A Garota Perfeita - Mary Kubica

02/10/2016

"Mia, uma professora de arte de 25 anos, é filha do proeminente juiz James Dennett de Chicago. Quando ela resolve passar a noite com o desconhecido Colin Thatcher, após levar mais um bolo do seu namorado, uma sucessão de fatos transformam completamente sua vida. Colin, o homem que conhece num bar, a sequestra e a confina numa isolada cabana, em meio a uma gelada fazenda em Minnesota. Mas, curiosamente, não manda nenhum pedido de resgate à familia da garota. O obstinado detetive Gabe Hoffman é convocado para tocar as investigações sobre o paradeiro de Mia. Encontrá-la vira a sua obsessão e ele não mede esforços para isso.
Quando a encontra, porém, a professora esté em choque e não consegue se lembrar de nada, nem como foi parar no seu gélido cativeiro, nem porque foi sequestrada ou mesmo quem foi o mandante. Conseguirá ela recobrar a memória e denunciar o verdadeiro vilão desta história?"

E a resenha de hoje traz muito suspense e fortes emoções, com A garota perfeita, de Mary Kubica (Editora Planeta). 

Seguindo a trilha de Garota exemplar (de Gillian Flynn) que virou um filme de sucesso nos cinemas, este Best seller do New York Times apresenta a história de Mia, uma professora de arte que é uma garota-problema, do tipo que atrai tudo o que pode dar errado. Filha de um Juiz e uma socialite, Mia acaba se envolvendo com um desconhecido e, adivinhe? Problemas... Ela acaba sequestrada. 

Um detetive é contratado para o caso, e não medirá esforços para encontrar a garota perfeita e problemática, entre situações que desafiam o leitor. Uma história intensa, que revela grandes traumas e problemas familiares. 
E o que achei do livro publicado no Brasil pela Editora Planeta? 

Bom, ao primeiro olhar, gostei dos capítulos curtos, divididos entre o antes e o depois de cada personagem. Ponto para a autora! Assim sendo, as 335 páginas não seriam um grande desafio para serem vencidas, se não fosse... Bom, mais problemas. Achei a fonte do texto pequena, e senti um excesso de informações em cada página. Resultado? A cada nova página vencida, me senti sobrecarregado de informações e a leitura acabou arrastada e cansativa. Uma pena, para um livro do qual eu tanto esperava! 

A capa ficou bem interessante e acertada com o propósito do livro, destacando em fontes garrafais o nome da obra e da autora. Ponto para a Editora! 


E o resultado final da leitura? Senti muita dificuldade na leitura, mas o final foi realmente uma surpresa. A julgar pelas atitudes da personagem durante toda a obra, foi algo realmente ousado e realista. E também há uma lição que podemos tirar desta obra: Sim, realmente o livro foi um Best Sellers do New York Times e da Amazon, sendo um dos suspenses psicológicos mais vendidos dos Estados Unidos. Mas nem tudo que faz imenso sucesso por lá, terá sucesso garantido por aqui. As diferenças culturais, e o próprio olhar dos leitores de outros países, podem trazer diferentes percepções sobre a mesma obra. Foi o que senti na pele, com um livro sobre sequestro e investigação, mas que definitivamente não me encantou. 

Escritor e poeta blumenauense, apaixonado por cinema, literatura e Oktoberfest. Formado em Letras, casado e pai adotivo de um gato preto. Skoob Wattpad Twitter

Que tal conferir também...

29 comentários

  1. Ganhei esse livro em um sorteio mas ainda não li, uma pena que a leitura foi difícil e arrastada esperava mais do livro. Fiquei curiosa com o fato do sequestrador não pedir resgate e dela não se lembrar do que aconteceu, mas isso nos ensina que mal conhecemos alguém e já vamos logo se envolvendo sem saber quais as intenções das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Realmente, o livro tem pontos positivos e negativos. E algumas curiosidades que podem fazer a leitura valer a pena, se o leitor se empolgar com o tema e o enredo... Para mim, o livro não aconteceu. Mas isso pode variar de leitor para leitor, não é? Obrigado por seu comentário!

      Excluir
  2. Oi
    Gostei muito do formato da sua resenha, uma pena que a leitura não foi tão boa assim, eu me interessei muito pelo o livro, achei o plot bem interessante.
    Abraços.
    http://imaluado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur, realmente o plot do livro é muito interessante! Também gosto desses temas com mistério, suspense e grandes reviravoltas (Já resenhei excelentes obras por aqui, nessa temática!). Mas pra mim, esse livro deixou a desejar...

      Excluir
  3. Ameeeeeei o livro. Mas demorei um poico pra ler justamente pela quantidade de informaçoes, nao gosto de passar nada e li com bastante calma, mas a escrita prende. Amei a resenha tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Eu também achei o livro arrastado e lento, com muitas informações. Mas o que menos gostei foi o tamanho da fonte e o excesso de palavras por página... Para mim, a leitura foi muito cansativa!

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha. Eu nunca vi nada do livro, achei bem interessante a premissa, a capa é bem bacana, uma pena que a leitura não te empolgou. Mesmo assim vou dar uma chance para ele, pois adoro enredos com mistérios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete! Com certeza, dê uma chance ao livro! Cada leitor tem uma visão diferente sobre a mesma obra... Ah, depois que ler, avise o que achou do livro!

      Excluir
  5. Oi Ricardo, tudo bom?
    Confesso que não sinto vontade de ler esse livro, realmente a cultura faz diferença no gosto pela obra, fiquei curiosa para saber o que realmente aconteceu para que Mia fosse parar no cativeiro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Tudo bom! Este é um livro com muitas surpresas e reviravoltas... Cheio de fortes emoções. Também fiquei curioso, mas a leitura foi bem cansativa...

      Excluir
  6. Eu quero muito ler esse livro. Acho que a trama é intrigante até o final e não vejo a hora de ler para matar minha curiosidade, acho essa capa muito bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Beatriz, a capa é realmente bem feita! E quando ler o livro, conte pra gente o que achou, tá? Boa leitura!

      Excluir
  7. Ricardo!
    Uma pena o livro não ter conquistado seu coração...
    Imagino que letras pequenas e muita informação (embora goste dos detalhes), torne o livro um tanto enfadonho, mesmo que o enredo pareça intrigante a meu ver.
    Gostei da sinceridade.
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma”. (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva! Realmente esse livro não me conquistou, talvez porque eu esperei muito dele, e acabei me cansando na leitura, com o excesso de informações. Mas acontece... Faz parte do processo de leitura!

      Excluir
  8. Oiii, tudo bem?
    Confesso que tenho devida curiosidade em realizar a leitura dessa autora, diante a quantidade do terror psicológico que pode causar no leitor e o suspense todo na obra. Parabpens pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana, além do terror literário, tem muito suspense e reviravoltas nessa história (Sem spoilers, o final realmente impressiona). Boa leitura pra você!

      Excluir
  9. Amo thrillers psicológicos! Já leu algo do Harlan Coben? Se não, leia, vai amar. E com certeza ''A Garota Perfeita'' já está na minha wishlist :B

    Resenha completa e estigante, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara! Sim, já li Harlan Coben e adorei! Um escritor de talento! Agradeço pela dica!

      Excluir
  10. Pelo jeito é um livro pra ler com calma para não perder nenhum detalhe (e estar ciente do estilo da escrita para não se cansar de cara). Eu gostei da trama e fiquei com vontade de ler. Acho que mesmo dentro da mesma cultura, as pessoas acabam tendo opiniões diferentes de uma obra, tipo "ame ou odeie". rsr Gostei muito da resenha e das suas considerações.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro! Realmente, o livro exige paciência e uma dose extra de dedicação, para "digerir" todas as informações de cada capítulo... Mas tudo é questão de ponto de vista...

      Excluir
  11. Olá!
    Que pena que a leitura se tornou arrastada para você, acredito que isso aconteceria comigo também, apesar dos capítulos curtos que eu gosto muito. Mas mesmo assim vou dar um chance ao livro.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina! Dê uma chance ao livro, e depois nos conte aqui sua experiência com a leitura!

      Excluir
  12. OOOi! Fiquei muito interessada por "A garota perfeita" pelo fato de se tratar de um livro que gira em torno de um mistério, a fim de encontrar quem sequestrou Mia, e pelo fato de se tratar de um livro diferente de tudo o que já li , apesar de amar livros de suspense eu ainda não o li e espero ler em breve!! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Desejo uma boa leitura nesta obra, e se quiser compartilhar conosco sua opinião sobre o livro, fique a vontade!

      Excluir
  13. Nossa! que enredo interessante!
    Gosto de histórias assim intrigantes.
    Não curti muito garota exemplar, mas como nenhum livro é igual a outro, vou tentar essa leitura!
    Ótima dica!


    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda razão, nenhum livro é igual ao outro, e cada um tem suas peculiaridades e estilos...

      Excluir
  14. Oi Ricardo, tudo bem?
    Eu tenho lido muitas resenhas desse livro e percebo que os leitores estão bem divididos na verdade. Acho que é bem isso que você falou, depende da visão do leitor, sempre agrada um e não a outro. Vai ser uma das minhas próximas leituras, mas já irei sem expectativas, para não me frustrar. Gostei muito da sua sinceridade e da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com razão, o livro divide opiniões. Quem conseguir embarcar no estilo do autor e se aventurar pelas páginas sem se cansar tanto, pode chegar ao final e se agradar. Já o oposto, pode provocar decepção em outros leitores...

      Excluir
  15. Oi, Ricardo!

    Não conhecia a obra e lendo seus pontos sobre a história estou meio na dúvida... porém, quando eu me decidir, volto aqui para contar!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras