Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas

24/12/2015

Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. 
A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.
Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa. 



Eu estava super curiosa e empolgada com esse lançamento,  mesmo não sendo exatamente meu tipo de livro. Acho que por colocar expectativas demais, o livro não me ganhou como poderia e eu me sinto super estranha pois li tantas resenhas tão positivas e falando que é um livro para a vida que parece que eu fui uma das únicas que não se encantou com o livro.

Prometo Falhar conta com diversas crônicas onde o sentimento principal é o amor e suas mais diversas formas. Mas não é apenas isso, é um livro cheio de sentimentos e, com várias frases de efeito parece que foi feito para tocar o leitor assim como fazer com que ele se reconheça em algumas das situações. Infelizmente não chegou nem perto do que o livro foi para mim.

Eu não sou muito fã de crônicas, mas com o número de livros vendidos e sucesso do autor, pensei que poderia gostar muito da leitura. E o fato de poder escolher a ordem de leitura também foi algo que me empolgou. Acontece que o que era para ser uma leitura agradável foi se tornando arrastada e mesmo quando eu decidi ler ele em doses menores, apenas algumas páginas por dia, ainda assim quando eu parava, eu não tinha vontade de voltar para a leitura, ao ponto de ser quase um alívio chegar à última página.

Mas não pense que o livro não tem nada de bom ou de interessante. Como eu estava com as expectativas nas alturas, meu julgamento se baseou muito nisso. Prometo Falhar fala da visão do autor para vários tipos de sentimentos, do amor em suas várias formas, que a perfeição não existe e que buscar por ela é só ir ao encontro de mais frustração.

Existe uma tentativa de mensagem em várias crônicas e como elas são curtas e você não precisa ler em sequencia, suas poucas páginas torna a leitura rápida e pode ser uma ótima dica para quem gosta de usar crônicas como um momento de inspiração diária. Só quero deixar registrado que essa é a minha opinião e não tenho a intenção de que ninguém mude a sua para concordar comigo. No fundo, me sinto feliz em saber que o livro agradou outros leitores pois faz com que ele ganhe o sentido de ser publicado. Infelizmente, para mim, ele não funcionou.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

14 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Já vi alguns quotes desse livro por aí e fiquei bastante curiosa com ele, parece ser um livro que faz a gente refletir um pouco, e como gosto de livros assim, isso me atrai bastante. Espero poder lê-lo em breve e gostar muito.

    Grande beijo e feliz Natal,
    Andy!

    ResponderExcluir
  2. Oie Lica,
    Nossa, eu não achei que o livro era de crônicas (ops, julguei pela capa). Acho que não tinha lido nada sobre esse livro antes de sua resenha, e sinceramente não me interessaria e não me interessei, não e bem o tipo de livro que costumo ler :/

    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  3. Oi :)
    Essa é a segunda resenha que leio deste livro e na primeira a blogueira também não havia gostado :/
    Para mim crônicas tem de ser engraçadas então na verdade não me interessei nem pela sinopse. Mas talvez por minha expectativa estar baixa, eu poderia gostar mais do livro que você.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, sabe que não gostei desse livro?
    Li cerca de umas 90 páginas e não foi. Achei bem confuso.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Eu também fiquei louca por esse livro msm não sendo o meu gênero de leitura. Tenho tantos livros para ler antes. =/ Vamos que vamos!!!!

    Abraços, Krizia

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii, eu sou muito curiosa em relação a este livro, quem sabe eu leia, mas quando o livro foi lançado quis muito comprar, agora tenho mais curiosidade do que vontade kkkkkkkk
    Beijos ❤
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Mas um livro pra por na lista de leitura pra 2016 *-*, a cada dia essa lista cresce mais. Rs

    ResponderExcluir
  8. Oi Lica, eu li resenhas positivas e negativas, acho que com os mesmos motivos que os seus. Eu também não sou fã das cronicas e acho que leria só por curiosidade e o faria sem nenhuma pretensão. Apesar de que os romances contados no livro não são do tipo que me prendem, então... não seria a minha primeira escolha na livraria. Bjs

    ResponderExcluir
  9. OI Lica!!
    O Livro não me agradou totalmente também. Vi tantas resenhas super positivas que me senti mal quando não achei que esse livro era um livro para a vida. Achei até que o Pedro escreveu um pouco mais do mesmo. Mesmo assim, o livro tem algumas coisas legais, mas nada surpreendente!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  10. OI, tudo bem?
    Vi muitos comentários sobre esse livro e pude conhecer o autor na bienal. Não sou chegada a crônicas, mas esse livro parece trazer bastante reflexões e mensagens, o que eu adoro. Talvez eu dê uma chance mais a frente, uma pena que o livro não funcionou para você.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Também li resenhas super positivas desse livro, e por gostar de crônicas, eu pretendo ler...afinal são textos curtos, que podemos ler em intervalos durante o dia e com certeza traz boas mensagens sobre o amor, adorei a resenha, bjão!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Essa premissa não me ganhou, não gosto de livros desse gênero, mas para quem gosta.
    Abraços!

    cafelivrosseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Puxa,uma pena ce não ter curtido,se tem uma coisa que me deixa puto é acabar um livro e sentir que não me acrescentou nada. Não leria não,e,antes que eu me esqueça,POR QUE ESSA MALDITA MANIA DE TACAR GENTE NA CAPA,NOVO CONCEITO?! BEJO! Feliz 2016

    ResponderExcluir
  14. Oi Lica, tudo bom?
    Partilho da mesma opinião sobre Prometo falhar que você, a diferença é que eu abandonei o livro, pelos mesmos motivos...
    Mas claro, também fico feliz que tenha gente que goste, até porque, não posso dizer que eu Não gostei, mas sim que não funcionou comigo.
    Resenha maravilhosa! Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras