1808 - Laurentino Gomes

06/01/2015

O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. '1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil' é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.

***********
Hoje falarei de um livro diferente: uma obra de história com Reis, Rainhas, conflitos e revoluções, que reúne informações muito interessantes para quem quiser conhecer mais a fundo o Brasil, Portugal e o mundo.

Indo muito além de uma aula de história, o autor Laurentino Gomes realizou 10 anos de árduos estudos e pesquisas sobre o tema, pelo Brasil e pelo mundo, para trazer aos leitores um panorama diferenciado da história de nosso país.

Os porquês das nossas raízes, da colonização, dos fatos mais marcantes e curiosos que surgem agora nesta edição revisada e ampliada, em publicação da Editora Globo.
Adoro ler romances, dramas e literatura de ficção, mas sempre fui um amante da história mundial, e acabei tendo acesso a este livro através de meu irmão Eduardo, que me emprestou para leitura e avaliação. Ele comentou também um fato curioso: a síndrome da página 81. 1808 é um livro que choca, revolta em muitas partes, ao expor a realidade do início de nosso país nos tempos da monarquia. E bem por isso, muitos leitores acabam abandonando a obra justamente na página 81, chocados por muitos dos fatos em questão.

Ao ler esta obra, também fiquei marcado por seus temas impactantes. A questão da escravidão, em particular, me deixou profundamente triste e chateado, pois o autor expõe a história nua e crua dos escravos no Brasil, seu tráfico, seus maus-tratos e toda sorte de problemas e dificuldades que enfrentaram em nossas terras, com verdades que vão além da imaginação dos leitores. 


 Por fim, o livro apresenta também imagens, curiosidades e fatos inéditos sobre este importante período da história do Brasil, trazendo humor, drama, romances e conflitos que escreveram a história do que somos hoje. Uma leitura que recomendo!

Por Ricardo Brandes / Escritor

Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

24 comentários

  1. Muito interessante! Parabéns ao autor pelo esforço.
    Sem dúvidas, deve ter sido um trabalho árduo.
    Mesmo assim, não é tipo de livro que me agrada.
    Nunca gostei muito de história. kkk'
    A escravidão é um tema que sempre me deixa triste também.
    Enfim, bela resenha. Diferente das resenhas que costumo ler. Parabéns.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo história e acho que a do Brasil é uma das mais interessantes. O autor teve anos e anos de pesquisa, então acredito que o que relata, seja o mais fiel possível, deve ter dado muito trabalho coletar tantas informações. Achei engraçada essa síndrome do 81 e me senti mais curiosa ainda para ler o livro!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo história e sempre foi minha melhor matéria rs E a história do Brasil é muito interessante. Imagina quanta informação esse livro tem. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler o livro. Mesmo contando de forma nua e crua todas as atrocidades ocorridas no Brasil.
    Parece que o autor não quis mascarar ou maquiar a nossa história.
    Achei interessante!

    ResponderExcluir
  5. Achei bem bonita a capa, e claro, bem coerente com o enredo. Acho que eu realmente gostaria de ler algo sobre Brasil e Portugal, reis e rainhas. E claro, de como vieram as raízes e também as desavenças. O autor realmente parece expor algo muito importante, e acho que este assunto, não é tão chamativo para as pessoas, por isso o abandono.
    Abraços Ricardo,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  6. Na livraria sempre tinha alguém atrás desse ou dos outros dois livros do Laurentino. A procura é realmente grande e eu fiquei bem curiosa.
    Acho que eu deveria colocar mais livros de história na minha lista de leituras. Não é exatamente meu estilo, mas não é uma má ideia conhecer melhor sobre o nosso país...

    ResponderExcluir
  7. Eu confesso que livros de história não faz nem um pouco meu estilo e provavelmente seria uma das que também desistiria na página 81...
    Mas é legal saber que o livro é bom, conheço uma pessoa que iria adorar ele de presente.

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Já posso dizer que vou gostar muito do livro quando ler. Sempre me interessei por história e sempre estou atrás de livros assim. O autor deve ter tido muito trabalho ao realizá-lo, pois dez anos de pesquisa não é nada fácil rs. Parabéns pela resenha, bem detalhada e instiga a gente a querer ler :)
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o livro, mas confesso que estou com certa preguiça de ler hehehe na verdade eu não curto muito historia, mas pretendo um dia (um diaaaaa) ler ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Ricardo to me mordendo de curiosidade agora pra saber o que tem na página 81 de tão chocante pras pessoas abandonarem. Preciso ler esse livro agora! Claro que não só por isso, me interesso bastante pela história do nosso país, principalmente dessa fase.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro não faz muito o meu tipo e estaria mentindo se dissesse que daria uma chance a ele já que seria mentira.

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Li a versão juvenil de 1808 e gostei bastante da forma como ao autor tratou a história. Agora quero ler essa edição tradicional, espero não abandonar na página 81...

    ResponderExcluir
  13. Eu também sou apaixonada por romances, ficção e todos esse livros maravilhosos que vemos lançados, mas sempre fui uma louca por história, na escola inclusive. Confesso que as vezes fico meio perdida, e sou péssima com datas, mas sempre fui muito interessada sobre esses temas, a história sempre me fascina, principalmente a do nosso país. Adorei a resenha sobre o livro, mesmo gostando muito do assunto não sei se compraria, mas sei que se tivesse a chance de ler, eu leria, talvez não passasse da página 81 mas tentaria, eu sou muito coração mole e me parece ser um livro com fatos fortes.

    ResponderExcluir
  14. 10 anos de pesquisa é para se tirar o chapéu. Parabéns aos autor por todo esse trabalho. Confesso que esse livro não faz muito o meu estilo, mas me parece ser tão interessante, que fiquei com uma pontinha de curiosidade para ler. Afinal, trata de contar nossa história, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Li esse livro já tem um tempão, confesso que gosto muito do Laurentino. É uma leitura pesada mesmo, é algumas partes até deixa a gente pra baixo. Porém, gosto muito de não-fição, e acho muito importante ler pelo menos um por mês que aborde assuntos históricos. O último livro que li do gênero, era sobre serial killers brasileiros, sabe aquele Made in Brazil publicado pela Darkside? Gostei muitão, apesar de ser um tema forte, é algo que dá pra se refletir bastante sobre a nossa condição humana e a moral como um todo, sabe? Gosto bastante de refletir e aprender com os livros. Não tem nada mais prazeroso.

    Beijo

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  16. Agora não estou no clima para esse tipo de leitura, mas quando eu estiver, pode ter certeza que essa vai estar no topo da lista. De vez em quando eu gosto de mudar um pouco o gênero de leitura, e escolho livros bem diferentes. E, como eu gosto de história (tanto do Brasil, quando mundial) essa é realmente uma boa pedida. E gosto que as coisas sejam bem reais, como esse parece ser, mostrando absolutamente TUDO que aconteceu. O último livro que eu li quando tive esse "surto" de mudança, foi "Holocausto Brasileiro" e apesar de ser bem... Macabro, eu gostei. E tenho quase certeza que irei gostar desse também.

    ResponderExcluir
  17. Embora não seja o meu tipo favorito de livro, já li algumas coisas a respeito desse autor e foram positivas. É bom que ele esteja focado em revelar detalhes da história do Brasil, já que todo mundo sabe que alguns detalhes importante sempre são ocultados para que tudo pareça melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Esse eu passo. Sim, acho interessante e importante livros com a historia do Brasil e que contem detalhes reais embasados em uma boa pesquisa. Acontece que não é meu estilo de leitura e acabo sempre abandonando antes de chegar na metade...

    ResponderExcluir
  19. Eu li 1822, mas não li 1808! Acredito que seja tão bom quanto. Afinal eu amo história e esse período colonial me deixa mais encantada ainda <3 Ótima resenha

    http://celestecapitu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Não me interessei pela historia, dessa vez eu passo, não sou grande fã do período colonial e de história do Brasil, eu gosto até, mas não para uma leitura por hobbie, apesar de que a resenha foi tão boa, que quase me convenceu.

    ResponderExcluir
  21. Super interessante os livros do Laurentino Gomes. Eles são instrutivos sem deixar de ser atrativo.

    minhatavola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Ricardo :D

    Esse é um livro que infelizmente não me chama a atenção, apesar do conteúdo enorme que ele traz eu não gosto nenhum pouco do tema. Sei que deveria ler mais livros informativos, mas pra mim infelizmente seria uma leitura bem parada, leio por prazer, e "história" com certeza não entra nesse meio, rs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi RIcardo, preciso ler mais livros com nossa história, mas sabe quando bate aquela preguiça ? Pois é, preciso vencer isso.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras