Vermelho como o Sangue – Salla Simukka

11/01/2015

imageNo congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue.
Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos.
Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios.
Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

vermelho como sangue

Eu não vou fazer um resumo da história. Eu penso que nesse caso a sinopse está até um pouquinho informativa demais. Mas nada que estrague a leitura, então se você quiser saber o conteúdo, indico que leia a sinopse acima.

De maneira geral o livro tem umas partes que parecem não fazer sentido num momento mas que faz toda a diferença depois. É como se a história fosse peças de um quebra-cabeças que vai se formando aos poucos. O clima de suspense e mistério é muito bacana. E é a primeira vez que leio algo de um autor finlandês.

"Ela era a peça do quebra-cabeça que não tinha seu próprio lugar, mas poderia de repente preencher quase qualquer buraco que fosse necessário.
Ela não era como os outros.
Ela era exatamente como os outros."
(pág. 28)

Simukka trás uma história com vários detalhes e esses detalhes acabam sendo importantes para a compreensão total do livro. E tem mais... Lumikki é uma personagem incrível. Não chegamos a conhecer muito de seu passado mas dá para ter uma ideia de que ela não teve uma vida fácil. Ela é forte, não se deixa assustar fácil nem leva desaforo para casa. E isso, sem contar que é extremamente atenta e inteligente.

"Havia coisas sobre as quais era melhor não falar.
Havia coisas que ficavam piores se você as nomeasse em voz alta.
(...)
Como seria não ter de sentir medo todos os dias?"
(pág. 90)

Por falar nela... Eu praticamente passei o livro inteiro lendo errado o nome da personagem. Não sei de onde, mas eu lia Lukumi. Sim, loucura minha e totalmente sem sentido. Isso já aconteceu com vocês? Trocar o nome de uma personagem? Aí quase lá no fim eu li certo e fiquei tipo “como assim”? Mas, enfim... Isso foi falha minha, que eu não faço ideia de onde e não que tem nada a ver com a edição do livro ou erro de digitação.

Imagem do blog Books and Much More

Vermelho como o Sangue veio com um kit lindo e uma super divulgação, que me deixou super curiosa e com as expectativas lá em cima. Sabe qual o maior problema das expectativas estarem super altas? Isso mesmo, você se decepciona. Não, eu não me decepcionei exatamente com o livro. Eu devorei ele e com certeza quero ler os outros dois. O problema para mim foi eu não entender a conexão com a Branca de Neve. Tá certo que Lumikki significa “Branca de Neve”, mas ela não tem nem as características da “Branca”. Das duas uma... Ou o detalhe me passou super despercebido ou eu li o livro tão rápido que não me toquei. De qualquer jeito, esse foi um dos detalhes que me desanimou um pouco e que não funcionou para mim. Mesmo assim gostei do livro e quero muito ler Branco como a Neve.licavargas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

24 comentários

  1. Lukumi???? kkk... morri de rir.... não sério, gostei da resenha, eu leria, mas não seria prioridade... e cabe dizer que vc leu esse livro na casa de uma pessoa incrível, o que pode ter de emocionado um pouquinho, né amiguis? Mas.... Novo Conceito com um kit super fofo, pra variar... ai ai... morro e não vejo tudo.
    beijokas

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho problemas com nomes de personagens. Minha dislexia fala alto em alguns momentos hahahahah
    Essa história me lembrou Criança 44 não sei o porquê

    Luiza Helena
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. A sinopse realmente entrega muito do livro. Talvez nem sobre surpresas, se tiver. A protagonista me interessou, ela não é a típica chata. Fiquei interessada desde o lançamento. Vi uma resenha que massacrou o livro e mais paus e pedras. Fiquei até na dúvida. A capa é linda, as quotes bem interessantes. Espero poder ler.
    Beijos Lica,
    ThayQ;

    ResponderExcluir
  4. Ahh mana somos duas que tem problemas com o nome dos personagens, mas putzz o nome da personagem principal ... Tenha muita criatividade. Sem falar que a história pode ter parecido ... Boa, mas eu nao consegui me encantar totalmente. Por isso passo essa leitura, mas ótima resenha.

    ResponderExcluir
  5. Ooi tudo bom? Me interesso por este livro desde que descobri sobre ele.
    Também a sinopse um pouco informativa demais, espero que não comprometa o aproveitamento da leitura.
    Não se preocupe, não é so com vc que acontece isso de ler errado os nomes kkkkk Inúmeras vezes ja li errado os nomes do personagens, pior foi quando eu li errado o título de um livro e so fui descobrir no final kkkkkkkkkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  6. Estou curiosa sobre o livro, mas fiquei desanimada por você não encontrar a ligação com a Branca de neve... E sim, já troquei nomes dos personagens haha

    ResponderExcluir
  7. Nomes de personagens trocados. Quem nunca? Haha Ás vezes tô tão envolvida na leitura, que não leio direito o nome e deduzo. Então, é normal mesmo. Sou suspeita, né? Eu adoro um suspense. Embora a sinopse aparentemente entregue um pouco da história, ela contribuiu para o meu interesse.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Amei a resenha do livro, ele parece ser ótimo, mas não pretendo ler ele por enquanto, quem sabe mais para frente eu venha a ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    como adoro um livro com toques de mistério,acho que vou gostar desse.
    Livros assim me deixam sempre curiosa...

    Quanto a troca de nome dos personagens... Bem sempre acontece comigo. :)

    ResponderExcluir
  10. Lica o problema não está em você, todo mundo que leu esse livro não acho a relação com a Branca de Neve. Isso meio que me desanima, a gente conhece um livro por ele ser uma espécie de releitura ou baseado numa coisa e não tem nada dessa coisa. É estranho.

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Não li muitos livros de mistério ou suspense como esse, mas gostei da sinopse, mesmo entregando bastante da história... Eu também já fiz isso de trocar o nome de uma personagem, ainda mais quando são diferentes como esse.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Muitas pessoas estão falando em relação a essa "falta" da Branca de Neve. Que coisa estranha, né?!?! Em relação a trama, gosto bastante quando a trama no início parece desconexa, mas no decorrer, tudo vai se encaixando naturalmente. Isso mostra que o autor está com a trama nas mãos. E essa parada de ler o nome das personagens errado é normal comigo. kkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Esse kit... nunca vou esquecê-lo. Eu abri e fez neve no Guarujá hahahahahaha. Minha mãe ficou puta comigo, vazou na caixa... então... já imaginou a cena né?
    Poxa, confesso que comecei a ler esse livro e concordo contigo, achei total sem noção. Mas ao finalizá-lo, pensei, caraca... como ainda pode ser criativo em meio há tantos livros? Muito bom.

    Beijo

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  14. Oi, como vai?
    Realmente tenho que concordar com você que a sinopse já nos deixa bastante informação, talvez seja por isso que eu na maioria das vezes não leio a sinopse quando vou ler rs.
    O kit é lindo, deve ser ótimo receber em casa hehe.
    Sobre a troca de nomes, quase sempre acontece comigo, ainda mais com nomes difíceis.
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  15. Pelo menos o enredo foi legal. Talvez esta questão da relação seja melhor esclarecido no segundo volume.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. O enredo do livro parece bom e já faz tempo que não leio algo com um lado de suspense e mistério. Embora eu esteja fugindo de séries para dar chance para os livros únicos, essa me atraiu tanto que irei anotar aqui o nome para procurar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Interessante! Me deixou bem curiosa.
    Sobre trocar o nome dos personagens.. Com certeza, todos os leitores já fizeram isso.
    Que pena que o livro não se equivaleu às suas expectativas.
    Pela resenha e pelo o que você escreveu, também não consegui ver a relação dela com a branca de neve, com exceção do nome.
    Enfim, bela resenha!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Gostei da resenha, não lembro de ter visto esse livro nos lançamentos, acho que ele passou despercebido por mim. Não me chamou muito a atenção, e não fiquei tão curiosa pra ler, mas pelo que vi na resenha, é um livro inteligente e que deixa o leitor preso.

    ResponderExcluir
  19. Trocar nomes de personagens acontece... Já troquei muitos e as vezes ainda troco hahaha
    Interessante ele ser uma trilogia com contos de fadas e isso ter passado batido na leitura. Mais ainda que isso não incomodou realmente e te deixou querendo o próximo. A autora foi bem inteligente se apesar disso ainda conseguiu prender você até o fim.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro foi muito bem divulgado, em todo canto que eu olhava, me deparava com ele. Mas mesmo assim, não tive vontade de ler nem de conhecer mais da história. E agora vejo que eu realmente deveria ter procurado saber mais! O livro parece ter altas doses de suspense e uma personagem bem forte, coisa que eu adoro! Além da capa ser muito bonita! Esse vai continuar em minha lista, assim que puder vou começar a ler.

    Isso de trocar os nomes dos personagens é super normal, acontece comigo toda hora!kkk E o nome dessa personagem nem é muito fácil de se pronunciar não, além de não ser muito bonito!kkk

    ResponderExcluir
  21. Estou fugindo se séries para me apaixonar, a resenha quase me conquistou de vez, mas no meu estado de humor, essa leitura vai passar. Kkk

    ResponderExcluir
  22. Agora sim eu ri com essa de Likumi, vc não foi a unica que nem será a ultima que vai ler diferente... rsrsrsrsrs Isso já me aconteceu bastante, quem manda ler rápido feito um furacão... rsrsrsrsrsrs

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  23. Oii :D

    Não vou tirar saro do seu erro porque vivo fazendo isso .. Eu também não intendo porque leio tantos nomes de personagens errados, e sempre tem alguém pra me corrigir, rs!
    Quanto a resenha, bem, está maravilhosa, mas não posso dizer o mesmo dessa história.. Me senti perdida, e assim como você não consegui ver nenhuma conexão, além do nome, com a Branca de neve! Essa leitura eu passo .. A única coisa que realmente me agradou foi a capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. No final da resenha eu ja nao sabia mais se era Lukumi ou Lumikki, rsss. Bom, na oé um livro que exatamente faça meus olhos brilharem, mas quem sabe? Eu tbem, pela sua resenha, nao vi nenhuma conexão com Branca de Neve.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras