A Mentira - Helen Dunmore

28/12/2015

Um Jovem Soldado volta para casa.
O horror das trincheiras e uma grande amizade ficam para trás.
E seu futuro lhe reserva as imprevisíveis consequências e uma mentira.

*******

Olá pessoal! Já tiveram aquela sensação de ter em mãos um livro promissor, de uma autora premiada, com um tema que te agrade em cheio? Eu tive essa sensação ao primeiro contato com A mentira, de Helen Dunmore, da editora Companhia Editora Nacional.

Uma capa perfeita, um romance com temática histórica da Primeira Guerra (Sou fã!), de uma autora premiada, traduzida para mais de trinta idiomas. Um material bonito e bem diagramado, com páginas amarelas que facilitam a leitura. Promissor, não é mesmo? Mas no meu caso, os elogios acabam logo após os primeiros capítulos. Aí começaram os problemas e decepções...

Os capítulos são muito extensos, o que atrasa bastante a leitura, que corre lenta nas 293 páginas. O enredo, que intercala momentos de lucidez e devaneios de um soldado que voltou da guerra, não se desenvolve adequadamente, seguindo arrastado e morno até o fim da obra. Não sei se esperei demais do livro, mas li até o fim, acreditando que algo aconteceria para salvar a história, nem que fosse em seu final. Acabei decepcionado com a obra, tanto com o estilo de escrita da autora quanto com o desenvolvimento do enredo em si. Um romance sobre afetos e perdas na Primeira Guerra, que por fim, acabou me deixando somente a sensação de desafeto e tempo perdido.

Mesmo com a extensa pesquisa feita pela autora sobre a guerra, e os excertos de poemas históricos, talvez o livro da autora inglesa careça de um problema comum com obras estrangeiras: as diferenças culturais entre povos e países, que dificultam a absorção do conteúdo cultural e da mensagem do escritor a seus leitores. Mas o fato é que este livro, pra mim, fez jus ao título e entrou no meu top 10 dos piores do ano...

Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

32 comentários

  1. Olá,

    O Livro deve ser sido um porre de chato haha.
    O pior é ter expectativas e elas serem frustradas com uma leitura fraca e sem graça. Nunca mais leio nada que me decepciona.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee!!!
    É uma pena quando estamos com uma expectativa alta em relação ao algum livro e ele nos decepciona =/
    Gostei da sua resenha sincera, e exatamente por isso não vou ler, to fora de livros arrastados e chatos!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. poxa, uma pena que a leitura não te agradou... tbm não gosto de capítulos longos demais, acabam cansando... apesar de curtir livros ambientados em guerras, vou passar longe desse...

    ResponderExcluir
  4. " diferenças culturais entre povos e países, que dificultam a absorção do conteúdo cultural" isso para mim não é um problema, pelo contrário, é o que deixa uma obra rica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, adoro ler e descobrir novas culturas. Mas tenho percebido esse fato curioso em outras obras de literatura inglesa, das diferenças culturais. O que é algo cultural ou típico para um leitor inglês, pode ser algo sem sentido para um leitor brasileiro, e vice versa... Percebi isso com os poemas traduzidos nesta obra, e também com vários fatos e referências históricas que não fizeram sentido para mim, como leitor não nativo. Ric Brandes

      Excluir
  5. Que chato isso. às vezes também o livro quer focar tanto na parte história que se esquece dos personagens, perde o foco.
    Que pena que não gostou. Eu não conhecia esse livro.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a autora se preocupou bastante nas referências históricas e pesquisas sobre a guerra, e os personagens não tiveram um bom desenvolvimento na história, em minha opinião...00 Uma pena para um livro que prometia ser excelente. Ric Brandes

      Excluir
  6. Ricardo, desculpa aí, mas nunca tinha ouvido falar da autora...
    O livro até parece ser bem interessante, mas não ganhou meu interesse.
    Não gosto de livros que tem algo a ver com guerra, questão de gosto mesmo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ricardo,
    Achei a capa linda e a sinopse até me deixou interessada.
    Até ler sua resenha :/
    É tão ruim quando criamos muitas expectativas sobre uma história e acabamos totalmente frustrados :(
    Recentemente li um livro parecido. Tinha tudo para ser incrível, mas de alguma forma, não foi.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  8. Oie!!!!
    Puxa eu adoro histórias ambientadas na segunda guerra mas pelo que vi esse não vale muito a pena neh?!
    Fico triste que não tenha fluido para você....e espero que muitos livros bons venham para compensar esse.
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  9. Quando eu comecei a ler a resenha eu já estava esperando um trocadilho sobre o título hahahahaha…
    É mesmo muito triste quando a gente se empolga muito com um livro e aí quando lê, o livro não é tudo aquilo que esperávamos.

    Amei sua resenha sincera.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie,

    Assim como você eu gosto muito de livros com o tema da Segunda Guerra Mundial, e quando comecei a ler a resenha já tava pensando "Eu preciso desse livro", me decepcionei eu sempre tento não criar espcetativas perante um livro que eu quero muito ler, mas parece que não e é aí que vem as decepções.

    Mayla

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Quando li a premissa fiquei totalmente animada com a o livro, já estava pensando em comprar logo, mas quando li a resenha desisti na hora. Não sei se é uma estória para a qual daria chance no momento, apesar de adorar livros com o tema da Segunda Guerra.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Não existe nada mais decepcionante do que ler um livro que esta chato , achando que ele vai melhorar em algum ponto e puff acabou o livro e não melhorou nada.
    Obrigada pela resenha Sincera e já anotei este pra passar bem longe rsrsrs
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ricardo, que pena que o livro não é o que você esperava, confesso que não fiquei com nenhuma vontade de lê-lo haahah que, sabe um dia eu dê uma chance, mas não no momento.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ricardo!
    Eu adoro livros que tem guerra como fundo! Nossa, mas que chato que o livro é tão decepcionante T_T Tô de cara aqui lendo a sua resenha! Vou deixar esse livro pra la, uma pena!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Poxa que pena que o livro deixou a desejar. deve ter sido uma leitura arrastada e bem cansativa. Não sou muito fã de livros sobre guerras, acho triste e ao mesmo tempo tão curioso, mas não meu estilo.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Ishiii, que pena que o livro não te agradou, mas é assim, nem todos os livros nos agradam. Eu fico feliz em saber que você respeitou o autor e fez construtivas críticas. Parabéns!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sempre procuramos expor todos os pontos positivos e negativos da obra resenhada, seja ela boa ou ruim. Todo livro sempre tem algo a ensinar, ou uma lição para o leitor, por pior que seja... Ric Brandes

      Excluir
  17. Oi Ricardo!
    Poxa, eu fiquei empolgada quando vi que a história tinha a guerra como cenário (amo livro assim), mas pelo visto ela é bem decepcionante, né? =/ Leituras arrastadas demais me deixam doida pra abandonar o livro, o que é raro acontecer (pq sou brasileira e não desisto nunca).
    Gostei bastante da sua resenha. Vc expôs super bem os pontos que agradaram e desagradaram, sem ser rude. Ponto pra vc. ;)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também segui a leitura até o fim, acreditando que algo mudaria minha opinião sobre a história ou me surpreenderia de alguma forma, o que não aconteceu com essa obra... Ric Brandes

      Excluir
  18. Oi, Ricard. Poxa! Que pena que você não gostou. Cê acredita que esse livro vai ser uma das minhas próximas leituras. Espero gostar dele, sim. Mas quem sabe não curte outros da autora, não é?

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  19. Ei Ricardo... meus pêsames, sua decepção ficou estampada.
    Esse ano li um livro sobre a segunda guerra e fiquei naquela expectativa de ter alguma coisa, um detalhe histórico ainda não contado, um romance arrebatador entre um nazista e uma judia disfarçada (o tema do livro) e..... putz, que merda que foi a leitura. Desculpe o termo.
    Não deviam escrever coisas assim, ainda mais com capas tão bonitas como a de A Mentira. Uma pena...
    Até mais
    feliz ano novooooo
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Uma pena não ter curtido a leitura, é comum nos depararmos com obras com tematicas ótimas mas que são mau aproveitadas!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um livro que prometia muito, e deixou muito a desejar... Ric Brandes

      Excluir
  21. Puxa vida, uma temática excelente pra se contar e a autora não soube aproveitar, é realmente uma pena, também não gosto de capítulos longos, me cansam e se a narrativa é chata, então realmente não há o que salvar dessa leitura, parabéns pela honestidade em nos passar realmente o que sentiu ao ler o livro! Bjão!

    ResponderExcluir
  22. Ola Ricardo.
    Nossa, estava abrindo um sorriso no começo achando que leria vários elogios, derrepente, pah, me assusto. Foi tao ruim assim, não teve nada de positivo???
    Poxa, eu estava querendo coloca-lo na lista, também curto, mas depois dessa, so mais resenhas e positivas para entrar na lista.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran! Claro que o livro teve pontos positivos... A excelente pesquisa história feita pela autora para resgatar as cenas de batalha da guerra com detalhes; A questão dos poemas clássicos; Os personagens e seus dilemas, entre outros pontos. Só achei uma pena que o livro deixou tanto a desejar, e não cumpriu o que prometeu... Ric Brandes

      Excluir
    2. Atah, que bom não ter sido uma leitura perdida por completo.
      Obrigada.
      Bjsss

      Excluir
  23. Oi, não curto livros ambientados em guerra. Não faz o meu estilo, e com tantos pontos negativos dificilmente leria esse livro. Parabéns pela resenha e pela sinceridade. Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. não gostei do livro, achei a narrativa muito confusa, a impressão geral é que o Daniel e o Frederick tinham algo mais que um grande amizade, pois ou eu entendi mal ou na página 189 os dois se beijam. Esperava mais do livro quando li a sinopse. Em fim, não gostei.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras