas experiências na escola e com esses e-mails que a história vai seguindo.
"Deveria ser no mínimo esquisito uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante. Foi necessário esperar até agora - 733 dias inteiros me sentindo o oposto de uma pessoa normal - para que eu aprendesse esta importante lição de vida: é possível ficar imune à esquisitice." (pág. 07)
Jessie se sente muito a vontade para conversar com Alguém Ninguém, que de alguma forma acaba fazendo parte da sua vida. Ela pode contar coisas por e-mail que não teria coragem de falar pessoalmente. Esse é o ponto positivo dos e-mail e do anonimato. Ao mesmo tempo, ela quer muito descobrir quem é que está por trás, no outro lado da rede. Uma das coisas mais legais do livro - e o motivo do título - é um tipo de jogo que os dois criam entre eles, de responder três coisas sobre si mesmos um para o outro. E quanto mais a conexão entre eles vai se formando, mais ela precisa descobrir quem é essa pessoa.
"Uma das piores coisas com relação à morte é lembrar de todas as perguntas que a gente não fez, de todas as vezes em que, idiotamente, a gente presumiu que teria todo o tempo do mundo." (pág. 29)
O que eu curti muito na história é que Jessie não se fixa somente nos e-mails e acaba deixando sua vida de lado. Ela faz novas amigas no colégio, ela tem uma certa queda pelo cara lindo que todo mundo tenta chamar a atenção e que acaba como colega de trabalho dela e até arruma um emprego em uma livraria. Aos poucos, as coisas vão seguindo o seu curso e ela vai aprendendo. Até o relacionamento dela com o 'novo irmão' e com o seu pai tem espaço para crescer durante a história. Isso tudo me deixou muito contente com o livro, pois, mesmo os e-mails e mensagens sendo incríveis e deixando a curiosidade de descobrir quem é e que um romance surja delas, parece que tudo na história está na medida certa.

Algumas possibilidades passam pela cabeça de Jessie e cada vez que parece que ela tem certeza de ter descoberto ela percebe que não é bem o que ela achava. Isso, somado a uma narrativa leve e envolvente fez eu ler o livro de uma única vez. Não queria largar uma história tão cheia de sentimentos e tão fofa ao mesmo tempo.
"É engraçado o fato de não conseguirmos simplesmente dizer essas palavras em voz alta. Mas não conseguimos. Algumas coisas são mais difíceis de serem ditas do que outras, não importa quanto sejam verdadeiras." (pág. 264)
Um detalhe legal é que a Arqueiro caprichou na edição do livro. A capa é linda, com imagens no estilo Doodle e tem aquela textura de pelúcia, sabem? As folhas amarelas e a mudança da fonte para as mensagens e e-mails deram ainda mais charme ao livro - sem contar que isso faz com que a leitura flua muito mais facilmente. Ficou perfeito!

Minha única crítica fica com o final. Não é que eu não tenha curtido. Eu gostei de como as coisas aconteceram, eu gostei de quem é o tal responsável pelo e-mail e até foi engraçado os momentos em que ela percebe que está fazendo confusão e descobre realmente quem é. Acontece que, mesmo tendo sido de forma linda, fofa e romântica, mesmo entendendo que o livro termina cheio de possibilidades eu queria que ele seguisse um pouco mais. Talvez foi a minha empolgação de ver o casal finalmente juntos, talvez foi a narrativa que eu não queria abandonar, talvez é só para eu achar algo para dizer que a história tem um detalhe que faça com que a perfeição não seja alcançada.
"Mas às vezes um beijo não é um beijo não é um beijo. Às vezes é poesia." (pág. 283)
Três coisas sobre você é aquele livro leve, divertido e encantador que consegue ser tudo isso e ainda assim levantar alguns temas importantes como a dor da perda, mudanças na adolescência, arrumar novos amigos em um lugar totalmente novo, entre outras coisas. Ele tem temas pesados, tem momentos em que aperta o peito do leitor ao imaginar a dor que a personagem sente mas está escrito de uma forma tão cativante que você torce para que esse momento passe, para que o personagem perceba que a dor de uma grande perda sempre vai estar lá, mas que ainda assim é possível encontrar momentos felizes. É um daqueles livros amorzinhos, que entra no seu coração e te deixa com um sorriso bobo ao final da leitura. Um daqueles livros que faz com que você tenha vontade de abraçar e de indicar para todo mundo. Eu fiquei completamente apaixonada e querendo mais livros da Julie Buxbaum.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

29 comentários

  1. Não conhecia esse livro, mas adorei a proposta dele. A capa e a sinopse são muito interessantes, achei sua resenha ótima e já quero muito ler Três coisas sobre você e descobrir quem é o "Alguém Ninguém".

    ResponderExcluir
  2. Penso que o final, meio e começo foram todos perfeitos. Adorei demais esse livro e me apaixonei pela história e escrita da autora, toda a forma como ela desenvolveu o livro! Leria mais uma vez <3

    Beijo

    leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu me apaixonei por esse livro, não conseguia largar até terminar. EU achei o final perfeito, também queria mais, mas ficou perfeito do jeito que terminou e muito fofo também.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Comprei esse livro na Bienal e estou super ansiosa para ler. Adorei a arte da capa e a premissa da história *-*
    Parabéns pela resenha!

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei babando na diagramação do livro e na capa, infelizmente, não é o tipo de leitura que me agrade, certas coisas do enredo me tiram a paciência as vezes então fujo as léguas, mas fico feliz que tantas pessoas tenham gostado da experiência.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline tudo bem, li esse livro em uma tarde, a história é bem leve e os personagens interessantes, gostei bastante da narrativa. Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline,
    Vi esse livro pelas redes sociais da Arqueiro, mas não imaginava que seria tão bom assim. Já tá adicionado na Wish list. Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser incrível!!!
    Já tinha ouvido falar dele mas não tinha lido nenhuma resenha, e a sua me deixou muito encantada!
    Já vou anotá-lo na wishlist
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Estou completamente apaixonada por esse livro!!! Queria mais...
    A única crítica negativa que tenho é em relação ao final, também queria que aproveitassem mais do casal no fim. kkkk

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já tinha lido resenha sobre esse livro também positiva.
    Eu gosto de livros que divertem .
    Ah e o fato de vc ter ficado "assim" com o final, vc deve pensar que é absolutamente normal rs de acordo com nosso temperamento e/ou caráter agimos de forma diferente e é isso que é bacana; divergência de opinões. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu li esse livro em questão de horas! hahaha A história foi muito boa e me pegou de jeito, sem falar nesse mistério sobre Alguém Ninguém né? Achei muito interessante e sempre vou indicar para as pessoas.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já vi muita divulgação e resenha acerca desse livro, e até achei interessante a a história, mas as minhas prioridades foram outras na época. Futuramente ainda quero conferir. ^^
    Gostei da sua resenha.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! Que livro impactante e ao mesmo tempo intenso, não conhecia essa obra, mas fui logo de cara na capa que super curtir. Gostei muito da sua resenha, você deixou vários pontos no post que já me convenci de querer ler o livro logo. Já vou marcar na lista dos desejados.

    ResponderExcluir
  14. Oi! Parece um livro que nos faz refletir sobre vários momentos de nosso cotidiando, e também sobre algo que está além de nosso entendimento que é a morte, achei muito interessante por se tratar de uma adolescente que vivencia mudanças impactantes em sua vida e a sua relação com alguém que nem imagina quem seja, fiquei muito interessada!BEEEIJOS!

    ResponderExcluir
  15. Olá, nossa esse livro está na minha lista de desejados tem tempo e confesso que não sei porque até agora não comprei. Acho que a falta de tempo está me afetando hehe Adorei sua resenha e ela me deixou com mais vontade ainda de ler haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Sua resenha ficou ótima!! Adorei :D Ultimamente tenho lido muitas sobre o livro e minha vontade de ler só cresce! Acho a premissa bem legal e parece mesmo ser uma leitura super leve e divertida. Espero ler em breve e gostar :D Ah, essa capa é linda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Eu já tinha visto esse livro e pela capa eu me apaixonei hehehe. Agora que li sua resenha, nossa, estou morrendo de vontade de ter em minha estante para já!!! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  18. Olá, realmente a Arqueiro fez uma diagramação linda para esse livro. Apesar de os temas serem muito clichês, senti que a algo de diferente nesse livro, estou certo? O final também fiquei curioso como todo o desenrolar da história termina.

    ResponderExcluir
  19. Fico muito feliz de saber que você terminou o livro apaixonada e querendo ler mais coisas da autora, mas o que me deixa com o pé atrás é esse final cheio de possibilidades... Mesmo assim, acho que depois de tanta divulgação e até dessa aposta da editora se oferecer devolver o dinheiro se o leitor não gostasse não vou resistir e acabarei lendo, espero curtir.

    ResponderExcluir
  20. Oi Lica, sua linda, tueo bem?
    OMG!!! Esse livro já estava na minha lista, mas depois dessa resenha, você me fez ter vontade de ler agora. Eu tenho a teoria de que o autor dos e-mails é o "novo irmão" dela, tomara, nem conheço, e já estou torcendo, risos...Ah.... Já estou apaixonada aqui, eu entendi o que você falou, vai dar aquela vontade de vê-los juntos, depois de tudo. Adorei sua resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, esse livro parece ser muito amorzinho mesmo, adorei saber que a protagonista não deixa a vida de lado por causa dessa troca de emails e que a autora soube dosar os espaços para cada tema no livro *-* Fiquei morrendo de vontade de lê-lo <3

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    a sua resenha ta muito bacana, esse livro parece ser bem interessante e descontraído.
    bjs, vic

    ResponderExcluir
  23. Gostei de ver que sua opinião sobre a leitura foi bem empolgada e em relação ao final, vejo que a maioria dos leitores concordam que poderia ter mais detalhes. Ainda não li, mas confesso que a cada resenha lida fico mais curiosa. Parabéns pela leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  24. Livros que abordam época escolar: não sei se me cansei ou se a cada livro leio outro porque gosto e ponto, hahaha! Muito bacana a sinopse e a resenha. Fico curiosa!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  25. Olá, não tinha lido nenhuma resenha sobre essa obra e gostei da sua. A temática me agrada e acredito que seria uma leitura bem agradável. Vou anotar a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    Eu não solicitei esse livro, pois pensei que fosse um daqueles livros passa-tempo e depois que andei lendo umas resenhas sobre ele fiquei bem arrependida de não ter solicitado hahahaa.
    A premissa maravilhosa gosto de livros que tenham temas pesados, tenho certeza que vou curtir o livro. Sua resenha só me deixou ainda mais animada.

    ResponderExcluir
  27. Amei esse livro desde a primeira página. O enredo é tão gostoso de acompanhar e os personagens são tão maravilhosos.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  28. eu gostei bastante desse livro, a personagem me cativou e mesmo com o final aberto acho q foi um livro mega bom

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro. Eu gosto de livros neste estilo e só lendo a sinopse já fiquei interessada. Depois de ler a resenha vi que preciso ler. Parece ser um bom livro e espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras