Apenas um dia - Gayle Forman

16/01/2015


A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

Olá leitores, como vai tudo? Então, depois de todo o furor do sucesso de Gayle Forman, autora de "Se eu ficar", foi a minha vez de entrar em contato pela primeira vez com a obra da autora. Confesso que nas primeiras páginas, senti que a escrita corria meio devagar e não consegui me adaptar com o estilo da narrativa. Acho que pelo fato de Alysson ser uma menina de 17 anos, recém saída do Ensino Médio, não me identifiquei com ela. 

Alysson está em um intercâmbio com sua amiga Melanie, porém, essas visitas guiadas por Londres podem se tornar um verdadeiro saco. Querendo fugir da turma, as duas se aventuram a assistir uma peça itinerante de Shakespeare. Acontece que Alysson não é assim: sua vida é organizada e ela nunca se aventura no desconhecido. Após assistirem à peça, elas conhecem um misterioso ator chamado Willem, que além de charmoso, tem o espírito aventureiro que a nossa protagonista sempre quis viver. 

Ao lado de Willem, Allyson se sente pronta pra encarar uma viagem escondida de seus pais: um dia inteiro ao lado dele, de um completo desconhecido, na mágica Paris. Eu li muitos livros sobre Paris esse ano, mas dessa vez, a autora nos apresentou uma Paris totalmente renovada, mostrando a prostituição, boates e as artes. É um dia em que Alysson vive fortes emoções, apenas 24 horas que mudam sua vida, e claro, um envolvimento amoroso e sexual com o amado. 

Mas então, acontece uma coisa que eu não esperava (e a partir daqui eu comecei a amar o livro): Willem simplesmente desaparece sem deixar rastros... e a nossa protagonista está sozinha, totalmente perdida na cidade de Paris. Voltando pra casa (sem seus pais descobrirem tudo o que aconteceu), ela vai à faculdade, querendo ser uma médica ou não. Com dúvidas do que seria melhor pra sim, ela vê na Universidade que a medicina talvez não seja o melhor caminho. 

Por orientação de sua orientadora, ela se inscreve em matérias humanas, entre elas, declamação de peças de Shakespeare. É então que Alysson enfrenta alguns de seus medos e começa a repensar em William, após um ano inteiro: o que teria acontecido c om ele? Ele devia uma explicação à ela! E se ela voltasse à Paris?

É então que ela se joga para Paris, e vai em busca do que se pode chamar de grande amor. Será ele um grande amor ou apenas um enganador? Não posso contar mais, mas confesso: estou muito ansiosa pela continuação, Apenas um Ano. 

Mais uma vez, a Novo Conceito está de parabéns com a diagramação excelente e a revisão impecável! E agora, precisamos esperar... 

Um abraço!

Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

24 comentários

  1. Essa é outra autora que não curto muito. Já li 'Se eu ficar' e apesar de ser comovente, eu não gostei. Tive que me obrigar a dormir durante a leitura. Não é que seja ruim, porque não é, mas não faz o meu estilo. Então não pretendo ler esse.

    ResponderExcluir
  2. Tenho os livros da Gayle mas ainda não li pq tenho medo de ficar decepcionada... o pior que esse livro chamou muito a minha atenção e tenho medo do final... acho que vou esperar pelo segundo pra decidir se devo ou não ler.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada dessa autora, mas a resenha desse livro me chamou a atenção. Porém, como é uma série, acho que vou esperar o outro livro ser lançado para ler os dois juntos. Estou frustrada depois de passar quase um ano esperando o lançamento de um livro final de uma série e ele não ser nada do que esperei.

    ResponderExcluir
  4. Por acaso terminei esse livro ontem e eu gostei bastante, mas no final eu dei um gritinho pois eu queria mais *.* Não poderia ter acabado como acabou =(

    Adorei a resenha :D

    Amei o blog e já estou a seguir!!

    Beijos,
    Daniela RC
    Blog: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro ao invés do famoso If I Stay... eu tô mega ansiosa por Apenas um ano ♥ Gayle tem o poder de surpreender, né? Eu amo tramas que se ambientam na cidade luz, sempre que sei que o local da trama é lá, minhas expectativas aumentam. Sua resenha ficou muito boa, parabéns, Fabi!

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente? Os livros da autora são muito superestimados. Ela escreve bem? Com certeza! Mas sua narrativa é muito arrastada. Faz quase um mês que não consigo terminar "Se eu ficar", porque simplesmente não consigo pegar o livro e lê-lo, só de lembrar de toda a enrolação que a autora leva para contar os fatos, mas enfim... esse livro parece ser interessante, mas pelo jeito enrola também, né? Quem sabe um dia eu tenha paciência pra ler e espero até o final do mês conseguir terminar "Se eu ficar".

    ResponderExcluir
  7. Seria uma mentira dizer que vou tentar ler esse livro, confesso que nao tenho a mínima vontade de ler " Se eu ficar" apesar do maior estouro que fez a historia nao me encantou, embora nao jugue quem gostou da história. Ótima resenha, mas esse livro nao será colocado na minha lista desejados.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que a trama não me chamou muita atenção. Creio que deve ser devido a falta de originalidade dela. Mas achei legal ver o nome de Shakespeare no meio, e também saber que a autora aborda Paris com olhos voltados para outro lado.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal... muito legal a participação de vcs... realmente, quem leu o se eu ficar, ficou bastante decepcionado, li várias resenhas e constatei isso, apesar de eu não ter lido. Acho que apenas um dia merece uma chance, embora, eu não o colocaria como prioridade em minha lista. Li, mas confesso que esperei também um pouco mais de originalidade. Da mesma forma, estou esperando o próximo, preciso saber como a história acaba!

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Não sabia que esse livro teria uma continuação *-* estou curiosa para ler, adorei Se eu ficar.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,já fiquei aqui super curiosa em descobrir o que aconteceu com o Willem.
    Mas se tem uma sequência,talvez não se descubra no primeiro livro esse mistério...
    É um caso a se pensar... Acho melhor esperar pelo segundo.

    ResponderExcluir
  12. Ai meu Deus!
    Eu nunca tinha lido uma resenha desse livro, e não sabia muito da história!
    Ainda bem que a minha intuição me fez compra-lo na Black Friday. Estou apaixonada e mesmo não tendo lido o primeiro, quero o segundo (pode isso?) AHAHA!
    Amei a resenha, de verdade! Nossa, to chocada! AHAHHA Preciso muito desse livro!
    Amo França, Shakespeare, tudo!
    Beijos,
    Mar!
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Nunca li nada dessa autora e esse livro me parece ser interessante, mas talvez falte um pouco de originalidade...
    Fiquei receosa pelos comentários aqui, das pessoas que não gostaram tanto de Se Eu Ficar e disseram que a autora arrasta... Aliás, algo que me deixou intrigada nessa série é o fato de que o nome do segundo livro "Para Onde Ela Foi" é um spoiler do primeiro... Você tinha reparado isso? rs.
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  14. Já li resenhas desse livro e me interessei bastante.
    Parece ser uma história legal e me deixa curiosa pra saber da viagem.
    Descobri uma coisa nova nessa resenha: o desaparecimento do Willem.
    Fiquei ainda mais curiosa. =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Eu fui uma das que me decepcionou com Se eu ficar... tanto alvoroço, tanta gente falando bem e eu não curti tanto assim. Acontece que adorei o segundo livro e por esse motivo daria uma chance a esse - mas só quando sair os dois :)

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bom?
    Amei a resenha, ainda não li nenhum livro da autora, Se eu ficar esta fazendo um maior sucesso não é mesmo, pretendo ler o livro e ver o filme também, adorei a sua opinião e pretendo ler Apenas um dia quando for possível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  17. Quando terminei de ler "Para onde ela foi" que por sinal eu gostei mais do que Se eu ficar, eu li o primeiro capitulo de "Apenas um dia", já fiquei desejando o livro, após essa resenha, eu já estou desesperada para ler!

    ResponderExcluir
  18. A temática foi totalmente mudada dessa vez, parece um livro de drama e suspense, amei a sinopse e a resenha, acho que me identifiquei mais com esse do que com os outros livros da autora, não vejo a hora de poder me aventurar nessa historia.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  19. Não sei esse livro, mas li os outros dois da autora e acho que é muito bafafá pra pouca coisa. A escrita dela é boa, mas não emociona como dizem. Espero que Apenas Um Dia seja bom mesmo, tem agradado todo mundo mais do que Se Eu Ficar pelo menos.

    ResponderExcluir
  20. Não li Se eu ficar, tava muito animada pra ler ele, mas li algumas resenhas um pouco negativas sobre ele e essa animação toda evaporou :( Mas sei que a continuação dá uma nova vida pro primeiro livro, dá uma perspectiva pro leitores.

    ResponderExcluir
  21. Oi
    Eu ainda não li nada dessa autora, até quero ler Se eu ficar, mas Apenas um dia chamou mais atenção. Acho que vou me identificar mais com a protagonista que você, pois ela tem a minha idade, sem contar que eu também vou começara a faculdade de medicina e sempre quis conhecer Paris... As diagramações da NC estão a cada dia mais bonitas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Fabi !

    Tenho curiosidade de ler o livro porque gostei bastante da escrita da Gayle Forman em Se eu ficar e Para onde ela foi.. Eu odiaria viver com a Allyson, regada de regras e sem nada de diversão.. Uma coisa que me gostei foi o fato de que uma parte da história se passa em Paris, nem preciso dizer que adoro né? rs
    Mas tive a impressão que a autora deu uma boa enrolada e o livro ficou um pouco cansativo .. Bem, espero ter a oportunidade de ler logo!
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  23. Eu meio que me decepcionei com Se eu Ficar, então fico com um pé atras com a escrita da autora, mas se vc diz que é bom eu acredito. Eu só queria entender por que esses romances sao com adolescentes de 17 anos, gosto masi de romances com protagonistas de 21 anos, por exemplo.

    ResponderExcluir
  24. Eu adorei Se eu Ficar e só por isso esse livro já entrou na minha lista. Agora um final que deixa a gente esperando pelo próximo me dá um certo medo. A ansiedade toma conta de mim, então acho que vou esperar o próximo e dai arriscar a leitura com os dois juntos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras