Amy & Matthew – Cammie McGovern

31/01/2015

amy & matthewAmy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.

531421933330

Como falar de Amy e Matthew sem me emocionar? Foi uma surpresa, que me pegou de um jeito que poucos livros conseguiram. Me fez pensar e refletir sobre muitas coisas e me fez ficar com várias perguntas...

“Muitas pessoas não sabem. Você pode nem se dar conta disso. Muitos de nós ainda estamos tentando descobrir o que desejamos dizer.”

Antes de começar a falar um pouco mais, preciso dizer que tudo o que eu sabia do livro era a sinopse acima. A vontade de ler veio daquela coisa entre eles dizerem tudo o que sentiam menos o que mais importava e a frase que diz que o eu te amo é o mais difícil de dizer. Eu já passei por isso e achei que teria um romance assim, entre dois adolescentes que se tornam amigos e que se descobrem apaixonados.

citação 01

Acontece que Amy e Matthew é isso, porém é muito mais do que isso. Não é apenas um romance adolescente, não é apenas uma história com pessoas com problemas ou deficiência. É uma história marcante sobre caminhos e decisões que tomamos na vida ou que deixamos que alguém tome pela gente. E junto com isso ainda tem todas as dúvidas e contradições da adolescência.

1798661_10202421127048887_8552558435909527383_n

Uma das sinopses em inglês dá uma ideia mais completa de tudo o que a gente precisa saber a mais antes de embarcar de vez nessa história. Eu não considero spoiler já que a gente descobre logo no início do livro esses detalhes, mesmo assim, se você quiser descobrir de surpresa como foi comigo, basta pular essa parte (caso contrário, selecione o texto).

Amy ama Matthew e ele a ama também. Esta é a história deles.
Amy é inflexivelmente honesta sobre suas limitações. Nascida com paralisia cerebral, ela não pode andar ou falar sem ajuda. Mas preso dentro desse corpo nada cooperativo tem uma mente brilhante e um espírito luminoso - uma garota capaz de amar de verdade e digna de ser amada de volta.
Matthew tem sua própria lista de desafios - uma mente consumida por indesejados e repetidos pensamentos, rituais obsessivos e um medo que ele não pode explicar. Mas por baixo de toda sua ansiedade tem uma semente profunda de esperança por alguém que acredite nele.
Esta é a história de Amy e Matthew. Pode não ser um conto de fadas ou se passar em um mundo imaginário longe do nosso. Mas o amor que eles dividem é real. E sim, existe magia nisso.
(tradução feita por mim e meu inglês ainda não tão fluente!)

Ao terminar do livro fiquei pensando em como reclamamos da vida sem ter realmente um problema. Aquela coisa de que a grama do vizinho sempre é mais verde, sabe? Sim, todos nós temos problemas e temos defeitos, mas você consegue ver que nem sempre o que você acha um defeito realmente é? Você consegue parar de se achar gorda demais (ou magra demais) e que é  por isso está solteira? Você consegue parar de pensar que seu cabelo deveria ser liso (ou o contrário) para que você encontre o amor da sua vida? Você sinceramente consegue pensar sem preconceitos que todo o tipo de amor vale a pena?

citação 05

E ai eu penso o quanto é difícil a gente dizer que ama. E o quanto deixamos o tempo passar por medo, um medo que nos torna iguais, indiferente de todas as nossas limitações. E a Amy não é assim tão diferente de nenhuma garota adolescente... Ela quer ter amigos, ela quer ser considerada uma amiga, ela pensa em ter um namorado. Matthew também não é assim tão diferente de outros garotos adolescentes. Ele tem TOC e isso afeta seus dias e sua convivência com todos, mas por saber que isso é uma coisa errada ele tenta esconder e passar sem chamar a atenção. Mas no fundo, ele quer ter amigos, ele quer ser normal.

citação 02

É difícil ser diferente... Não é difícil amar algo diferente, mas pode ser difícil assumir para os outros que se ama algo diferente. Eu pensei em pessoas com algum tipo de deficiência e em como elas são julgadas quando estão acompanhadas. Mas por que Amy não pode ser amada? Amada de verdade, no sentido amor romântico. ... Amada e desejada.... Só porque ela não anda direito e não consegue falar direito? Mas não é isso que queremos dizer quando falamos que o amor não vê o corpo e sim o coração?

citação 03

Cammie McGovern apresenta personagens muito próximos da realidade. Eu senti Amy, Matthew e vários outros personagens da trama muito mais reais do que em muitos livros que já li. Eu tive alunos com deficiências de vários tipos e essa é uma realidade que nem sempre é fácil de se lidar. Não só por quem tem uma deficiência, mas por quem convive de perto com alguém assim. Os desafios do caminho não são poucos, mas como diz a mãe da Amy em um momento, não devemos ter medo do caminho. E o livro me fez pensar e torcer para que todos consigam ter seu final feliz. Me fez ver que nem sempre um final feliz é aquele onde tudo dá super certo e você vive feliz para sempre. As vezes para um final feliz basta você dizer o que precisa e começar com um dia de cada vez.

CITAÇÃO 04

Eu gostei da capa nacional que foi inspirada em uma das capas internacionais. Se bem que eu acho a capa original muito bacana também... Quanto ao título, adorei que optaram pela opção Amy e Matthew... Acho que é um dos poucos casos que concordo com a troca de título, já que possivelmente eu não me encantaria com um título com algo como “diga o que quiser” . Abaixo tem três capas internacionais, onde uma publicação também contou com o título que usaram aqui no Brasil. A diagramação está muito bacana, folha amarelada e fonte agradável de ler. Dessa vez eu encontrei alguns errinhos de concordância e algumas palavras a mais na frase, mas nada que tirasse o brilho do livro.

say what you will   SayWhat_jkt DES1.indd   say what you will3

Emocionante e tocante, Amy irá seguir comigo por muito tempo, me fazendo lembrar que a minha vida pode nem sempre ser fácil, mas que ainda assim é mais fácil do que para outras pessoas. E que isso não quer dizer que eu sou fraca e nem nada disso, quer dizer apenas que eu preciso manter o foco, entender as frustrações e seguir em frente. Matthew vai ficar comigo por muito tempo, me fazendo lembrar que nem sempre contamos aos outros o que nos dá medo, mas que aceitar ajuda é preciso pois nem sempre conseguimos fazer tudo sozinho. Os nossos problemas são nossos problemas, mas não tem nada de errado em pedir ou receber ajuda. E mesmo que precisamos de ajuda as vezes, não quer dizer que não podemos ajudar. E esse é o maior ponto que eu vou guardar do livro.licavargas

Criado em 2010, o Amores e Livros é um espaço feito para dividir os nossos amores pelos livros, filmes, séries e alguns outros vícios mais do que saudáveis! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

27 comentários

  1. Olá!
    Queria muito ler esse livro, mas não sabia exatamente do que se tratava, mas agora a sua resenha me deu uma bela idéia do que é. Agora, depois de ler sobre o que se trata, não estou mais tão empolgada assim em ler T_T Não porque a resenha seja ruim, mas por não ser o tipo de livro que me chama atenção :(
    Beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lica!
    Logo que vi que esse livro seria lançado fiquei curiosa. A capa delicada e a sinopse prometiam uma história tocante e pelo jeito foi bem o que você encontrou. Ainda não li Amy e Matthew, mas espero fazer isso em breve e conhecer essa história bonita e real. tenho uma tia que trabalha com crianças deficientes e ela já me falou algumas vezes das dificuldades de quem está em volta, vou indicar o livro para ela também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Assim que vi esse livro, pensei que fosse da mesma autora de "Eleanor e Park". Achei a capa parecida. Eu amei sua resenha, principalmente porque ficou perceptível que a leitura te tocou. Isso é ótimo, porque depois de lê-la, fiquei com uma vontade de ler também e me emocionar com essa história que parece ser tão linda. De fato, ás vezes nós reclamamos sem motivos ou até há motivos, mas são pouco significantes perto dos problemas de outras pessoas. O livro entrou para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Livros assim era para ser lido por todas as pessoas. Não só por ser emocionante e tocante, mas para "abrir a mente" delas. Pra mim, livros como esse é o meio mais eficiente para acabar com preconceitos e esses tipos de coisa. Mas, como não são todas as pessoas que gostam de ler...

    Eu quero ler esse livro ainda mais agora, eu tenho absoluta certeza que irei aprender muito com ele. Estou ansiosa para poder começar a leitura e me encantar com esses personagens que parecem ser maravilhosos!

    ResponderExcluir
  5. Lica, eu amei a resenha.
    A história é linda, totalmente apaixonante.
    Eu já tinha ouvido falar da autora, mas depois da sua resenha fiquei morrendo de vontade de ler o livro.
    E gostei mais ainda porque você fez uma reflexão sobre a história.
    Já entrou pra lista de desejados.
    Beijinhos!

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Já tinha visto esse livro por aí, mas não comprei porque estava com um pé atrás. Depois de ler essa sua resenha maravilhosa, estou morrendo de vontade de voltar para a livraria e comprá-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Lica,não imaginava que esse livro fosse tão emocionante assim.
    Eu que no momento ando reclamando tanto de alguns problemas,preciso repensar no que estou fazendo...

    Quanto a capa,achei a nacional bem mais bonita. Sem exageros. Na medida certa!
    Ainda vou lê-lo. :)

    ResponderExcluir
  8. Agora entendo a "alusão" a Eleanor & Park, mais um livro pra minha wishlist com certeza, poxa, eu adoro livros assim. São tão leves e fofos. Tô precisando disso agora, pois ando lendo livros muito sangrentos hahaha Além do que um dos personagens tem meu apelido ♥ como não amar? hahaha




    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  9. Ai amiga, ja me conquistou, me deixou com lagrimas nos olhos só pela resenha. Um amor assi mgeralmente é puro e é disso que precisamos. JA foi pra lista.

    ResponderExcluir
  10. Amy parece uma graça, Matt nem se fala. O romance entre eles parece super leve e muito fofo. E gostei de que não apenas foca nisso, e sim em outros rumos de uma vida. E realmente, alguns livros nos mostram que realmente reclamamos demais de tudo. Tendo gente com problemas maiores e as vezes, sem reclamar de nada. Espero poder ler em breve, e ah, já citei que a capa lembra bastante Ele & Park, mas parece muito mais emocionante.
    Beijos Lica.

    ResponderExcluir
  11. Caramba, a sinopse em inglês é bem mais detalhada meeesmo. Não resisti e a li rs Fiquei muito interessada pelo livro agora, eu achava que era só mais um romance entre adolescentes, mas saber que ela tem esse problema, que ele tem TOC, nossa, to muito afim de ler agora.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Desde que vi o livro como lançamento me interessei por ele, a historia parece ser linda, e eu amei a sua resenha, já irei me preparar para me emocionar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Já vi muitas pessoas comentando sobre esse livro e ainda mais pelo fato do antigo livro da autora ter feito feito muito sucesso. Acho que vou me arriscar a ler esse livro, até que gosto livros que nos fazem refletir. Ótima resenha querida.

    ResponderExcluir
  14. Eu não estava esperando um livro assim... Ouvi alguns comentários por causa da capa e esperei para saber mais e o resultado é que ele com toda a certeza estará na minha lista de leituras. Mais que desejado!!!!

    ResponderExcluir
  15. Apesar de não ser o tipo de trama que geralmente leio, gostei desse, pois, além de trazer personagens mais próximas da realidade, aborda também assuntos bem pertinentes. Outra coisa que acho legal é quando as personagens continuam na nossa vida mesmo depois de fecharmos o livro. Se tiver oportunidade, vou dar uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Adoro quando um livro passa alguma mensagem. E é verdade reclamamos muito da vida, leituras assim fazem bem.
    Que bom que gostou tanto do livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, quero muito ler esse livro... ou queria rs parece ser um livro muito marcante, tocante e com estoria linda e fiquei muito preocupada com o final... tenho medo de me apaixonar pela estória e sofrer depois :c

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Imaginei que o livro tivesse uma pegada um pouco diferente... Com certeza vou querer ler, adoro livros que nos fazem refletir.
    Essa capa também é super linda *-*
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  19. Nossa capa é a mais lindaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Sou encantada pela capa e pela sinopse desse livro.
    Adorei ler tudo o que você escreveu, fiquei ainda mais encantada.
    Com certeza, esse é um livro que eu quero muito ler.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. awn parece ser um livro bem fofo <3
    gostei, eu já acho a capa super linda. to doida pra ler ele.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  21. Eu já estava doida para ler esse livro, depois da resenha fiquei ainda mais encantada com o livro. Acredito que a amizade dos dois é uma salvação para a vida de ambos e deve melhorar muito a vida deles. Estou anciosa para comprar esse livro, muito mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Oi! Esse livro parece ser muito bom! A capa é linda :)

    http://younguai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Lica :D

    O que mais me chamou a atenção nesse livro foi a capa, mas até então não tinha se quer lido a sinopse! Me encantei com a sua resenha .. Histórias de amor adolescente sempre são bonitas, imagino que essa por conta da deficiência seja mais bonita ainda! Enfim, espero ter a oportunidade de comprar logo, porque estou bem curiosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oii ! Tudo bem ? Estou louca para ler esse livro. Já tinha me apaixonado pela capa, e pelo seu estilo meio Eleanor & Park de ser, mas depois que li a sinopse percebi que eu PRECISAVA desse livro. Ainda não comprei porque não queria pedir em pré-venda, mas vou fazer isso em breve. Amei sua resenha, você escreve super bem e me fez ficar com ainda mais vontade de ler esse livro. É inexplicável quando um livro te marca de certa forma, que te faz mudar a visão das coisas.
    Beijos,
    Ana.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  25. Assim que vi Amy & Matthew fiquei com vontade de ler, achei a capa tão meiga e bonitinha que me chamou atenção, ela me lembrou bastante aquele livro, Eleanor & Park, não sei se os dois tem muito em comum, mas fiquei encantada com sua resenha e eu adoro quando um livro nos trás a realidade, nos mostra personagens tão humanos, cheios de defeitos também, não só aquelas lindas perfeições que estamos acostumadas, não que eu esteja reclamando. Enfim, fiquei muito curiosa quando a Amy & Matthew e espero ter a chance de ler!

    ResponderExcluir
  26. Somente a capa já me atraiu imagine com essa resenha?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Se antes eu já queria ler só pela capa, imagine agora com essa resenha?
    Acredito que livros assim devem ser lidos por todas as pessoas. Não só por ser emocionante e tocante, mas para "abrir a mente" delas. O mundo precisa disso!

    Beijos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras