Put some farofa - Gregório Duvivier

07/12/2015


Put some farofa
Dont repair the mess. The house is yours. I make question. Pardon anything. Go with god. Come back always. Publicada em Julho de 2014, a crônica que dá título a este volume, que cria uma conversa imaginária de um brasileiro com um gringo visitando o Brasil durante a copa, rapidamente se tornou um viral de internet, até ser comentada em artigo do Washington Post. 
Trata-se de uma amostra da verve humorística embebida de zeitgeist, crítica ferina e muito afeto de Gregorio Duvivier, um dos autores mais promissores do Brasil na atualidade. Reunindo o melhor de sua produção ficcional, Put some farofa traz textos publicados na Folha de S.Paulo e esquetes escritos para o canal Porta dos Fundos, além de alguns inéditos. 
Se Gregorio traz o raro dom da multiplicidade, tendo se destacado no cenário cultural brasileiro ao mesmo tempo como ator, roteirista, comediante, cronista e poeta, também múltiplo é este volume, que transita entre ficções, memórias de infância, ensaios sobre artistas que o influenciaram, artigos panfletários, exercícios de linguagem e outras experimentações. Os textos vão da pauta que está sendo debatida naquele dia no jornal ao completo nonsense; do amor ao ódio, do íntimo ao universal.
No conjunto, o que espanta no autor é o frescor, a coragem, a visão transformadora e, sobretudo, a capacidade inesgotável de se renovar a cada semana, contando sempre com a inteligência e a sensibilidade do leitor.

********
Olá gente amiga, fãs de uma boa crônica cheia de bom conteúdo! A resenha de hoje é sobre um livro interessante e rápido de ler, e de título curioso: Put Some farofa, do multicultural Gregório Duvivier. (Porta dos Fundos).

Bom, o que você encontra neste livro, caro leitor? Várias crônicas, esquetes e textos inéditos do Gregório, que falam dos mais variados temas. A maioria delas publicada no jornal Folha de São Paulo, onde o autor tem um espaço cativo para duas divagações literárias. E outras crônicas deste livro também saíram por encomendas especiais (Como foi o caso da crônica Leminski, de longe minha preferida, encomendada pela Companhia das Letras para o lançamento do livro Vida, de Paulo Leminski. https://www.youtube.com/watch?v=RJNL2Lb_CzA).

Para quem conhece o trabalho do Gregório no Porta dos Fundos, já sabe que ele não tem papas na língua e conta tudo o que pensa sobre tudo o que vê, sem se importar muito com julgamentos políticos ou sociais. Este livro exprime bem essa máxima, trazendo crônicas muito interessantes sobre os mais variados assuntos.


São 203 páginas de uma obra prática e direta, publicada pela Companhia das letras. Mesmo não concordando com alguns pontos de vista do autor (Ninguém é obrigado a concordar), principalmente na visão dele sobre a questão das drogas, achei que a leitura fluiu rápido e valeu muito a pena. Ao final da viagem literária pela obra, me senti mais um pouco mais culto ao compartilhar a visão de mundo de um artista que vale por seis, como cita Luis Fernando Veríssimo na contracapa da obra.
Recomendo esta obra, pela qualidade do trabalho do Gregório como um artista completo. 


Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

3 comentários

  1. Tenho um amorzinho pelo Gregorio Duvivier, pelos vídeos, mas sempre fico protelando para comprar esse livro mas da próxima vez que tiver a oportunidade vou adquirir de uma vez, hahaha.
    Muito bons seus comentários!
    Beijos.
    http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    Confesso que não sou muito fã dele, mas não tenho nada contra. Mas fiquei curiosa com o livro e espero ter a oportunidade lê-lo. Gostei da sua resenha.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, não gosto muito de crônicas e não sou muito fã do Gregório nem porta dos fundos, mas achei o livro com uma pegada bem interessante e se ganhasse até leria.

    Lisossomos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras