O Cérebro com Foco e Disciplina - Renato Alves

31/10/2016

O que você já perdeu hoje por pura falta de disciplina? As chaves de casa, o prazo do relatório, uma consulta ao médico, a dieta para perder aqueles quilos? O preço que pagamos pela falta de foco e disciplina é sempre muito alto e pode ser medido em dinheiro, tempo e oportunidades que vão pela janela.
Vivemos com a mente atulhada de ideias, mensagens, tarefas a cumprir e o caos mental gera grande cansaço. As pessoas no mundo moderno travam uma batalha diária e invisível com a própria mente... e perdem. No final do dia, voltam para casa com o corpo intacto, mas a mente esgotada sem a mínima disposição para estudar, ler, meditar ou refletir.

Renato Alves, especialista em memória e na mente humana, ensina neste livro como descobriu que era possível quebrar esse padrão. Aprenda com exemplos reais as onze metas – que você pode e deve cumprir – como conquistar o controle da sua vida e a chave dos seus sonhos. Entenda como fazer o autocontrole dirigir sua vida e revolucione seu modo de viver. Faça sua mente trabalhar a seu favor!
Aprenda as técnicas para:
- Concentrar-se para ler e escrever
- Blindar-se emocionalmente contra hábitos viciosos
- Ter foco para ser altamente produtivo
- Aliviar a ansiedade
- Ter reação inteligente
- E muito mais

"Sua missão, acredite, não é competir com outras pessoas por melhores colocações, posição social, coleção de bens materiais e para ser o cidadão mais rico do cemitério. Sua missão original é ser feliz. Talvez o seu "software da felicidade" tenha sido desconfigurado pelos percalços da vida e pelos pensamentos viciosos e desconexos que orbitam a mente, mas a felicidade está guardada no seu íntimo." (pág. 24)

Quando O Cérebro com Foco e Disciplina foi lançado, em 2014, eu fiquei curiosa com o livro. Até cheguei a dar uma olhadinha nele na livraria, mas nunca o colocava na lista de compras - muito pelo fato de sempre ter um livro de ficção que estava na frente. Então, esse ano a Editora Gente enviou um kit de parceria e esse foi o título que veio para o blog me deixando feliz em finalmente poder realizar a leitura.

Renato Alves foi reconhecido oficialmente em 2006 como o homem com a melhor memória do Brasil. Com diversos livros sobre o tema, 16 anos de experiencia e mais de 250 mil pessoas capacitadas em seus cursos e workshops, trás nesse livro a ideia de ensinar o leitor a transformar o cotidiano para que ele seja melhor aproveitado e fazer a mente trabalhar a nosso favor.

"Em outras palavras, gastamos grande parte do tempo e de nossa capacidade mental analisando situações triviais, como escolher uma música ou que roupa usar em alguma festa, ter experiências sensoriais com games, sexo e alimentação ou bisbilhotar a vida dos outros em alguma rede social." (pág. 20)

O livro é dividido em 9 capítulos, mas também conta com uma introdução e uma conclusão. Alves começa mostrando como nossa mente é indisciplinada e como nos deixamos levar por pequenas distrações que acabam se tornando, no final das contas, as maiores coisas que nos controlam. Também fala sobre estados mentais, problemas comuns e como podemos compreender melhor nossos pensamentos. Tudo isso é importante para que a gente entenda a parte principal do livro: as metas para desenvolver o autocontrole da mente.

"A melhor maneira de viver e de impulsionar o presente é controlando e acalmando a mente. Com a mente calma, tranquila, você consegue treinar e desenvolver o foco. Ter autocontrole e paz mental é, como já vimos, um estado necessário para que suas melhores ideias brotem." (pág. 23)

O capítulo 7, para mim, foi o principal de todo o livro. É o que conta com as metas que prometem ajudar o leitor a melhorar o desempenho do seu cérebro. Ao total, são 11 metas que como o próprio autor explica antes das metas (na página 102) são simples e não necessitam de exercícios, mas de comprometimento em manter a atenção para aquilo que realmente importa.

A meta que mais chamou minha atenção foi a de número 8: não aconselhe. Confesso que quando li o índice e vi essa meta não levei muito a sério, afinal o que é um livro desse estilo senão um conselho??? Mas, ao ler todos os detalhes, quando cheguei na meta e vi como ela foi descrita e como é proposta entendi o ponto e mudei de opinião sobre ela. Na verdade ela me pareceu a que é mais detalhada, contando com vários detalhes ao final para que a gente pense muito antes de dar um conselho.

"Não aconselhar é uma maneira simples de preservar os relacionamentos. Quando você fala às outras pessoas para o bem delas, isso é conselho. Quando elas falam para o seu bem, é intrometimento." (pág. 117)

No início do livro, achei que seria alguma coisa mais simples, no estilo siga essas regrinhas e você conseguirá um desempenho melhor do seu cérebro e terá uma maior produtividade. Sim, o livro é isso e a linguagem que o autor usa é simples e fácil de entender e acompanhar, o que deixa o livro simples para qualquer leitor conseguir entender a ideia. Mas ele não é só isso. Ele é muito mais do que apenas algumas metas. É uma nova maneira de pensar, de como administrar seus pensamentos, entendendo-os e os direcionando para o lado que será mais positivo para o dia-a-dia.

"Assuma definitivamente o controle. Dispa-se da vaidade, do acúmulo, do apego mental. Quando você tem uma opção, e apenas uma, acaba com os problemas. Portanto, escolha e mantenha uma única opção, e que seja sempre a melhor." (pág. 150)

Eu não sou de ler muitos livros de não-ficção, mas esse é mais um dos casos em que fiquei feliz em ter em minha estante. Não é algo fácil de se seguir, afinal, mudar hábitos - sejam físicos ou mentais - exige grandes esforços, mas com as ideias apresentadas por Renato Alves em O Cérebro com Foco e Disciplina vemos que é possível. São ideias que tentarei colocar em prática e é um livro que seguirá na estante para que possa ser consultado e relido outras vezes. É uma boa dica para quem quer transformar seu cotidiano ou então só saber um pouco mais sobre como colocar os pensamentos nos focos necessários para uma maior produtividade.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

28 comentários

  1. Quando ganhei esse livro da minha mãe no ano passado eu demorei um pouco a ler o livro. Mas quando li fiz uma reflexão em varias coisas que estava fazendo, e varias coisas que realmente me atrasavam um pouco. Revi e tracei algumas metas e o meu dia pareceu ter umas horinhas a mais depois disso. Esse livro e uma dica super valida para quem precisa ter mais foco, tanto no pessoal como no profissional. Super recomendo também, uma leitura rápida e que os frutos pra quem esta disposto a seguir e aceitar algumas coisas do livro são maravilhosos.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, ler essa resenha perto do enem é quase um tapa na cara haha não consigo me concentrar pra nada, nem me manter focada ): O livro me atraiu muito por isso, preciso de tecnicas especificas para poder me dedicar mais e creio que encontraria nele tudo o que preciso. Não conhecia o autor mas foi uma grata surpresa

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Realmente, não é um livro para mim. Por mais que seja algo bom, que ajude as pessoas, não é algo que eu gosto de ler.
    A ideia é bem interessante, e conheço algumas pessoas que adorarão esse livro, mas não é para mim.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Olá. Eu também leio poucos livros de não ficcao, mas esse me pareceu muito legal. Eu tenho um problema com foco e concentração e creio que poderia me ajudar. Só espero que nao seja um daqueles livros de auto ajuda. Dica anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Não gosto de livros de auto ajuda e não acredito em fórmulas prontas. O que pode ser bom para você se concentrar pode não ser para mim. Eu por exemplo tenho transtorno de ansiedade generalizada e quando a ansiedade ataca dá um lapso na minha cabeça no que estou fazendo e nessas horas perco tudo. Kkk. Agora com terapia estou procurando formas de controlar isso. Mas sei lá livros assim realmente eu não coloco muita fé.
    Fica para a próxima dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Apesar de eu não gostar de livros do gênero, acho muito útil essas técnicas ensinadas para melhorar nossas capacidades, principalmente, nossa memória e cognição. É evidente que todo mundo vive com a mente cansada das coisas do dia a dia, eu sofro muito com esse cansaço mental e ansiedade, além dos esquecimentos. Obrigada pela dica. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu não costumo ler esse gênero, mas acredito ser uma dica valiosa aos interessados sobre as questões abordadas. É interessante por conta das reflexoes e questionamentos que acabam sendo feitos, ainda mais por ser algo tão discutido atualmente.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Não é o meu tipo de livro favorito, mas achei que o título desenvolve um bom tema, que é importante para todos nós. Vez ou outra a gente tem que parar, dar uma respirada, e prestar atenção para não procrastinar. Acho que este livro dá dicas valiosas, então eu leria, caso tivesse oportunidade. É uma boa dica!

    Bjs! :)



    tamiresdecarvalho.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Tenho que concordar que muitas vezes perdemos grandes oportunidades por não termos foco e disciplina. Desconhecia a obra e mesmo não lendo muito do gênero assim como você, fiquei bem curiosa para ver as dicas.
    É sempre difícil mudar hábitos, mas para que consigamos temos que dar o passo inicial.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhece Renato Alves, mas gosto muito de Augusto Cury. E parece que Alves segue um pouco a linha de Cury. Pelo que você disse do livro, fiquei curiosa em lê-lo. Anotado para adquirir futuramente. Adoro leituras que falem sobre a mente de modo embasado e acho que vou gostar de tal livro.

    ResponderExcluir
  11. Oie!!
    Então... esse não é um livro que eu leria com certeza, mas a ideia central do mesmo é muito boa e interessante, aguçou a minha curiosidade.
    Recebi ele de presente da Editora quando firmamos a parceria, mas ainda não o li.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Também é difícil para eu largar os livros de ficção, eles vivem com a gente, não é? E quando aparece um livro com uma proposta diferente, costumamos ficar receosos, e fico feliz em saber que a leitura foi muito bem aproveitada. Não sabia que o autor é o brasileiro que tem a melhor memória e achei isso impressionante, espero poder conferir suas dicas pois tem dias que fico na mesmice e não consigo fazer nada que deveria estar fazendo. Adorei a resenha!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Nossa, muito legal esse quote sobre conselho e intrometimento. Acho que conselho não solicitado é sempre intrometimento, e me incomodo bastante com isso. Achei a premissa muito legal, quando eu fazia teatro meu cérebro era bem mais disciplinado, mas desde que parei acho que preciso de ajuda para retomar isso.

    ResponderExcluir
  14. Não sou muito do tipo que ler esse gênero. Mas com certeza existem temas muito interessantes a serem abordados e esse sem dúvidas é um deles.
    é muito complicado mudar hábitos, mas com certeza precisamos nos disciplinar antes disso. Eu preciso muito disso, sempre vou com muita cede ao pote e acabo fracassando.
    E acho que a tecnologia contirui muito para que o cérebro humano fique cada vez mais relaxado. Hoje ninguém que forçar mais a memoria, só abrir o google e pronto. Ou então nos dispersamos com muita facilidade por causa dela.
    Dica anotada e quero muito colocar já em pratica, claro que aos poucos. rsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  15. OIe Lica, isso acontece comigo, não consigo focar numa tarefa, fico dando pausas e fazendo outras coisas no caminho e no fim tenho várias tarefas inacabadas e um cansaço extremo que vem da mente. Com certeza esse livro me ajudaria. Eu ganhei um parecido nas cortesias do Skoob, mas era tão bom que minha irmã me roubou. Fiquei aguardando você dizer quais eram as 11 metas e agora vou ter que pesquisar sobre o livro. BJ BJ obrigada pela dica!
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | XOXO Amantes de Jane Austen no FB XOXO

    ResponderExcluir
  16. Oiee Lica ^^
    Eu ainda não conhecia este livro, mas, mesmo não sendo o tipo de livro que eu gosto e quero ler no momento, achei interessante. De uns tempos para cá ando me esquecendo de muita coisa, e isso está começando a me assustar já *-* achei interessante o que você falou a respeito da obra, vou querer conferir :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  17. Lica, amo os livros da Editora Gente, e sempre que posso faço leituras inteligentes, no estilo do livro do Renato. Eu ainda não o conhecia, mas gostei bastante da abordagem que você fez e irei tentar adquirir em breve.
    Cuidar da nossa mente e fazê-la produtiva é essencial para mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro e acho legal esta ideia de aprendermos a melhorar nosso cérebro. Apesar disso, não é um livro que me interessa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Sempre tive preconceito com esse tipo de leitura, achava maçante, mas olha, gostei bastante desse livro, ele nos traz lições importantes e eu adoraria ler ele todo para aproveitar em sua totalidade. Realmente gostei e sua resenha ajudou bastante, já que está muito bem escrita!

    ResponderExcluir
  20. Oi! Olha tenho que confessar que esse tipo de leitura é a que eu geralmente fujo mais rápido que posso e não gosto de realizar, no entanto, esse livro me despertou realmente o interesse... Até porque eu me encaixo exatamente no que ele descreve. Muitas vezes o corpo descansa, mas a mente continua exausta, a minha nesse momento está mais exausta que tudo e sempre me falta foco para cumprir algo... Então achei bem interessante e vou procurar nas livrarias para poder conhecer um pouco mais e quem sabe até comprar. Gostei bastante da dica, obrigada!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Já havia visto essa obra antes, mas não sabia que o conteúdo era tão bom e o quanto iria me identificar. Acontece que sou bem planejada, costumo chegar mais cedo e sempre vou aos meus compromissos. Meu namorado no entanto, é todo desorganizado e acho que preciso dar esse livro para ele, para mostrar o quanto a disciplina pode ser uma ajuda e não um empecilho. Gostei muito da forma como você expôs o conteúdo abordado no livro, e sei que agora preciso urgentemente de um exemplar.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Não gosto de ler livros nesse estilo, mas esse chamou minha atenção, pois pretendo ser médica e a mente é uma das coisas que quero estudar. Achei bem interessante a premissa do livro, sobre o autor mostrar como nosso cérebro distrai de algumas coisas. Isso, infelizmente, acontece muito comigo. Também achei as dicas interessantes, mesmo considerando isso como conselho, consigo entender um pouco seu conselho de não aconselhar rs.
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Lica, acho que esse livro deve ter sido feito para mim, eu geralmente acabo procrastinando muito e me distraio fácil, logo muitas das coisas que preciso fazer sempre fica para depois e o depois para depois, preciso muito mudar isso. E apesar de assim como você não ser muito de ler o gênero já estou convencida que preciso ler este. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  24. Oi Lica
    Adoro leituras fora da zona de conforto de vez em quando. Serve para que possamos repensar algumas coisas.
    Esse livro parece ser ótimo mesmo. Não imaginei que era tão fácil e com certeza as dicas devem ajudar bastante.
    Espero ter oportunidade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Não é o tipo de livro que leio, mas o assunto é muito interessante, eu perco o foco e seria um desafio cumprir essas regras.. gostei de saber mais sobre o livro e do que se trata.. espero conseguir lê-lo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Ooi,
    O livro parece super interessante! Infelizmente não acho que ia apreciar tanto a leitura quanto você, acabo perdendo o interesse muito rápido em livros de não ficção. Mas fiquei feliz que gostou e curiosa para saber um pouco mais sobre as metas.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  27. Oi!

    Realmente preciso de um livro desse na minha vida!

    Conhece-lo por aqui e sendo indicado por ti, acredito que realmente vale a pena a leitura!

    Gostei muito de saber que foi uma leitura positiva para você! Tenho certeza que vai ser meu aliado por muito tempo!

    Obrigada pela dica (:

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostei bastante da sua resenha e me animou a querer ler o livro. Já foliei ele várias vezes na livraria, mas acabava levando outros e nunca esse. Dá próxima vez eu já coloco esse na lista e vou aprender mais com essa leitura.
    Obrigado pela indicação

    Wesley - Quem Lê Ganha Mais

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras