Encanto Mortal – Sarah Cross

18/01/2015

imageO passado de Mirabelle está envolto em segredos, da morte trágica de seus pais às meias verdades de suas madrinhas sobre por que ela não pode voltar à sua cidade natal, Beau Rivage. Desesperada para conhecer melhor o local, Mira foge uma semana antes de completar dezesseis anos - e descobre um mundo que nunca poderia ter imaginado. Em Beau Rivage, nada é o que parece - nem mesmo a garota estranhamente pálida com um interesse mórbido em maçãs, o detestável playboy que age como uma fera com todos ao seu redor e o garoto gentil que tem um fraco por donzelas em perigo. Ali, histórias antigas são reencenadas, maldições são despertadas e contos de fadas se tornam reais. Mas todo mundo sabe que fábulas nem sempre terminam com 'felizes para sempre'. Mira tem um papel a desempenhar, um destino a aceitar ou ao qual resistir. Enquanto se esforça para assumir o controle de sua vida, ela se sente atraída por dois garotos com suas próprias maldições... irmãos que compartilham um terrível segredo. E ela vai descobrir que o amor - assim como os contos de fadas - nem sempre acaba bem.

Encanto Mortal caiu nas minhas mãos por puro e simples acaso. Foi um daqueles livros que apareceram no lugar errado enquanto arrumava a estante na livraria. Quando li a primeira frase na contra-capa, de que era uma releitura contemporânea dos contos de fadas para quem curte Once Upon a Time e Grimm tive a certeza de que precisava ler. E acabei devorando o livro.

“– (...) Ah, Mira, não deixe que o amor faça de você uma idiota.”
(pág. 190)

Não vou falar muito da história em si, não quero me atrapalhar e contar algo que atrapalhe a leitura de vocês. O que posso dizer é que o que mais me chamou a atenção foi a forma como os contos de fadas são abordados no livro. Aqui temos eles como maldições. Mas não existe somente uma personagem de cada conto. Cada geração conta com a sua Branca de Neve, com sua Cinderela, a sua madrasta malvada. E cada um deles sabe qual a sua maldição e que não tem muito o que fazer quanto a isso.

image

O livro é realmente uma mistura de Once Upon a Time e Grimm. Tem seu lado de contos de fadas mas eles estão mais para perto do original, onde nem tudo acaba bem... Onde você vê uma realidade diferente do que aquela tão romanticamente pintada pela Disney. Tem uma cena em que aparece uma das Brancas de Neves que eu fiquei chocada de nunca ter pensado no ponto apresentado e apaixonada pela ideia da autora.

"- Você não gosta de se sentir aprisionada, como se seu futuro já estivesse mapeado para você.
- Isso mesmo.
-Vai por mim, ninguém gosta."
(pág. 108)

A mistura das duas séries e essa nova visão para os contos de fadas conseguiu ser bom e ruim ao mesmo tempo. Quer dizer, enquanto eu lia eu imaginei o que era e estava realmente certa, porém durante um bom tempo os novos conhecidos de Mirabelle ficam com segredos e piadas internas que acaba sendo um pouco chato. Se você não é de ler resenhas ou sinopses antes de encarar uma leitura pode ficar perdido como Mirabelle fica em grande parte do tempo. E tem mais, Mirabelle foi criada longe de tudo isso (suas madrinhas passaram 15 anos escondendo tudo relacionado a contos de fadas dela e sendo super protetoras) então ela demora a entender do que eles estão falando. E quando isso fica claro para ela, a personagem acredita em tudo tão rápido e fácil que me deixou desconfiada dessa facilidade.

"Mira se sentou na beirada da fonte. O peitoril de mármore estava úmido, e a névoa d'água pulverizava sua pele. Moedas reluziam sob a água como escamas de peixe. Ela as contava, cada uma um desejo, e se perguntava como o amor poderia ser alguma outra coisa que não algo de bom."
(pág. 132)

A narrativa da Sarah Cross segue de um jeito rápido, com ação e segredos o tempo todo. Parece que a cada página você precisa ler a próxima para ver o que acontece e continua querendo ler mais e mais. O maior mistério é o que envolve os dois irmãos que criam o clima de triangulo amoroso. Ponto que ficou um pouco forçado para mim, mas que é facilmente compreendido. Quer dizer, a história toda acontece em uma semana e Mirabelle em dois dias está completamente apaixonada pelo cara e acredita mais nele do que nos conselhos de quem o conhece a anos? Por favor... Eu sou capaz de entender paixão relâmpago e todo esse blá-blá-blá... Mas em vários momentos a Mirabelle é muito inconsequente e ingênua, ao melhor estilo Bella Swan. E mesmo me irritando com ela, não consegui deixar de torcer por ela.

"- Eu tenho vontade de te dizer como você é linda. De dançar com você - disse ele. - De saber por que você lê peças e quais são as suas preferidas. Quero abraçar você na praia à noite, quero fazer você sorrir. Quero que goste de mim: essa é a minha natureza. Mas eu tenho que resistir a isso. É muito mais seguro quando você me odeia, Mira. Porque se você me quisesse, se me amasse, eu poderia destruir você. Mesmo sem ter a intenção."
(pág. 156)

Encanto Mortal foi uma ótima leitura se pensar no todo. Teve suas falhas, mas isso não afetou o ritmo da narrativa e mesmo assim me deixou encantada. O final foi meio apressado e deixou algumas coisas em aberto, principalmente para alguns personagens. Eu imaginava que era um livro único então fui procurar mais informações... Segundo o GoodReads tem dois contos e um novo livro previsto para 2015. Isso me deixou animada e querendo saber como continua a vida dos adolescentes amaldiçoados que aparecem nesse livro. Com toda a certeza ele está na minha lista de desejados.licavargas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

31 comentários

  1. O livro me interessou pelo faro de parecer uma mistura de Once upan a time e grimm, e acho chato também quando a personagem é muito inocente. O que me pôs um pé atrás no livro foi o fato de ter um triângulo amoroso, eu geralmente mais gosto disso, porque já li muitos livros que a escritora geralmente nao sou finalizar o romance. Mas esse livro parece ser bom e com certeza darei uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um clima de triângulo mas é um pouco diferente do que eu já tinha lido... Então acho que vale a pena você arriscar :)

      Excluir
  2. Hey, Lica!
    Passando aqui pra conhecer o blog. Já estou te seguindo!

    QUE CAPA MAIS LINDA! *-*
    Mas não sou fã de OUAT e nem de Grimm, de modos que penso que essa história não é pra mim. No entanto, eu ficaria com o livro apenas pela capa! ahahaha

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo. E se você gosta de releituras de contos de fadas, vale a pena arriscar mesmo não sendo fã das séries. Eu não passei da primeira temporada de OUAT.... hahaha e Grimm, eu curto pelo clima sombrio dos contos mas também não vi todos os episódios, então talvez vc goste do livro :)

      Excluir
  3. Olá! Nunca vi Once Upon a Time e confesso que a série não me atrai, mas gostei muito da resenha desse livro. Além da capa ser linda, achei interessante isso dos contos de fadas e as maldições. Sem contar no mistério envolto em torno da Mira, né? Já quero ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Mês passado eu li vários livros desse mesmo tema. Porém, nunca tinha visto resenha desse livro. Odeio quando as coisas fluem rápido demais... isso de acreditar em tudo, provavelmente seria algo que me incomodaria... adoro Grimm. Mas misturar com Once Upon... chama atenção, mas pra mim se torna uma mistureba. =x

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amy....
      É uma mistura mas não com tanta mistura, entende? Eu senti que o clima de OUAT, onde os contos tem uma outra visão e a parte da maldição trás o clima meio sombrio de Grimm... mas tudo para por ai....
      eu super curti e acho que vale a pena dar uma chance :)

      Excluir
  5. A real é que essa capa é um verdadeiro encanto. Que coisa mais linda! Gosto de releituras de contos de fadas, apesar de ser moda agora. Tive uma boa experiência com a Saga Encantadas e espero ler outras releituras tão boas quanto. A personagem principal dessa história parece de fato ser bem chatinha, mas normal, né? É difícil encontrar personagens mais maduras, mas enfim. No geral, me parece uma leitura descontraída e interessante. Pelo jeito, também flui fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saga encantadas tem um clima sexy que nesse aqui é mais insinuação... mas de modo geral eu adorei as duas releituras.
      e é verdade... virou moda releituras dos contos.... Já li várias e ainda não me cansei, espero enconrar outras boas como essa e encantadas :)

      Excluir
  6. O que me chama a atenção nessas adaptações de contos de fadas clássicos é quando os autores "bagunçam" mesmo com a parada. Apesar dessa protagonista me parecer um pouco sonsinha demais, eu até que simpatizei com ela. kkkkkk
    Com certeza vou querer ler essa série em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi nenhuma das duas séries e nunca me interessei e apesar de parecer ser uma boa estória eu não me interessei pelo livro também. Enfim, a capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo...
      eu acho que mesmo não curtindo a série se você gosta de contos de fadas pode curtir esse livro ;)

      Excluir
  8. Não curto muito contos de fada, mas a forma que esse tema parece ser abordado no livro realmente me deixou curiosa. Além de todo o mistério que a história parece ter. Realmente gostei da premissa e pretendo ler o quanto antes. Ahhh, outra coisa que me ganhou foi esse triângulo amoroso como o cara mau e o cara bom. Estou com saudades desse tipo de romance, mas espero que não seja decepcionante que nem o último que li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda.... eu curti bastante e o triângulo tem uns toques diferentes do que em outros romances. O que deixa o livro ainda mais legal é o toque do mistério e o clima de maldições nos contos de fadas.... vale muito a pena!!!!

      Excluir
  9. Que interessante.
    Nem imaginava que se tratava de uma história de fantasia.
    Adorei! Fiquei muito curiosa pra saber mais.
    Amo livros com mistérios.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. A capa é realmente bonita. Mirabelle parece estar em uma situação bem complicada. O enredo parece ótimo. Gostei da forma também que as fadas são descritas. E ainda agora, por saber que leu por um simples acaso e gostou, fiquei interessada sim. Já assisti 1 episódio apenas de Once Upon, gostei. Mas nem fui procurar mais, vi na televisão. E gostei de que é uma releitura. Nunca li nada da autora. Mas me interessei. Parece bem fluida mesmo e divertido de ler, fora os mistérios. Fiquei tensa na comparação com Bella, eu realmente odeio personagens do tipo.
    Abraços Lica,
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mira tem um toque de Bella, mas ultimamente são poucas as mocinhas desse estilo de livro que não tem uma pontada de se achar a mais esperta, a mais inteligente e a que não vai sofrer nada....rs

      Excluir
  11. Confesso que não curto muito releituras de contos de fadas.
    E sinceramente não sei se o leria. Talvez só se fosse emprestado ou algo assim...

    Mas em conpensação amei a capa.

    ResponderExcluir
  12. Nossa amei a resenha, eu já tinha visto o livro e amei a capa dele, porém essa é a primeira resenha que leio, e já estou encantada, adoro contos de fadas e releituras deles me atraem muito, espero poder ler o mais breve possível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Que capa linda, a resenha estava ótima, mas não me interessei muito pela historia do livro, estou numa fase chata, que tudo é problema, eu odeio ler um livro e o final ser uma coisa meio que decepcionante, então eu passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu maior problema é que eu acho que mesmo livros de uma série precisam ter um final e esse tem um final para a Mira mas algumas coisas ficam em aberto... uma pena pois acho que isso ajudaria ainda mais a convencer mais gente a ler o livro :)

      Excluir
  14. Legal esse livro, eu ainda não tinha ouvido falar dele mas quando é se tratando de Once Upon a Time eu leio qualquer coisa... rsrsrsrsrsrs
    Bom mas vou esperar pela resenha dos proximos livros.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  15. Uau, não tinha visto o livro, e é a primeira resenha que leio dele. Adorei, eu já disse em outras resenhas aqui que tudo o que remete a contos de fadas eu quero ler, eu sou apaixonada por eles, e fico encantada quando vejo mundos diferentes, ou formas diferentes de se mostrarem esses contos. Gostei bastante ada premissa do livro, de ter várias gerações de personagens com essa maldição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho isso comigo Sabrina... tudo que se mostra diferente nos contos de fadas me atraí e nesse caso, eu adorei a premissa da autora!!!!

      Excluir
  16. Essa Mirabelle não parece ser uma personagem tão legal assim hen, meio boba. Nunca tinha visto esse livro, acho que não é muito conhecido no geral né, mas gosto muito de releituras de contos e com certeza fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lica!
    Não conhecia esse livro, mas como gosto bastante de releituras de contos de fadas já fiquei curiosa. Nunca li nada parecido com isso, os personagens que já sabem de seus destinos e os contos como maldições, mas acho que vou gostar... Sem contar que essa capa é muito linda!! Adorei a indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Realmente me chateia livros que deixam pra correr tudo no final e deixam pontas soltas, mas isso geralmente acontece quando tem continuação.
    Gosto de contos de fadas modernos, ja foi pra lista.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Gostei muito dessa capa, mas essa personagem parece ser meio bobinha, por exemplo, você disse que ela se apaixonou em dois dias... Com quem acontece isso? rs.
    O que torna isso ainda mais possível, na minha opinião, é o triângulo amoroso.
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  20. Oii :D

    A minha curiosidade de ler o livro depois de sua resenha está enorme.. Sempre fui fã de contos de fadas, e imagina me deparar com uma história em que isso significasse maldições! Adorei o enredo todo, mas acho que a autora deveria ter trabalhado melhor nele .. Apesar disso vou procurar saber mais sobre ele, eu me surpreendi, e gostei de saber que a narrativa da autora flui de forma rápida!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Nossa... Não conhecia esse livro. Adoro contos de fadas e Once Upon a Time é minha queridinha, então quero muito ler Encanto.
    Achei super legal a ideia dos contos serem maldições e já estou super curiosa em como a autora desenvolveu esse enredo. Quero para ontem!

    ResponderExcluir
  22. Estou revoltada com esse livro! O que acontece com o Felix? Ele não vai terminar o que começou (para não dar spoilers, mas que key vai entender)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras